Transformação digital, os desafios para PMES e os principais MITOS sobre o tema.
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Transformação digital, os desafios para PMES e os principais MITOS sobre o tema.

Transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas da empresa, mudando fundamentalmente a maneira como você opera e entrega valor aos clientes. É também uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem e se sintam confortáveis ​​com o fracasso. 

A transformação digital é imprescindível para todos os negócios, desde os pequenos até os corporativos. Essa mensagem é divulgada em alto e bom tom em todas as palestras, painéis, artigos ou estudos relacionados a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital. O que não está claro para muitos líderes de negócios é o que significa transformação digital. É apenas uma maneira gourmetizada de dizer “mudar para a nuvem”? Quais são as etapas específicas desse processo de transformação? Precisamos projetar novos empregos para nos ajudar a criar uma estrutura para a transformação digital ou contratar um serviço de consultoria? Quais partes da nossa estratégia de negócios precisam mudar? Isso realmente vale a pena?

A transformação digital marca um repensar radical de como uma organização usa tecnologia, pessoas e processos para mudar fundamentalmente o desempenho dos negócios.

O instituo Gartner lança no dia 12 de dezembro de 2019 uma pesquisa que analisa o estágio da transformação digital em pequenas e médias empresas brasileiras.

O levantamento online ouviu, em novembro, 288 profissionais responsáveis pelo gerenciamento de PMEs em todo o País. Segundo o estudo, 25% das pequenas e médias empresas brasileiras encaram a transformação digital como um de seus principais desafios de negócio. Apesar disso, 95% dos entrevistados dizem já ter iniciado esse processo em suas empresas.

Os maiores empecilhos, no entanto, são o orçamento e a falta de capacitação técnica. Para 35% dos profissionais consultados, o orçamento é o maior obstáculo. A pesquisa também mostra que há pouco conhecimento em tecnologias emergentes: cerca de metade dos entrevistados desconhece ou tem pouco conhecimento em big data e blockchain, por exemplo. Por outro lado, 94% dos pequenos empreendedores já estão familiarizados com soluções em nuvem, segundo a pesquisa.

Entre as pequenas e médias que já pensam na transformação digital, 46% buscam usar novas tecnologias na gestão do negócio, e outras 69% dizem ter notado aumento de produtividade e eficiência com o uso delas. Quando questionados sobre as ferramentas e canais de comunicação mais utilizados em seu dia a dia, os participantes  listaram softwares como Pacote Office, ferramentas da Adobe e Google.

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O cenário apresentado na pesquisa nos mostra uma realidade: A maioria das PMES brasileiras não estão olhando com a devida atenção para este processo ou por falta de conhecimento em novas tecnologias ou por simplesmente acreditarem que transformação digital não se aplica ao seu tipo de negócio.

Pensando nisso, separamos aqui os principais alguns FALSOS mitos envolvendo a transformação digital.

Falsos mitos da transformação digital

  • A tecnologia é a mais importante. Obviamente, é verdade que a tecnologia é um dos principais fatores contribuintes no processo de Transformação Digital, mas não é de forma alguma o único. Focar exclusivamente o digital não é o principal nem garante o sucesso. Sem uma mudança real na mentalidade, que envolve todos os funcionários da própria empresa, a Transformação Digital não teria os efeitos positivos que deveria. Em resumo, uma transformação é liderada por pessoas e visa principalmente, analisar qual tecnologia é apropriada para cada situação ou necessidade, envolver toda a campanha em seu uso e criar uma cultura digital. Estes são alguns dos passos mais importantes na implementação deste tipo de transformação.
    O elemento decisivo da Transformação Digital, são as pessoas.
  • Só é necessário ter um bom site e estar ativo nas redes sociais. Investir tempo e dedicação ao site e estar sempre ativo nas redes sociais obviamente traz efeitos positivos, mas é apenas um pequeno passo em todo o processo. Digitalizar implica muito mais, é algo mais profundo e que tem a ver com uma conversão completa da organização. A partir dos pequenos detalhes tais como, como melhorar os canais de comunicação, transformar completamente a cultura organizacional, mudar substancialmente a alma da empresa.
  • É um processo apenas para a geração do milênio. É um dos mitos mais falados, acreditar que esse é um processo apenas para jovens, sendo eles então os únicos capazes de liderá-la, estrelá-la e desenvolvê-la. Mas não, não é necessário ser um nativo digital para realizar a transformação: o essencial para realizá-la é estar preparado para a tomada de decisões, definindo a direção e a liderança de suas equipes de trabalho. Esquecemos que existem profissionais mais experientes cuja visão estratégica e percepção dos negócios ou simplesmente seu maior conhecimento do mercado, às vezes, têm mais valor no processo de Transformação Digital do que saber lidar com as mais recentes aplicações tecnológicas da moda.
  • Transformar é o mesmo que substituir. Não se trata de terminar tudo o que já foi construído, mas sim otimizar o que já existe em sua empresa. Um processo de Transformação Digital é baseado na reorganização, ou seja, analisando o que já está obsoleto e que não responde no dia a dia da empresa e otimizando o que pode ajudar a implantar uma mudança na cultura organizacional.
  • Transformação digital requer um grande investimento. Muitas empresas têm medo de realizar esse tipo de processo e pensam que a digitalização é uma conversão que requer um orçamento alto para resolvê-lo, mas nem sempre é esse o caso. Por um lado, existem muitas ferramentas digitais gratuitas ou de baixo custo que ajudam a otimizar a empresa. Por outro lado, um projeto de Transformação Digital, a longo prazo, significará uma grande economia no custo da organização, devido à otimização dos processos que ela traz. Além disso, não é necessário implementar todas de uma única vez. O processo pode ser passo a passo.

E você, como tem lidado com a transformação digital em sua empresa? Conta aqui pra gente nos comentários.

Veja também: Os segredos das empresas de sucesso e o posicionamento de sua marca.

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Até a próxima!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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