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Tendências para mídias sociais

Tendências para mídias sociais em 2021

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Quer explorar as últimas mudanças no marketing para mídias sociais? Procurando informações de especialistas para ajudá-lo a colocar seus planos de marketing no caminho certo?

Neste artigo, compartilhamos nossas previsões para ajudá-lo a preparar seus planos de marketing para mídia social para o próximo ano.

Nº 1: SEO gera visibilidade orgânica do Instagram

Quando se trata de se preparar para 2021, especialmente com o marketing do Instagram , há duas coisas que todos os profissionais de marketing devem aproveitar: SEO e Reels.

Em novembro de 2020, foi oficialmente anunciado que o Instagram se tornaria mais amigável para pesquisas. Agora, sem o uso de hashtags, se você pesquisar uma palavra-chave na barra de pesquisa, vídeos, perfis e postagens relevantes devem ser preenchidos.

Isso mudará o jogo para os profissionais de marketing, pois devemos esperar maiores oportunidades para obter mais alcance nas postagens. Minha recomendação para aproveitar as vantagens desta atualização é garantir que suas legendas incluam palavras-chave relevantes que ajudarão o Instagram a identificar o que está sendo mostrado ou falado em sua postagem.

Para ajudar ainda mais o Instagram a categorizar sua conta, você deseja postar consistentemente conteúdo relevante para o seu nicho. Para ilustrar, se você tem uma conta no Instagram para o seu negócio de treinamento de cães, você deve se concentrar em postar conteúdo sobre treinamento de cães e evitar conteúdo que caia em uma categoria não relacionada. Outras maneiras de ajudá-lo a aparecer na pesquisa em sua categoria incluem seguir outras contas semelhantes e adicionar uma palavra-chave relevante ao seu nome em sua biografia (ou seja, Alexa | Treinador de cães).

Para competir com o aumento da popularidade do TikTok, o Instagram lançou o Reels, uma nova forma de conteúdo de vídeo entregue em 15-30 segundos para criar momentos rápidos e chamativos de uma forma criativa e divertida. A nova atualização da IU do Instagram, que coloca o IG Reels na frente e no centro, deve indicar aos profissionais de marketing que o Instagram Reels estará aqui para ficar em 2021.

Se você não sabe por onde começar, minha maior dica é aproveitar o que já está funcionando. Você não precisa reinventar a roda, você só precisa construir sobre o que já está funcionando em outra plataforma. Mesmo se você não for um usuário do TikTok, crie uma conta do TikTok e veja o que já está se tornando viral no TikTok . Faça anotações, descubra quais sons são mais populares e decida como dar seu próprio toque a ele. Em seguida, crie esse conteúdo no Instagram Reels.

Descobrimos que peças de conteúdo de 15 segundos superam peças de conteúdo de 30 segundos, já que a visualização do Instagram Reel é limitada a 15 segundos antes que as pessoas precisem clicar em Ver mais. Limite-se a criar conteúdo Instagram Reels com 15 segundos de duração para que o vídeo completo seja reproduzido no modo de visualização.

Certifique-se de adicionar texto ao seu conteúdo de vídeo para aumentar o tempo de exibição, e também adicionar uma legenda baseada em valor para encorajar seus seguidores a “salvar” ou “compartilhar” seu carrossel do Instagram . Lembre-se de que o carrossel do Instagram interromperá a rolagem, mas o valor que você adicionar na legenda incentivará as pessoas a agirem em relação ao seu conteúdo. Isso ajudará seu conteúdo a ter um melhor desempenho no algoritmo.

Aproveitando essas duas grandes atualizações do Instagram, os profissionais de marketing devem esperar obter mais visibilidade e atrair seguidores que podem ser os clientes ideais para o seu negócio. Lembre-se de que o mais importante é se manter consistente com sua estratégia do Instagram, pois os resultados acontecem com o tempo, não durante a noite.

Nº 2: Reels acendem a exposição orgânica do Instagram

Embora haja muitos recursos divertidos e sofisticados sendo lançados para marketing no Instagram , a tendência está claramente mudando para o vídeo – especialmente o vídeo de formato curto.

Vimos esse padrão quando as histórias foram lançadas em 2016. O envolvimento e o alcance das postagens de feed diminuíram à medida que o Instagram mudou a atenção de seus usuários para histórias que desapareciam 24 horas por dia. Agora, em 2020, estamos vendo a mesma coisa acontecer; o alcance está caindo para histórias e postagens de feed, mas está explodindo para os rolos. Estou falando 10 vezes o número de visualizações que você esperaria de suas histórias ou postagens de feed.

