Veja 4 formas de avaliar se a FanPage da Sua Clínica é efetiva – Marketing Médico Digital

Veja 4 formas de avaliar se a FanPage da Sua Clínica é efetiva – Marketing Médico Digital

Uma das formas de engajar seu público-alvo e torna-los seu paciente é através da sua FanPage. Nela, você precisa conquistar fãns e disponibilizar conteúdo para se tornar referência em sua especialidade. Essa relação de produção e análise é fundamental pra sua estratégia de Marketing Médico Digital.

O Facebook disponibiliza o “Facebook Insights”, que são as estatísticas que te permitem mensurar os posts que obtiveram sucesso, as campanhas que engajaram mais público e o conteúdo que não foi tão bem recebido, também.

Preparamos pra você 4 formas que o Facebook te permite avaliar a performance da sua estratégia Marketing Médico Digital na sua FanPage, veja:

1 –  Visão Geral:

Como diz o nome, é uma visão geral, o resumo de tudo o que acontece na sua FanPage, que é dividida em 3 partes.

1.1 Curtidas na Página > De uma forma geral, apresenta o aumento ou perda de curtidas na página em relação a semana anterior.

1.2 Alcance da Publicação > Nessa etapa você consegue visualizar o alcance total, que mostra o número de pessoas que viu qualquer publicação sua e o alcance da publicação, que mostra o número de pessoas que viu os posts publicados em sua página.

1.3 Pessoas Envolvidas > Mostra quantas pessoas interagiram em sua FanPage recentemente, quantas curtidas, compartilhamentos e comentários você recebeu, o que é muito importante pro Facebook avaliar a relevância da sua página.

2 – Curtidas:

2.1 Total de curtidas na página até hoje > Retoricamente, significa o número de curtidas que você tem na página desde a sua criação. Lembrando que esse não é o fator mais relevante, ainda que você precise construir seu público.

2.2 Total líquido de Curtidas > No gráfico, a linha vermelha indica as curtidas que você perdeu, enquanto a azul com pontos indica o saldo que você tem de curtidas que são as novas curtidas menos as “des-curtidas”. Esse gráfico te permite clicar em todas as cores e ter uma visão detalhada sobre o comportamento do seu público, te permitindo comparar seu saldo de curtidas de um período com outro.

como ver as curtidas do facebook - Marketing Médico Digital

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No próximo gráfico, as curtidas aparecem de acordo com sua origem. Dessa forma, você consegue saber quais campanhas apresentaram resultados ou qual post foi relevante para tal. Por exemplo, se você escrever um artigo relevante e impulsionar, as pessoas que receberem sua campanha, poderão acessa-las ou curtir sua página a partir de então, mas, uma outra publicação de promoção, por exemplo, pode não atrair esse mesmo número de pessoas. É através desse gráfico que você poderá mensurar onde teve sucesso e onde não. Veja:

de onde vem as curtidas do Facebook - Marketing Médico Digital

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2.3 Onde as curtidas em sua Página ocorreram > O número de vezes que sua página foi curtida, detalhado por onde isso aconteceu. Você pode comparar o desempenho médio ao longo do tempo, se as curtidas vieram de anúncios, das sugestões de páginas que recebemos do Facebook, de celular etc.

2.4 Como funciona o cálculo de curtidas pagas > São pagas quando vem de anúncio, claro, mas também se a pessoa clicar no seu anúncio e curtir horas depois, é considerada curtida paga. Se eu receber seu anúncio e curtir sua página até 28 dias depois de abri-lo, entro na estatística de curtida paga. Se eu curtir e “descurtir” 5 minutos depois, o facebook desconsidera esse dado, não entra como nova curtida e nem como perda.

2.5 Curtidas Falsas > A curtidas falsas são principalmente aquelas originadas de perfis fakes (perfis falsos), perfis contaminados por malware e que curtem páginas aleatórias sem conhecimento do proprietário, FanPages que instalam o malware para adquirir curtidas e pessoas que são pagas para curtir determinadas páginas.
As curtidas originadas de ferramentas do Facebook, sejam elas pagas ou gratuitas, não são consideradas falsas.

3 – Alcance: 

3.1 Alcance das Publicações >  Serve para você mensurar o número de pessoas que foi alcançado por uma publicação, ou seja, em quantos feeds de notícias a sua publicação se fez presente, independente de ela ter sido clicada, curtida ou compartilhada. Dividia entre alcance orgânico e alcance pago, essa métrica te permite avaliar o desempenho da sua página a longo prazo.

3.2 Curtidas, compartilhamentos e comentários > Apresenta um gráfico com o número total de curtidas, compartilhamentos e comentários recebidos na sua página, dessa forma você pode medir o comportamento do seu público de uma maneira mais eficaz, consegue saber exatamente onde você está engajando.

3.3 Ocultar, denunciar como Spam, e descurtidas > Enquanto a métrica anterior mensura sua página de forma positiva, nessa acontece o contrário, você mensura, separadamente, os seguintes itens: Ocultar publicação; Ocultar todas as publicações; Denunciar como Spam; e Descurtir Página. O ideal é manter esses níveis os mais baixos possíveis.

3.4 Alcance Total > No primeiro item falamos sobre o alcance das Publicações. Nesse item, o Facebook mostra também quem de forma indireta foi alcançado por sua publicação. Por exemplo, você compartilha um post, alguém compartilha e uma terceira pessoa, amiga dessa que compartilhou, também é alcançada pela publicação. Ou seja, é o número total de pessoas que receberam alguma atividade da sua Página (Publicações, publicações de outras pessoas na sua página, anúncios para curtir página, menções e check-ins)

O gráfico é divido entre Alcance pago e Alcance orgânico:

alcance total de pessoas no Facebook - Marketing Médico Digital

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4 – Visitas: 

4.1 Visitas à Página e Guias > O Facebook monitora detalhadamente suas visitas, onde exatamente sua página é acessada. Você consegue visualizar, por exemplo, quantas pessoas visitaram seu álbum de fotos em uma determinada data. As visitas são divididas por guias, são elas: Linha do Tempo – Guia Curtidas – Guia Fotos – Guia Informações – Guia Vídeos.
Se você perceber que alguma guia não é bem acessada, pode trabalhar para melhorá-la.

4.2 Referências Externas > Nessa parte são apresentadas as visitas que você recebeu de fora do Facebook. Seja pelo plugin do Facebook no seu site ou uma pesquisa no Google, por exemplo.

Conclusão: São muitas as ferramentas e formas de engajar pessoas para sua clínica, mas para que sua estratégia de Marketing Médico Digital seja efetiva, é necessário mensura-las, analisar se seu trabalho recebe retorno e se não, e assim mudar a estratégia até que o melhor índice seja alcançado.

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Boa semana!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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