Vendas e marketing integrados: 5 razões pelas quais a integração entre essas áreas é fundamental

Vendas e marketing integrados: 5 razões pelas quais a integração entre essas áreas é fundamental

Sua equipe de marketing e sua equipe de vendas cuidam de duas partes muito diferentes do processo de vendas. Pode ser um relacionamento contínuo que beneficia seus clientes e sua empresa, ou pode ser uma luta cheia de tensão que leva a pouca conversa e falta de compreensão de ambos os lados.

Se suas equipes de vendas e marketing não têm trabalhado juntas, verifique estes cinco motivos pelos quais é essencial melhorar o relacionamento com vendas e marketing integrados.

Razão # 1: diminui a confusão do cliente

A equipe de marketing está fazendo promessas que a equipe de vendas não pode cumprir? A equipe de vendas revira os olhos e reclama que a equipe de marketing não tem ideia do que está realmente vendendo? Infelizmente, isso pode ser altamente prejudicial para o processo de vendas. Isso confunde os clientes, deixando-os desapontados com produtos que atenderiam perfeitamente às suas necessidades, se ao menos estivessem cumprindo as promessas feitas em marketing.

Razão nº 2: as equipes de vendas têm uma visão melhor das necessidades do cliente

A equipe de vendas trabalha diretamente com os clientes todos os dias. Eles ouvem o que os clientes precisam, discutem seus desejos e descobrem o que realmente desejam de seus produtos. Isso significa que a equipe de vendas acaba tendo uma visão muito mais precisa das necessidades do cliente do que a equipe de marketing. Quando as duas equipes trabalham juntas, a equipe de marketing é capaz de utilizar estratégias mais eficazes que alcançam os clientes com mais eficiência.

Razão # 3: o processo de captação de leads flui mais suavemente

Cada estágio do funil de vendas requer interações deliberadas com o cliente para puxá-lo de um cliente potencial interessado para um cliente satisfeito que retornaria ao seu negócio para atender às suas necessidades futuras. Quando as equipes de vendas e marketing não trabalham bem em conjunto, são os clientes que sofrem. Eles não receberão a atenção de que precisam. Eles podem não estar prontos para fazer uma compra ainda, mas a equipe de vendas não tem as ferramentas para nutrir o lead com eficácia e trazer o cliente mais profundamente no processo. Isso pode levar à confusão do cliente  – e, frequentemente, significa que eles irão para o seu concorrente.

Razão # 4: as equipes alinhadas estão na mesma página

Sua equipe de marketing sabe quais são os objetivos da equipe de vendas? Eles calcularam o sucesso de suas estratégias de marketing – de conteúdo de blog a anúncios, com base em vendas reais – ou seus “sucessos” são baseados em coisas como visitas a sites e o número de clientes em potencial que clicam em um e-mail? Quando as equipes trabalham juntas, os objetivos da equipe de vendas tornam-se os objetivos da equipe de marketing … e isso significa que todos estão trabalhando juntos para o bem da empresa. Sem esse alinhamento, as duas equipes têm metas desarticuladas. A equipe de marketing pode ter dificuldade em fornecer os leads de que a equipe de vendas precisa simplesmente porque não possui as informações certas!

Razão # 5: os números não mentem

Se você ainda não está convencido da importância da relação simbiótica entre vendas e marketing, dê uma olhada nos números! Em média, quando a relação entre vendas e marketing não está fluindo bem, ocorre uma redução de 4% na receita da empresa.  Mas, depois que o relacionamento é resolvido e as duas equipes estão trabalhando juntas, muitas empresas experimentam um aumento de 20% em suas vendas.À medida você integra as duas equipes e as ensina a trabalhar juntas de forma mais eficaz, tanto sua empresa quanto seus clientes apreciarão os benefícios. Uma experiência perfeita para o cliente começa com a primeira interação com sua empresa, seja lendo uma postagem de blog ou visitando uma conta de mídia social, e segue para a venda final concluída pela equipe de vendas. O desenvolvimento da coesão entre essas duas equipes melhorará significativamente a experiência do cliente em sua empresa.

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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