Como criar o plano de crescimento perfeito para o seu negócio

Como criar o plano de crescimento perfeito para o seu negócio

Plano de crescimento e sua importância:

“Para onde eu vou daqui?”

É uma pergunta que muitos novos proprietários de empresas se perguntam em quase todas as fases de seus negócios. Você dedicou semanas e meses (talvez anos) de trabalho para estabelecer a base de seu negócio, trabalhando incansavelmente para fazê-lo decolar. Você começa a ver algum sucesso preliminar e tem uma sensação incrível de realização.

Mas então, quando seu negócio fica um pouco estagnado, você começa a ter uma sensação inquietante – uma sensação de medo.

Seu negócio começou ótimo, mas e agora? Não está crescendo tão rápido quanto você esperava e você quer que esteja muito melhor. Entre as incontáveis ​​horas de brainstorming, as madrugadas e as xícaras de café sem fundo, você tem aquela sensação de preocupação. Você acaba se perguntando: Será que sou capaz de efetivamente acabar com a estagnação? Meu negócio realmente atingirá todo o seu potencial?

Você está prestes a atingir seus objetivos, mas só precisa encontrar a resposta de um milhão de dólares para essa pergunta simples:

“Para onde eu vou daqui?”

Descobrir a resposta a essa pergunta pode ser desafiador, mas é muito mais fácil com a abordagem e as ferramentas certas. Na verdade, talvez você só precise da ajuda de um especialista.

A chave para descobrir onde você precisa ir com sua empresa é criar um plano de crescimento. Não aquele que se concentra em uma meta de apenas “fazer seu negócio crescer”, mas aquele que o ajuda a se concentrar e melhorar aspectos muito específicos de seu negócio que, em última análise, resultam em crescimento.

Começar um negócio é difícil; crescer é ainda mais difícil. Descobrir como alcançar o crescimento é talvez o maior desafio que sua empresa enfrentará.

Mas não entre em pânico, porque é totalmente factível. Dividimos algumas das dicas da nossa metodologia para que você possa criar seu próprio plano de crescimento perfeito e estar no caminho certo para realizar todo o potencial do seu negócio.

Os componentes de um plano de crescimento

Ao criar um plano de crescimento, você precisa de 2 componentes:

1 – um objetivo

2 – uma forma de medir o crescimento

primeiro componente, sua meta, é o que torna um plano seu “plano de crescimento perfeito”. Não existe um plano de crescimento definitivo perfeito, existe sim o que é perfeito para o seu negócio. E só você sabe o quanto deseja que seu negócio cresça em um determinado período de tempo, bem como o que é realmente alcançável com os recursos de que dispõe.

O crescimento não é uma corrida, é uma maratona. Definir uma meta de aumentar sua receita em 20% em 6 meses e realmente fazer isso, é melhor do que definir uma meta de crescer 75% em 6 meses e nem chegar perto. Mire alto, mas seja realista e razoável.

Quanto ao que realmente envolve a escolha de sua meta de crescimento, a melhor maneira de começar é entendendo como seu negócio já está se saindo. Depois de ter esse entendimento, você será capaz de descobrir facilmente o que exatamente é necessário para trabalhar para crescer.

Se você está confuso, não se preocupe. Vamos falar sobre este caminho mais tarde no post.

segundo componente, sua forma de medir o crescimento, é tão importante quanto o primeiro componente, principalmente porque seu plano de crescimento realmente não significa nada sem ele. Se você não tem como saber se seu plano de crescimento está funcionando, tudo o que você realmente está fazendo é estabelecer metas.

Você pode descobrir todos os tipos de maneiras de medir a eficácia de seu plano de crescimento perfeito, mas a maneira mais infalível de realmente reconhecer o crescimento é por meio de suas métricas de sucesso de negócios. Provavelmente, essas são as coisas que você está focando em melhorar em primeiro lugar. Quer se trate de receita, número de clientes ou visitantes únicos em seu site, certifique-se de medir e monitorar suas métricas de sucesso para que possa realmente ver seu crescimento.

Depois de colocar esses 2 componentes juntos, você será capaz de criar um plano de crescimento que será realmente alcançável.

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O que nos leva às 4 etapas para criar o plano de crescimento perfeito para o seu negócio.

1. Selecione as métricas que deseja rastrear

A primeira coisa que você precisa fazer é selecionar as métricas nas quais deseja acompanhar o progresso. Lembre-se de que essas métricas devem estar diretamente relacionadas ao crescimento geral de sua empresa. Portanto, com isso em mente, pergunte-se: quais métricas refletem o crescimento do seu negócio?

