Vantagens e desvantagens do Marketplace
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Vantagens e desvantagens do Marketplace

Se você tem uma loja virtual, já comprou ou vendeu algum produto online, ou até mesmo já fez pesquisas de produtos pela internet. Certamente você se deparou com algum Marketplace. Talvez você não sabia que era um Marketplace, pra você talvez seja só o Mercado Livre, Americanas ou OLX.

Fazendo uma analogia com o mundo físico, o Marketplace pode ser comparado a um Shopping Center. Um único lugar onde você encontra diversos produtos, de diversas marcas e de diversos vendedores. Por isso, nesse artigo vamos explicar as vantagens e desvantagens de ter o seu produto em um Marketplace.

Vantagens do Marketplace

  • Visibilidade: assim como nos Shoppings Centers, em que uma das principais vantagens é o potencial que ele tem de atrair público qualificado através da região em que está localizado, infraestrutura, marcas comercializadas, etc, essa também é uma das vantagens do Marketplace. Estando em uma dessas plataformas, o seu produto ganha visibilidade maior e visitas virtuais qualificadas para dentro da sua “loja”.
  • Custo com mídia paga: outra vantagem do marketplace é o seu custo com mídia paga. Se em uma loja virtual você geralmente precisa anunciar diversos produtos e isso passa a ser uma preocupação do ponto de vista de investimento e mensuração dos resultados de cada produto anunciado, no Marketplace você não tem essa preocupação, porque o valor de mídia vai ser relativamente divido entre todos os lojistas, e a inteligência para encontrar o ROI positivo de cada produto está na mão da plataforma.
  • SEO: plataformas como Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza, costumam ser muito bem indexados, tem milhares de visitas orgânicas mensais e o seu produto pode ser um desses que aparecem nas primeiras páginas de forma orgânica. Normalmente, esses sites possuem um campo em que se coloca o endereço virtual do lojista, e, dessa forma, você pode gerar um backlink (que você pode descobrir o que é nesse artigo) bastante valioso para o seu site, ajudando também no ranqueamento orgânico dele.

Desvantagens do Marketplace

  • Reconhecimento da marca: ao comprar de um Marketplace, sua marca passará desapercebido pelo cliente, que não identificará de quem realmente aquele produto foi comprado. Diferente de uma loja em um Shopping em que você diz que comprou o produto na loja X ou Y, no Marketplace isso não é tão evidente, e o cliente é induzido a acreditar que comprou o produto da Plataforma. Isso afeta a sua marca porque o cliente vai sempre indicar a plataforma e nunca você, fazendo com que outros clientes possam encontrar outros lojistas que vendem o mesmo produto ou semelhante ao seu, a partir do seu trabalho bem feito.
  • Preço: para tornar o seu produto competitivo e atraente para os usuários, os lojistas cada vez mais baixam as suas margens de lucro. Fazendo com que os produtos fiquem cada vez mais baratos a ponto de muitas vezes não valer a pena ter o seu produto em um Marketplace.
  • Custo: em alguns casos, o custo de ter o seu produto em uma dessas plataformas pode ser muito alto, principalmente se você decide dar um destaque maior ao seu produto aderindo aos planos que algumas empresas oferecem. Fique atento a isso.
  • Dependência: é comum terem casos na agência de clientes que ficaram dependentes dos Marketplaces e não aguentam mais as políticas dessas empresas.

Solução

Como você viu, o marketplace pode ser um excelente aliado para potencializar a venda e o conhecimento ao seu produto. Mas também pode ser um grande vilão. Pra que isso não aconteça, recomendamos sempre que os nossos clientes tenham a sua marca forte no mercado, se possível, evidenciem de alguma forma a sua empresa no envio do produto, e sem dúvidas, tenham a sua própria presença digital.

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