A hora de abraçar o marketing de vídeo de formato curto é agora. Instagram Reels podem ter 15 ou 30 segundos de duração e eu gosto de pensar neles como histórias com esteróides. Os carretéis não precisam ser intimidantes. Eles podem ser tão fáceis quanto falar para a câmera, como histórias. O que torna os rolos tão envolventes é o fato de que você pode adicionar música e texto para manter as coisas interessantes. Meu favorito é cronometrar o texto para que apareça e desapareça no ritmo da música, além de usar o efeito Tela verde.

O efeito Tela verde é superpoderoso para pequenas empresas em Momentos porque oferece a capacidade de compartilhar fotos, capturas de tela ou vídeos em seu filme. As fotos podem ser imagens de antes e depois que ilustram a transformação que sua empresa proporciona. As capturas de tela podem ser usadas para mostrar as perguntas que sua empresa recebe por e-mail ou mensagens diretas – em que você responde à pergunta como uma “cabeça falante” na frente da captura de tela. As opções são infinitas (e melhor explicadas de uma forma visual!), Mas eu recomendo ficar confortável com o efeito Tela verde nos Momentos e observar as visualizações, leads e clientes entrando.

Nº 3: lojas físicas adotam a mudança para compras on-line no Instagram

À medida que nos acostumamos com o “novo normal”, as empresas precisam girar para garantir que as vendas continuem aumentando e os números excedam os anos anteriores. Mas com novos mandatos e medidas em vigor para manter os consumidores seguros, o que isso significa?

Embora o comércio eletrônico tenha sido um método de monetização popular para muitas marcas nos últimos anos, ele normalmente não é utilizado por lojas físicas.

Em 2021, eu prevejo que sua academia local e estúdio de ioga oferecerá aulas online em uma variedade de formatos – desde Lives Instagram grátis, ligações Zoom ou suas próprias plataformas integradas e próprias. As mercearias terão compras online com prazo de entrega de 1 hora, serviços profissionais como bancos e advogados oferecerão reuniões online e suas lojas favoritas oferecerão entrega local ou coleta na calçada.

Qualquer operação tradicional que possa ser transformada em um processo online o fará, e todo contato pessoal será limitado. Essa mudança deve ser adorada por alguns e detestada por outros, pois aumenta significativamente a maneira como estamos acostumados a conduzir os negócios. Isso torna ainda mais importante que a versão online de seu produto ou serviço seja entregue em seu mais alto padrão de qualidade.

Essa mudança em direção às compras sem contato permitirá que as lojas de comércio eletrônico prosperem ainda mais em 2021. Com as plataformas sociais como Instagram e Facebook já começando a integrar a compra no aplicativo, as etapas tradicionalmente necessárias para converter um usuário em cliente serão reduzidas e a lacuna entre ‘rolagem’ e ‘compras’ ficará significativamente desfocado.

Para aproveitar essas mudanças, sua empresa local precisará:

  • Pesquise seu público para determinar seus verdadeiros desejos e necessidades a partir de uma oferta online
  • Pesquise e teste várias plataformas de vídeo para encontrar uma que suporte suas novas ofertas
  • Colete informações de contato dos clientes para garantir que você possa entrar em contato a qualquer momento
  • Inscreva-se nas compras do Instagram e do Facebook para vincular produtos às suas postagens sociais

E todas as marcas devem considerar o seguinte:

  • Configure anúncios de retargeting. A maioria de seu tráfego não compra na primeira visita ao seu site. A implementação de uma estratégia de retargeting garantirá que você os capture mais tarde e aumentará sua receita geral.
  • Concentre-se na experiência do usuário. Se o seu site for lento, não otimizado para celular, tiver um processo de checkout desajeitado ou não tiver políticas de envio e devolução, agora é a hora de consertar. Qualquer inconveniente pode reduzir significativamente sua taxa de conversão.

Este espaço estará em constante evolução, mas se você e sua marca puderem embarcar agora, você estará mais bem equipado para as mudanças sem precedentes que devem acontecer em 2021.

Nº 4: as marcas devem humanizar

Empresas inteligentes entenderão que ser transparente, autêntico e até mesmo vulnerável é marketing inteligente em 2021. Pessoas se conectam com outras pessoas. Isso significa que a marca deve ser personificada de uma forma que revele quem ela representa e o que representa.

Divulgue mais rostos, crie mais vídeos e converse sobre o que é importante para sua tribo central.

Já pensou: “deve haver uma maneira melhor” quando se trata de monitorar suas atividades de marketing? Você é forçado a tomar decisões com base em dados limitados? Com o treinamento certo, você pode usar o Google Analytics para medir todos os seus esforços de marketing com certeza . Você interromperá os vazamentos em seus gastos com publicidade, justificará seus gastos com marketing, ganhará a confiança necessária para tomar melhores decisões de marketing e saberá o que está funcionando em cada etapa da jornada do cliente. Deixe o principal profissional de análise do mundo mostrar o caminho. 

