Você sabe o que é para que serve o Inbound Sales?

Você sabe o que é para que serve o Inbound Sales?

Diferentemente das metodologias tradicionais de vendas, o Inbound Sales se concentra nas necessidades e preocupações do cliente. Ao contrário de interromper o que as pessoas estão fazendo para tentar realizar uma venda rápida, o que se busca é atrair potenciais compradores, respeitando os seus próprios ritmos.

Em outras palavras, você pode integrar sua estratégia à jornada de compra natural do cliente, em vez de trabalhar contra ela. Assim como o Inbound Marketing, essa abordagem é uma estratégia efetiva e de longo prazo para aumentar as vendas de uma organização.

Neste post, apresentamos o conceito de Inbound Sales e expomos os benefícios que sua aplicação pode trazer ao seu negócio. Boa leitura!

O conceito de Inbound Sales

O Inbound Sales transformou as práticas de vendas para se adaptar ao comportamento do consumidor moderno. Ou seja, é um processo que se apoia nas quatro etapas da jornada do cliente: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

A ruptura com a metodologia tradicional é consolidada ao não se concentrar exclusivamente no vendedor ou na empresa. Dessa forma, a prioridade recai sobre as necessidades do cliente, se constituindo em um processo capaz de facilitar o movimento de um lead qualificado pelo funil de vendas.

Ao abandonar técnicas de menor eficácia, como a realização de chamadas frias, o Inbound Sales objetiva aconselhar os compradores no momento certo, abordando seus desafios individuais na fase apropriada de sua jornada e, finalmente, convertendo-o em cliente.

A utilização de conteúdos de qualidade para atrair prospects

O cliente atual se volta para o Google quando quer encontrar informações de seu interesse.

Desse modo, o conteúdo desenvolvido pela empresa (blog, ebook, landing pages etc.) oferece valor antes de pedir qualquer coisa em troca, estabelecendo conhecimentos e aumentando a consciência do público-alvo acerca da marca, serviços e/ou produtos.

A construção da credibilidade

Com o Inbound Sales, você compartilha todo o seu conhecimento com clientes e prospects para ajudá-los a tomarem decisões educadas. Nesse processo, a empresa ganha a confiança e o respeito do público-alvo e, posteriormente, seus negócios.

Quanto mais informações a sua empresa distribuir, maior será a credibilidade adquirida. No atual ambiente de negócios, a transparência e a qualidade da informação estão em alta demanda e, por isso, são altamente recompensadas.

O alinhamento às expectativas do público-alvo

Ao implementar as técnicas do Inbound Sales, os seus vendedores sempre pesquisarão leads antes de contatá-los. A chamada de vendas, portanto, girará em torno da personalidade, características gerais e situação específica e particularidades de cada cliente.

Essa abordagem não é, apenas, agradável e inteligente, mas também faz todo o sentido. Afinal, ao identificar os principais problemas que os leads enfrentam ou os objetivos que eles desejam alcançar, é possível posicionar sua marca como a solução ideal.

Sem o conhecimento prévio dessas informações ou sua determinação logo no início da interação, você não poderá estabelecer o seu produto como a escolha certa para o cliente potencial.

O Inbound Sales não é um jogo de números. Seu objetivo é encontrar as pessoas certas nas situações mais adequadas para concentrar toda sua energia e apresentar sua marca. Com essa estratégia, os leads são mais acolhedores ao seu discurso de vendas, à medida que todo o processo é mais genuíno e vantajoso para todos os envolvidos.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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