Para um negócio de comércio eletrônico, pode ser um aumento nas transações individuais. Para empresas baseadas em serviços, pode ser o dobro de sua taxa de conversão de cliente potencial. Independentemente do que você escolher, eles precisam ser mensuráveis ​​e estar correlacionados com o crescimento real e tangível dos negócios.

Além disso, você deve sempre ficar de olho em sua receita. Aumentar os clientes é ótimo até você perceber que seus gastos com publicidade estão reduzindo seus lucros pela metade. Se você usar sua receita como âncora.

Só você conhece as métricas mais importantes para o seu negócio. Depois de identificar o que são, você deve compilá-los em uma planilha. Se você os tiver todos em um só lugar, o resto do processo ficará muito mais fácil.

2. Avalie seu status atual

Antes de planejar o futuro, você deve olhar para o presente. Agora que você conhece as métricas que deseja melhorar, precisa examinar o status dessas métricas agora. Isso não significa simplesmente saber quais são esses números. Você também precisa entender por que eles são o que são. Se sua receita mensal atual é de R$ 60.000, você deve entender as coisas que está fazendo e as decisões que está tomando para chegar lá. 

Se sua receita mensal atual é de R$ 60.000, quantas transações são necessárias para chegar a esse número? Quanto está gastando em publicidade? Qual é a sua margem de lucro líquido? Tudo isso o ajudará a obter uma compreensão holística de onde seu negócio está.

Esta etapa pode parecer simples – é. Mas também é extremamente importante para as próximas 2 etapas.

3. Defina sua meta de crescimento

Agora que você sabe como estão suas métricas no momento, pode definir uma meta de crescimento. Para fazer isso, você precisará descobrir algumas coisas:

1. Quanto você deseja crescer

2. As métricas específicas nas quais você deseja se concentrar no crescimento mais

Com uma compreensão melhor de onde sua empresa está, você deve ser capaz de descobrir essas duas coisas com relativa facilidade. E assim, você aperfeiçoará a meta de crescimento para o seu plano de crescimento perfeito.

Apenas lembre-se de ser realista. O Wal-Mart e a Amazon não foram construídos da noite para o dia – levou décadas para eles chegarem onde estão agora. Escolha uma meta que seja alcançável. Depois de atingir esse marco, você estará mais bem preparado para continuar crescendo no futuro.

4. Alcance seus objetivos e olhe para o futuro

A última e mais longa etapa é simplesmente seguir em frente. Com uma maneira de acompanhar o crescimento e uma meta em mente, você pode começar a tentar novas estratégias para chegar lá.

Nós sabemos. Isso é intimidante. Porque não há respostas certas ou erradas quando se trata do que vai funcionar. É diferente para cada negócio, com base em seu setor, recursos, público alvo e sua jornada de compra.

É por isso que saber como está o desempenho atual do seu negócio é tão importante ao iniciar este processo. Mostra o que você pode fazer se não mudar absolutamente nada . Então, quando você começar a fazer alterações, poderá ver como seus números mudam. Não está satisfeito com os resultados? Volte ao quadrado 1 e tente outra coisa.

Depois de finalmente atingir esse crescimento, você pode descobrir novas maneiras de melhorar seu negócio. Com seus lucros recém-descobertos, talvez um novo depósito, o lançamento de um novo produto ou uma reforma massiva do site ajudará sua empresa a continuar a crescer ainda mais. Só você sabe o que ajudará significativamente o seu negócio, e agora você tem as ferramentas para experimentar essas coisas novas.

Basta dar uma olhada em seus números, projetar o que você pode fazer, definir uma meta de crescimento e repetir o processo indefinidamente.

E, depois de dominar o processo, você pode deixar o medo da estagnação para trás. Se você descobrir que seu negócio não está tendo o desempenho desejado, dê um passo atrás e use este processo para se concentrar no que você precisa corrigir.

No mínimo, recomendamos fazer esse processo no início de cada ano. É bom ter sempre um bom entendimento de como seu negócio está indo, mas também é bom ter uma meta pela qual trabalhar. Definir uma meta anual pode ajudá-lo a permanecer focado, motivado e produtivo.

As métricas são uma ferramenta de crescimento que fica gravemente subutilizada. Se você pode usar suas métricas como uma ferramenta interativa em vez de apenas um número legal, você pode se destacar e superar sua concorrência.

Assim, você não terá que se preocupar com a estagnação do seu negócio. Você só terá que se preocupar em descobrir qual meta de crescimento vai atingir a seguir.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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