Nº 5: o sucesso da publicidade no Facebook está vinculado ao ciclo de vida do cliente

Meu conselho para 2021 é duplo. À medida que o mercado online continua a ficar mais saturado e os custos com publicidade no Facebook continuam a subir, retornar aos aspectos fundamentais da execução de campanhas publicitárias no Facebook e Instagram será fundamental para o sucesso.

O ponto central para esse sucesso será avaliar com precisão o ciclo de vida do cliente e o valor médio do cliente, para que você saiba quanto pode pagar por um lead e ainda assim permanecer lucrativo. Revise os registros de seus clientes anteriores para ter uma noção sólida de como os leads entram em sua lista, o período de tempo entre alguém entrar em sua lista e se tornar um cliente pagante e quanto seu cliente médio gasta com você.

Use essas informações para construir suas projeções e uma estratégia de publicidade no Facebook que reflita seus verdadeiros dados de cliente. Depois, você pode passar a desenvolver campanhas publicitárias inovadoras que atendam às preferências do Facebook com criatividade.

Por exemplo, como o Facebook está dando mais destaque aos Reels no Instagram, prevejo que os anúncios em vídeo terão uma conversão melhor do que as imagens. Recentemente, testei anúncios que apresentavam uma imagem com áudio, uma imagem estática, uma imagem em movimento e um vídeo e descobri que o anúncio com vídeo foi convertido pela metade do custo dos outros. Teste vídeos, GIFs e Momentos em seus próprios anúncios para ver qual tem o melhor desempenho com seu cliente ideal.

Nº 6: Estratégias flexíveis estimulam o sucesso dos anúncios no Facebook

Normalmente, os anunciantes do Facebook experimentam uma redução drástica nos custos de publicidade (CPM), uma vez que não é mais viável para os consumidores fazerem pedidos online ou comprar presentes de Natal na loja. Há um ponto ideal entre a redução na competição de mercado e o declínio nos gastos do consumidor.

Após as férias, as compras tendem a mudar de dar presentes para autoaperfeiçoamento. Em condições normais, os consumidores mudam para compras que melhoram suas vidas à medida que tomam decisões de Ano Novo e tentam mantê-las. Alguns vendedores B2B oferecem descontos enormes para fazer com que as empresas façam compras caras no final do ano para reduzir suas obrigações fiscais. As pessoas normalmente ainda estão comprando, mas estão comprando coisas diferentes.

Isso pode mudar porque 2020/2021 é complicado por uma pandemia global com impacto econômico sem precedentes. Se há algo que 2020 nos ensinou, é estar preparado para mudanças e pivôs sem precedentes, porque o sucesso é para os ágeis.

Meu melhor conselho é triplo: 1) tenha um conhecimento sólido dos fundamentos da publicidade no Facebook para que possa adaptar a estratégia de acordo, 2) esteja à frente do impacto que as restrições de privacidade terão no rastreamento do usuário (e, consequentemente, na publicidade) e 3) seja flexível.

Nº 7: o anúncio do Facebook torna-se menos estático, favorece a positividade

Uma coisa é certa: a publicidade no Facebook (e no Instagram) terá mais engenhosidade do que nunca em 2021.

A seguir estão quatro tendências de criação de anúncios do Facebook que prevejo que os anunciantes experimentarão e verão o sucesso em 2021:

GIFs: os GIFs provaram ser essenciais entre os anunciantes intermediários e avançados e são incrivelmente fáceis de produzir. Basta tirar de 3 a 15 segundos de qualquer vídeo e criar seu próprio GIF em um site como o Giphy.com. Lembre-se de que, embora os GIFs sejam curtos e agradáveis, eles ainda são contados como visualizações de vídeo, portanto, você também pode segmentá-los novamente.

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC): às vezes, seu conteúdo mais criativo e persuasivo vem diretamente de seus clientes e clientes reais. Mais e mais profissionais de marketing estão reconhecendo o poder do UGC e encontrando maneiras inteligentes de incentivá-lo entre sua base de clientes para uso em seu marketing. O conteúdo UGC pode variar de depoimentos a edições divertidas e rápidas no estilo Reels de como realmente usar seu produto ou serviço. Anunciantes inteligentes certificam-se de que têm permissão para usar esse UGC , é claro, e depois o usam em seus anúncios. Isso se tornará cada vez mais importante para muitas campanhas publicitárias que estão avançando à medida que as empresas reconhecem o ROI.

Colagens: as colagens estão de volta em grande estilo agora. E faz sentido – eles são atraentes e incentivam as pessoas a pausar a rolagem para conferir. Essa pausa pode ser tudo o que você precisa para chamar a atenção do restante do anúncio (do texto ao título) e causar o clique. Portanto, experimente algumas colagens sobre a marca para sua empresa e veja como elas se saem.

