Vender no Facebook: afinal, quais são as melhores práticas?
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Vender no Facebook: afinal, quais são as melhores práticas?

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VENDER NO FACEBOOK

Vender no facebook a partir do momento em que o cliente deu o primeiro “curtir”. Seu dever é mantê-lo ali e encantá-lo, mas
também é preciso vender e saber monitorar o que funciona e o que não funciona. Algumas dicas são bem-vindas nessa hora. Acompanhe!

AFINAL, QUAIS SÃO AS MELHORES PRÁTICAS PARA VENDER NO FACEBOOK?

Para aprofundar esses dados, utilize estratégias de conteúdo com perguntas e frases que estimulem esse compartilhamento voluntário de informações. Publicações com um grande número de curtidas e comentários indicam um bom caminho a ser seguido.

CONHEÇA O SEU PÚBLICO

A melhor maneira de saber como conversar com alguém é identificando quem é essa pessoa. Conhecer o seu público consumidor é muito importante e vai muito além de saber qual o sexo, a idade e a cidade onde mora. Você precisa conhecê-lo profundamente para que consiga definir qual audiência quer atingir.

Também é interessante conhecer as suas dores, as expectativas que pretende superar, o que ele gosta de consumir, os lugares que frequenta etc. E esse tipo de pesquisa ficou bem mais fácil com a ajuda da Internet.

Depois que ele curte a página, você já tem acesso a alguns dados demográficos e comportamentais fornecidos pela própria plataforma. Para aprofundar esses dados, utilize estratégias de conteúdo com perguntas e frases que estimulem esse compartilhamento voluntário de informações. Publicações com um grande número de curtidas e comentários indicam um bom caminho a ser seguido.

TENHA METAS

Para saber aonde estamos indo, é preciso saber aonde queremos chegar! Sem metas, não vamos a lugar algum. Definir um crescimento desejável é como ter um norte e é importante também para que a estratégia possa ser atualizada durante o caminho. Após conhecer o público e definir seus objetivos, você estará pronto para dar os seus primeiros passos em direção à conversão de vendas no Facebook, aliados, é claro, à sua estratégia.

As pessoas envolvidas no processo devem ter ciência de que o marketing nas redes sociais é baseado em relacionamento, e toda relação leva tempo para ser construída. Tenha paciência e empenho para chegar aonde quer chegar.

ACOMPANHE OS RESULTADOS

Postou? Monitore! Saber o que funciona e o que não funciona tanto assim é essencial para fazer os ajustes necessários de modo a atingir os objetivos da empresa. Faça testes com anúncios segmentados, envie o mesmo anúncio para públicos distintos ou faça alguns diferentes para o mesmo público e, depois, analise o que deu mais certo. Assim, você vai aprendendo cada vez mais sobre aquilo que agrada aos seus fãs e vai
acertando com mais frequência.

Além disso, todo mundo quer saber o que as pessoas falam da gente, não é? No caso das marcas, isso é muito importante. Monitorar reações positivas e negativas é essencial para saber se posicionar e, até mesmo, pensar em uma mudança de estratégia para se ajustar às expectativas do seu público. No caso das notícias positivas, pode ser ainda melhor para gerar novas ideias e continuar por um bom caminho.

SEJA HUMANO

O Facebook aproxima as pessoas, e a sua marca está lá como “uma dessas pessoas”. Aproveite esse atalho para conversar com o seu cliente de forma humanizada e personalizada. Gerar confiança é crucial para, em um segundo momento, vender. Estimule as conversas entre seus seguidores e participe delas, respondendo os comentários e interagindo! Todo mundo sabe que a troca de informações ajuda muito na decisão de compra. Faça um esforço para responder os comentários e interações com agilidade e o faça com todos. Ninguém gosta de ficar falando sozinho, não é?

INVISTA NO FACEBOOK ADS PARA VENDER NO FACEBOOK

Ao impulsionar um post, o Facebook gera relatórios estatísticos que podem ser de grande ajuda na sua estratégia. Nesses relatórios, você descobre quem está comprando o quê, com que frequência e muito mais. As campanhas segmentadas do Facebook Ads permitem que você defina um público muito específico para cada anúncio e, assim, tenha uma assertividade muito maior, levando o cliente da sua fanpage para o seu site e convertendo aquele lead em vendas. Imagens atraentes esteticamente, com chamadas que captem a atenção do consumidor daquele estágio do seu funil de vendas, são fatores
que podem fazer a diferença na sua estratégia para impulsionar as vendas pelo Facebook.

Para melhor otimização dos resultados, é preciso ficar atento à quantidade de textos nas imagens. O Facebook dá preferência para publicações com pouco ou nenhum texto, então, utilize a menor quantidade possível, mas sem prejudicar a informação que você quer passar. Um ponto positivo dos Facebook Ads é a grande possibilidade de variar nos anúncios. Na ferramenta, é possível escolher diversas maneiras de publicar o seu conteúdo, podendo fazê-lo em carrossel, com várias imagens, como um álbum, ou mesmo por meio de vídeo.

Antigamente, um anúncio em revista, por exemplo, além de alcançar menos pessoas e sem uma segmentação adequada, demorava dias para ser publicado. Hoje, com a velocidade das publicações, que são quase instantâneas, os Facebook Ads têm se consolidado como ferramentas poderosas de publicidade.

DEDIQUE-SE

É preciso de tempo para fazer tantos testes e acompanhar tantas métricas. Para gerir uma rede social de forma eficiente, você precisa dedicar-se um pouquinho que seja todos os dias. Além disso, é importante ficar atento às novidades e não perder o timing das coisas que podem “viralizar” e estar sempre “na moda”. Por meio do monitoramento da marca, é possível gerar conteúdos ligados às principais notícias do
momento e aproveitar a oportunidade para estar na boca do povo, no chamado marketing de oportunidade. Se essa for uma tarefa complicada para você, ou se começar a atrapalhar suas outras atividades, talvez seja a hora de pensar em contratar um profissional para isso.

Quanto mais dedicação às métricas, melhor direcionamento o orçamento terá, e isso gera economia para você e para a sua empresa. Um outro fator importante é que os seus posts sejam frequentes e atrativos, com conteúdo capaz de engajar pessoas. Deixar uma página deserta e sem publicações novas por longos períodos de tempo, mesmo que utilizando os Facebook Ads, é um tiro no pé. Sua empresa será esquecida e o dinheiro e tempo investidos terão sido desperdiçados. Trabalhe com estratégias de curto, médio e longo prazos, estabelecendo metas para cada uma delas, e lembre-se de acompanhar com dedicação
os resultados.

E aí, vamos começar? Conta pra gente aqui nos comentários quais são seus principais desafios no Facebook.

Até a próxima!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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