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Por que criar um site institucional já não gera resultados como antes?

Havia um tempo, nem tão distante assim,  onde o pensamento da várias empresas era: Preciso criar um site institucional para me destacar na internet.

Antes de entrarmos mais a fundo neste assunto é importante definir: O que é um site institucional?

Sites institucionais são aqueles que funcionam como um cartão de visitas eletrônico, isto é, tem a função de apresentar sua empresa. Geralmente ele é composto por páginas como:

  • Home (página de início onde será a primeira apresentação resumida e convincente da sua empresa),
  • Quem Somos (Onde será apresentado as principais informações da sua empresa: O que ela é, o que ela faz, visão, missão, valores, quem são os donos, funcionários, história, etc…),
  • Serviços ou Produtos (página que apresentará o que a empresa oferece, prazo de atendimento, como proceder a contratação ou compra, políticas de trocas, etc…),
  • Contato (página de contato, geralmente composta por um formulário de contato, informações sobre os endereços físicos, virtuais, números de telefones comerciais, horário de atendimento, etc…).
Repare que são sites que falam da empresa e não falam para o público alvo.

Até os anos de 2011 e 2012,  mostrar sua empresa através de um site institucional já era suficiente para obter bons contatos e até mesmo conseguir fechar bons negócios. Ocorre que com o passar do tempo, várias coisas aconteceram para que esse tipo de site não entregasse mais os resultados de antes. Dentre estes acontecimentos, destacamos sempre dois que foram fundamentais:

  • A mudança de comportamento do consumidor online;
  • A mudança nos algorítimos do Google;

O consumidor online, que antes procurava diretamente por produtos e serviços, passou a procurar por informações. Este consumidor, passou a ver a internet como uma fonte inesgotável de informações que pudessem, de alguma forma, ajudá-lo a resolver um problema ou sanar alguma dúvida.

O Google por sua vez, entendendo essa mudança de comportamento, mudou seu algorítimo priorizando na busca valorizar a experiência do usuário. A grosso modo falando: Como o usuário passou a fazer muitas perguntas, o Google passou a priorizar os sites que as respondiam.

Desta forma, os sites institucionais, que por característica própria apenas apresentam a empresa, passaram a perder muita relevância na busca.

Mas então, criar um site institucional não vale mais a pena?

Com certeza ter um site institucional vale muito a pena, porém, você deve agregar a este site algumas ferramentas que o torne mais dinâmico, que passem a impressão de que seu site “conversa” com quem o acessa.

Veja abaixo algumas dicas que podem tornar o site de sua empresa atrativo para o seu público alvo e relevante para o Google:

Conhecer seu público alvo

Estude bem seu público alvo, seu comportamento de busca. Entenda quais os problemas que seu produto ou serviço podem resolver. A partir daí você terá uma base forte de informações para produzir conteúdo úteis para seu público, aumentando o engajamento em torno de sua marca e por consequência, aumentando as visitas em seu site. Neste artigo falamos com mais detalhes sobre a importância de conhecer seu público alvo, vale a leitura.

Blog

Ter um blog associado ao seu site é fundamental para aumentar sua relevância perante o Google. Através do blog você poderá escrever artigos que respondam às dúvidas e problemas que seu público alvo pode ter. Assim o Google passará a rankear melhor seu site uma vez que o verá sendo atualizado com frequência.

Conteúdo útil e relevante

Produzir conteúdo útil e relevante. Aqui está a chave da questão. De nada adianta ter um Blog e seu conteúdo não for atrativo para seu público. Aqui entra uma dica valiosa. O planejador de palavras-chave do Google. Através dele você pode identificar como seu público alvo procura resolver dúvidas e problemas que seu produto ou serviço podem ajudar. A partir daí, a escrita de conteúdo fica muito mais fácil e direcionada para quem efetivamente tem vontade de saber e consumir este conteúdo. Neste post falamos mais detalhadamente sobre este assunto, vale muito à pena a leitura.

Palavras chave e SEO

De posse das palavras chaves mais relevantes para o seu mercado, você pode trabalhar a parte de otimização para busca. Faça uma varredura em seu site, veja se as urls são amigáveis, se não há quebra de links. Explore as principais palavras chave na escrita de posts e construção de páginas. Certamente fazendo isso, seu site será melhor posicionado nos mecanismos de buscas. Em nossa categoria de SEO você pode se aprofundar melhor neste assunto.

Site Responsivo

Aqui é sempre importante falar. As pessoas estão acessando seu site na rua? Saiba que ter um site com layout para acesso mobile é primordial nos dias de hoje. Cada vez mais as pessoas chegam até as empresas através de celulares e tablets, portanto, se seu site não for responsivo, isto é, não tiver o layout adaptado para acesso mobile, sua empresa está ficando pra trás. Neste artigo exploramos mais detalhadamente este assunto, vale a leitura

Percebe a diferença? Ganhar destaque com sua empresa na internet é cada dia mais desafiador porém, ter um site apenas por ter ou porque seu concorrente já tem um, será sempre um eterno custo para sua empresa e não um investimento. Pense nisso.

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