Anúncios com mais texto: agora que o Facebook removeu a regra dos 20% de sua plataforma (embora esta seja uma remoção de regra implícita; não houve nada oficial do próprio Facebook), você vê mais anunciantes jogando com anúncios de texto maiores e mais ousados. Pense em como os cartões de cotação têm sido populares no Instagram para muitos criadores de conteúdo. Por que não brincar com alguns desses mesmos estilos para seus anúncios? Veja como eles fazem.

E uma dica de bônus final: 2021 esperançosamente nos trará um clima mais leve coletivamente e eu prevejo que os anúncios que tocam nesse sentimento terão a melhor chance de sucesso.

Claro, você sempre vai querer colocar essas técnicas e outras que encontrar em um processo de teste robusto para garantir que você está realmente vendo resultados e ROI, mas uma vez que o algoritmo está cada vez mais favorecendo novos conteúdos, por que não dar alguns dos essas ideias uma tentativa?

Nº 8: Personalidade se torna a chave para o crescimento do YouTube

Os negócios online estão explodindo e o YouTube não é exceção. Muitos canais, mesmo canais mais novos, estão vendo um crescimento exponencial agora.

Em meio a esse crescimento, a diferenciação será a chave para se destacar e alcançar o cliente ideal. À medida que o YouTube se torna mais saturado com nichos tópicos, ele também se torna mais centrado na personalidade. Isso significa que seu diferenciador mais valioso é sua personalidade única – a maneira como você fala, a maneira como você explica conceitos, etc.

Inclinar-se sobre o que o torna diferente e injetar isso em seu canal desde o primeiro dia tornará mais fácil atrair e construir lealdade com um novo público no YouTube .

Nº 9: Mudanças na cultura do LinkedIn em direção à transparência nas conversas

2020 foi um ano incrível para o LinkedIn. A plataforma implementou LinkedIn Live, eventos, enquetes e histórias. No próximo ano, os profissionais de marketing precisam abraçar não apenas esses novos recursos e formatos de conteúdo, mas também a mudança na cultura criada pelo aumento do trabalho remoto em casa.

Os profissionais que trabalham remotamente se envolvem com o conteúdo de conversação porque ele imita o ambiente de equipe que estão faltando.

No lado da marca pessoal do LinkedIn, você vai querer se concentrar em dominar o marketing de conversação. Crie enquetes nas quais seu público queira votar, faça perguntas abertas irresistíveis em atualizações, compartilhe fotos espontâneas de seu dia de trabalho em histórias ou poste sobre a celebração de marcos de carreira.

No lado da página do LinkedIn (para empresas), 2021 será uma virada de jogo para pequenas e médias empresas (SMBs) que estão hiper-focadas em suas páginas do LinkedIn. A equipe do LinkedIn está procurando maneiras de atrair as pequenas e médias empresas como nunca antes, com o lançamento de recursos futuros que ajudarão as pequenas e médias empresas a construir uma comunidade de fãs delirantes em torno de produtos ou serviços. Muitas empresas já estão aproveitando ao máximo os novos recursos interativos disponíveis.

É aqui que fica interessante tanto o lado pessoal quanto o corporativo das coisas. As conversas no LinkedIn, normalmente um lugar onde a conversa gira em torno de negócios, têm como foco questões públicas, políticas, sociais e econômicas. Por que isso importa? Porque essa mudança está forçando profissionais e marcas a falar e compartilhar seus valores.

Se você deseja ter sucesso no LinkedIn em 2021, esteja preparado para adotar a transparência em seus esforços de marketing.

Nº 10: Mudanças de comportamento na rede do LinkedIn

O LinkedIn é atualmente atormentado por spam de alcance em massa, o que está tornando as pessoas mais hesitantes e céticas em relação a se conectar e mais facilmente ofendidas com um discurso de vendas. O spam de divulgação destrói relacionamentos e reputações, mas relacionamentos reais os constroem.

Em 2021, os profissionais de marketing vão querer se concentrar em construir relacionamentos, em vez de coletar conexões cujo único propósito é lançar um discurso de vendas após duas interações. As conexões reais 1: 1 começam quando a solicitação de conexão é personalizada para o destinatário, fazendo com que se sintam valorizados.

O sofisticado profissional de marketing de mídia social se esforçará para construir relacionamentos significativos e de longo prazo no LinkedIn que não sejam percebidos como transacionais.

O efeito não será apenas relacionamentos mais fortes. Um grupo maior de seu público-alvo ideal verá e interagirá com suas postagens e esses relacionamentos continuarão a agregar valor à sua carreira por muito mais tempo do que uma campanha atual.

O que você acha? Você concorda com essas previsões para 2021? Você tem uma previsão própria? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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