Tráfego do site: como incentivar o usuário a permanecer navegando?

Tráfego do site: como incentivar o usuário a permanecer navegando?

Você já sabe qual é a importância de analisar o tráfego do site? O tempo de visita do usuário na página da web é um dos fatores mais importantes para o ranqueamento da sua empresa com estratégias de SEO. E ele oferece uma visão diferenciada para as empresas sobre o comportamento do público perante o conteúdo oferecido no site.

Quer saber o que se deve, ou não, fazer para melhorar o tráfego do seu site? Então continue a leitura e confira as informações que separamos!

Tráfego do site

Por que o tráfego do site é tão importante para uma empresa?

São inúmeros os benefícios de acompanhar as informações sobre o tempo de permanência do usuário em sua página da web. A partir desses dados, você pode estudar se o seu endereço online está sendo bem recebido pelo público.

Com a análise do tráfego do site, também é possível definir quais áreas demandam mais atenção e, se for o caso, as alterações que precisam ser realizadas para garantir uma melhor experiência para os visitantes.

Além disso, um bom tráfego do site resulta em melhores ranqueamentos nos mecanismos de busca. Ou seja, a sua página vai aparecer cada vez mais bem posicionada nos resultados das pesquisas dos usuários interessados em assuntos relacionados ao seu segmento.

Isso trará ainda mais tráfego ao site e, com os incentivos certos, a empresa conseguirá melhorar o tempo de permanência da navegação do visitante.

Uma página em que os visitantes ficam pouco tempo online transmite a informação de que o conteúdo presente nela não é relevante o suficiente. Dessa forma, é certo que ela ficará nas últimas opções de resultados quando os usuários realizarem suas buscas.

Tráfego do site

Quais pontos impedem a permanência do usuário em um site?

Algumas ações fazem com que os visitantes saiam da sua página na web rapidamente. Abaixo, listamos algumas delas para você analisar e melhorar o desempenho do seu endereço online.

Tráfego do site

Pop-ups exageradas

tráfego do site pop-up-assombracaoNinguém gosta de abrir um site e, do nada, começarem a surgir pop-ups para todos os lados, não é mesmo? Quando há exagero, elas impedem que o visitante consiga visualizar o conteúdo da sua página corretamente e, no pior dos casos, o fazem fechar todas as abas para se livrar daquela poluição visual.

Tráfego do site

Excesso de anúncios

Assim como as pop-ups são vistas de maneira negativa, inserir muita publicidade pode ser considerado invasivo e chato para os usuários que buscam conteúdo relevante. Anúncios que não são relacionados aos interesses do visitante atrapalham a experiência dele e, com isso, ele acaba indo embora.

Layout mal estruturado

Na hora de construir um site, é necessário priorizar a facilitação da visibilidade do conteúdo, a fim de que os usuários encontrem rapidamente o que procuram. Caso contrário, são grandes as chances de eles abandonarem a página e não voltarem mais.

Gramática incorreta

Ao se deparar com uma página que contém diversos erros de escrita, coesão e coerência, um usuário deixa de confiar na veracidade do conteúdo disponível. Dessa forma, o seu tempo de permanência em um site é reduzido consideravelmente.

Para garantir que esse tempo continue crescendo, invista em redatores capacitados para produzir conteúdos de qualidade. Também é importante contar com revisores, pois é uma garantia a mais de que o material publicado pela sua empresa está adequado para ser divulgado.

Como aumentar o tempo médio dos visitantes?

Agora que você já sabe o que não deve fazer na sua página da web, vamos ajudar a sua empresa a melhorar o tráfego do site! Quer saber como? Separamos as principais dicas que você precisa considerar para melhorar a qualidade do seu endereço de web.

Melhore a experiência da leitura dos usuários

É comum passarmos os olhos antes de realizarmos a leitura de algum texto online. Portanto, é preciso priorizar uma escrita mais leve e interativa para atrair a atenção do visitante.

Escreva parágrafos curtos, entre três e quatro linhas, e divida o texto em subtítulos. Não se esqueça de alinhar o texto à esquerda para garantir a melhor visualização do texto.

Utilize recursos visuais

Imagens em alta qualidade e vídeos bem produzidos são essenciais para atrair a atenção do tráfego do sitevisitante e garantir que ele permaneça mais tempo em sua página.

Os usuários estão mais dispostos a passar mais tempo assistindo a um vídeo do que lendo um texto. Sendo assim, uma combinação entre um texto reduzido somado a um conteúdo audiovisual produz resultados ainda melhores.

As imagens e vídeos ajudam os usuários a assimilarem o conteúdo de forma mais rápida. São recursos que facilitam o entendimento e fazem com que a sua mensagem seja transmitida corretamente.

Invista na infraestrutura para acelerar a velocidade do site

Uma página lenta estressa e desperdiça o tempo dos visitantes que acessam o seu endereço da web. Investir em um servidor que ofereça rapidez e agilidade proporciona a melhora da experiência do usuário e aumenta o tráfego do site.

Existem maneiras fáceis de ajustar a velocidade da sua página. Algumas delas são:

  • otimizar o tamanho dos arquivos das imagens;
  • reduzir os elementos visuais desnecessários;
  • compactar os códigos e scripts de HTML, CSS e Java.

Crie uma página responsiva

Hoje em dia, os acessos em sites são divididos entre diferentes formatos. Os usuários utilizam a internet em computadores desktops, notebooks, tablets e smartphones.

Em razão disso, para que o tráfego do seu site melhore consideravelmente é preciso valorizar os usuários que acessam a sua página de diferentes telas. Isso facilita a leitura e visualização dos conteúdos audiovisuais.

Escolha as palavras-chave ideais

Atrair o usuário correto para o seu segmento demanda a utilização de palavras-chave específicas que estejam relacionadas às necessidades do visitante. Ao fazer isso, aqueles que se interessarem pelo conteúdo da página vão continuar buscando publicações que sejam relevantes para as necessidades deles.

Com as informações que disponibilizamos durante o texto, o tráfego do site da sua empresa vai conquistar resultados surpreendentes. Continue analisando o tempo de permanência dos seus visitantes e compare os resultados.

Você gostou deste conteúdo? Quais são as melhores estratégias para manter o tráfego do site? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Próximo postRead more articles

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Deixe uma resposta

Fechar Menu