Você sabe o que seu público-alvo quer ler em seu site? Veja como descobrir e como aumentar sua audiência em 5 passos – Marketing Digital
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Você sabe o que seu público-alvo quer ler em seu site? Veja como descobrir e como aumentar sua audiência em 5 passos – Marketing Digital

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Toda empresa que entende a importância e trabalha com o Marketing de Conteúdo dentro de sua estratégia de Marketing Digital tem o mesmo objetivo: gerar valor ao seu público, à sua audiência. Para esse objetivo ser cumprido, é preciso saber o que sua audiência procura no seu site e se ele está respondendo essas questões, ainda mais que boa parte desse público não sabe exatamente o que está procurando.

É importante que haja criatividade para responder a todos eles, os que sabem e os que não sabem o que buscam. Você precisa então oferecer possibilidades e entender como essas possibilidades são exploradas, para saber exatamente sobre o que escrever.

Como então eu aumento minha audiência escrevendo exatamente o que ela quer ler? – Marketing Digital

Preparamos 5 formas de fazer esse estudo e não errar na hora de engajar sua audiência, não só pela primeira vez, mas para que seu site/blog continue sendo a fonte de pesquisa que ela confia, ou seja, para você se tornar autoridade na internet.

1 – Pesquisa Interna (Busca)

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Às vezes seu leitor entra no seu blog para ler um artigo específico e dentro do conteúdo contém alguma informação que chame sua atenção para pesquisar assuntos complementares, ou ele tem mais dúvidas. Para não perder esse visitante, tenha um mecanismo de busca no seu blog para que ele faça a pesquisa em seus arquivos e não retorne para o site de busca inicial que pode o levar para outros caminhos.

Tendo uma caixa de busca então, você adquire a possibilidade de reter o usuário em seu site e saber o que ele está procurando.

Como eu faço para saber o que ele está procurando? Existe essa possibilidade dentro do Marketing Digital?

A ferramenta do Google Analytics permite que você saiba as palavras-chave que são buscadas em seu site. Basta clicar em “pesquisa interna” na aba “Comportamento” dentro do Google Analytics.
Dessa forma, você entende o comportamento de busca da sua audiência e, cada vez mais, passa a gerar conteúdo relevante para ela.

2 – E-mail Marketing e E-mail de Contato  

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Sempre coloque um formulário para que seus visitantes assinem seu E-mail e continuem recebendo seu conteúdo, dessa forma, você não entra no esquecimento e enriquece seu leitor, quando ele for procurar pelo serviço ou produto que você oferece, lembrará da sua marca.
Além disso, tenha disponível um formulário de contato, mesmo que pequeno, para que ele possa fazer sugestões ou tirar dúvidas. É pouco comum esse tipo de contato pelo e-mail, principal forma de comunicação anos atrás, a maioria das interações ocorrem nas redes sociais ou nos comentários do próprio Blog, mas algumas pessoas ainda utilizam esse meio de contato e mostra que ele realmente está interessado no seu conteúdo e na sua marca.

3 – Comentários

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Esse é um sistema poderoso que faz com que sua audiência seja ainda mais engajada, principalmente por permitir que seus leitores participem do seu conteúdo, seja colaborando alguma informação e fazendo perguntas. Se você já tiver escrito um artigo ou gravado um vídeo sobre a dúvida apresentada nos comentários, basta responder com o link, se não, se torna uma sugestão de um novo post, vídeo ou e-book, o que for melhor para atender seu leitor e engaja-lo na sua estratégia de Marketing Digital.

4 – Pesquisas de Opinião    

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Esse tipo de ação é muito importante para a sua estratégia de Marketing Médico Digital, pois indicará o que seu público acha do conteúdo que você produz, se é útil para ele e também como ele gostaria que você trabalhasse e não só isso, faz com que seus leitores se sintam importantes para você.

Essas pesquisas podem ser realizadas de forma objetiva e subjetiva, a depender da informação que você quer obter dos seus leitores.

Exemplo de pesquisa objetiva:

– Qual formato de conteúdo vocês preferem?

  1. a) Artigos;
  2. b) Vídeos;
  3. c) Entrevistas;
  4. d) Ebooks;

Exemplo de pesquisa subjetiva:

– Têm alguma dúvida sobre o Iphone? Pergunta pra gente.

Dessa forma subjetiva, menos pessoas participarão, mas as que participarão realmente estarão interessadas no que você tem a dizer sobre o assunto e respondê-la é torna-la parte do processo, é engajar ainda mais audiência e cada vez mais qualificada.

5 – Redes Sociais   

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Como falamos na parte de E-mail, as redes sociais ainda são os meios mais buscados pelos usuários na hora de comentar, criticar, elogiar e tirar dúvidas, fique atento as suas redes online. A dúvida de um leitor pode se tornar o artigo que tirará a dúvida de muitos outros.

Ou seja

Produza muito conteúdo sobre a seus serviços e produtos, otimize seu site para saber o que as pessoas estão procurando nele, interaja com elas e as deixem fazer parte do processo de escolha do formato de conteúdo e do conteúdo em si.  Dessa forma você se tornará autoridade na internet e ainda fará com que seus leitores se sintam especiais por serem atendidos e respondidos. Se não for ele o seu futuro cliente, será alguém para quem ele vai te indicar, lembrem-se, a maior parte das pessoas fazem pesquisas sobre o que estão precisando na internet antes de procurar uma loja ou um vendedor, e sua chance de ser esse vendedor depende da autoridade que você constrói nela.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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