Vai iniciar um negócio online? Cuidado! Não caia nessas armadilhas

Vai iniciar um negócio online? Cuidado! Não caia nessas armadilhas

Iniciamos 2016 tratando de um assunto que foi um dos mais badalados de 2015:

O Negócio Online

Talvez esse tenha sido um dos temas mais explorados no ano passado no meio do Marketing Digital.  Muitas informações publicadas a respeito do tema, muitos CASES de sucesso, cursos, eBooks, dicas, posts, tutoriais, webinários, enfim, teve de tudo.

Aqui na Agência muitos empreendedores nos procuraram para, ou criar um negócio online a partir do zero, ou inserir um empreendimento já existente na internet. Em ambos os casos, um comportamento nos chamou muita atenção: A ansiedade de ganhar dinheiro rapidamente.

Como dito anteriormente, a quantidade de informações sobre o tema foi gigantesca. Ocorre que neste mar de informações, é preciso saber separar bem o joio do trigo.

A ideia de trabalhar com internet pode parecer a princípio muito tentadora. Afinal, quem não gostaria de trabalhar de onde quiser, fazer seus horários, administrar melhor o tempo e ter uma consequente melhora na qualidade de vida não é mesmo?

Mas aí é que mora o grande problema: Isso não acontece da noite para o dia. É preciso muito estudo, dedicação e disciplina. A história que vendem por aí de que é só criar um site, apertar o play, curtir a vida e esperar o dinheiro cair na conta, não funciona bem assim. E isso tem causado muitas frustrações.

Assim como montar um negócio tradicional, montar um negócio online apresenta alguns desafios como:

  • Definir um nicho de atuação
  • Identificar um público alvo
  • Criar estratégias efetivas
  • Analisar de métricas e resultados
  • Ter o conhecimento em algumas ferramentas web

Enfim, isso pra dizer o mínimo.

É possível ter excelentes resultados trabalhando com internet? Claro! Mas desde que você se dedique, estude, aprenda técnicas e métodos que vão fazer seu empreendimento crescer e ser sustentável.

Não é magica, é método!

Então, antes de se aventurar no mundo digital, é importante você responder algumas questões com muita sinceridade. são elas:

1.Qual sua expectativa de prazo para o retorno sobre o investimento?

Seja você um empreendedor que pensa em montar um negócio 100% online ou um empreendedor que já tem uma empresa física e queira divulgá-la na internet, esta é uma questão muito importante a ser analisada.

Se você for entrar no mercado digital apenas porque está atraído pelas “facilidades” que são vendidas por aí, de altos ganhos financeiros da noite para o dia, pare! A chance de dar errado é muito grande. Quando se deparar com o primeiro obstáculo, vai se sentir desestimulado e vai acabar desistindo.

Se você não leva jeito para lidar com ferramentas web, análises de métricas, porém, possui um bom produto com boa aceitação no mercado e um nicho promissor, procure ajuda de profissionais. Certamente a chance de sucesso é muito maior nesses casos.

Lembre-se de que todo negócio no início tem seus percalços e na internet não é diferente. É preciso testar muito as variações das estratégias para entender qual te trará melhores resultados, e isso leva um tempo. A depender do nicho de atuação o retorno pode demorar até 2 anos. Portanto, pense bem a respeito.

2. Você fez um planejamento estratégico? 

Não acredite na falsa ideia de que é só montar um site e pronto! Talvez este seja o último passo. Estude seu mercado, defina um nicho de atuação, estude o comportamento das pessoas que compõem este nicho, estabeleça metas, objetivos, prazos, estude sua concorrência, pontos fortes e fracos,  enfim,  faça como se você fosse abrir uma empresa física. Tenha seu “plano de voo” bem definido e estruturado.

3. Acredita que vai ficar rico da noite pro dia?

Fuja dessa crença! Conforme falamos aqui, atualmente existem vários cursos online que prometem capacitar o empreendedor a faturar milhões em alguns dias e até mesmo horas. Nós sinceramente acreditamos que isso é possível sim, porém,  desde que você tenha um produto único, que gere um valor indiscutível na vida das pessoas e que, sobretudo, você saiba vendê-lo muito bem.

Entretanto é muito importante que você mantenha seus pés bem fincados no chão para não se iludir com isso. Nada é tão fácil quanto parece. O Marketing Digital é muito dinâmico e o que está sendo aplicado hoje pode não funcionar mais amanhã. E com gurus aparecendo e desaparecendo a todo instante, fica ainda mais difícil seguir uma linha ou receita que realmente dê certo.

4. Já ouviu falar ou domina alguma técnica de Marketing Digital?

Outra questão muito importante. Muitos empreendedores, levados pela ânsia do dinheiro rápido e fácil e sem o mínimo de preparo e conhecimento, acabam se aventurando na internet e literalmente, “dando com os burros n´agua”.

Seja pra você mesmo construir sua estratégia ou para contratar uma empresa para fazê-la, conhecer minimamente o marketing digital e algumas técnicas é de fundamental importância para o sucesso de seu negócio online.

Captura de leads através de recompensas digitais, e-mail marketing para se relacionar com os Leads capturados, clientes e seguidores, criação de conteúdo útil e relevante através de blog, vídeos, redes sociais, otimização de sites através de SEO, campanhas no Facebook e Google, são algumas técnicas importantes

Se você possui budget para investir e não quer se aperfeiçoar nesses assuntos, então terá que contratar algum profissional para tal.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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