Smarketing: o que é e como aplicar para gerar mais vendas?

Smarketing: o que é e como aplicar para gerar mais vendas?

Na busca por resultados, todos os setores da empresa devem atuar em harmonia, correto? Porém, na prática, isso nem sempre acontece. Considerando esse fator, podemos citar a rivalidade histórica que existe entre o setor de marketing e o de vendas.

Quando algo não sai como o esperado, é normal ver um indicando o outro como o possível culpado pelos números negativos. E se houvesse uma estratégia que, além de eliminar qualquer risco de conflito, pudesse unir o que de melhor há em cada uma dessas áreas e usar isso em prol do lucro da empresa?

smarketing marketing vendasA boa notícia é que ela já existe e se chama smarketing. Esse nome se originou da união entre as palavras sales (vendas, em inglês) e marketing.

Para mostrar como aplicar o smarketing para gerar mais vendas, listamos uma série de dicas que vão ajudá-lo nessa missão.

Reuniões periódicas

Quando se fala em trabalho em conjunto, a convivência é um dos fatores que mais pesam para o bom andamento das atividades.

Um dos grandes segredos do smarketing é a força que o compartilhamento de dados entre os setores tem. O setor de vendas, por exemplo, lida mais diretamente com o cliente e pode trazer informações para o setor de marketing.

Já o marketing pode usar essas informações para aprimorar as suas ações, incluindo elementos, como uma melhor segmentação, o que vai aumentar a possibilidade de o time de vendas fechar mais negócios.

Para que isso funcione, é fundamental ter um cronograma de reuniões para que esses processos sejam alinhados e as ações possam ser aprimoradas com essa sequência.

Implementação de SLA

Um SLA (Service Level Agreement) ou Acordo de Nível de Serviço é um documento que busca aprimorar a relação de prestação de serviços entre empresa e consumidor.

Um dos nortes desse documento é alinhar os procedimentos internos para reduzir possíveis conflitos. Esse fator se encaixa perfeitamente ao conceito do smarketing, visto que essa união gera benefícios tanto para a empresa como para os clientes.

Os relatórios de gerenciamento de problemas também contribuem, de forma favorável, para esse alinhamento, pois permitem identificar e solucionar os problemas de maneira mais rápida.

Acompanhamento de métricassmarketing marketing vendas

As métricas são muito importantes em qualquer estratégia. Conseguir medir os resultados em tempo real e aperfeiçoar as ações é de grande relevância para quem almeja grandes resultados.

Dentro do smarketing, algumas métricas que podem ser utilizadas são: análise do perfil dos visitantes, origem do tráfego e tempo de permanência no site.

Até mesmo quando há um misto entre uma ação digital e presencial, como no caso do uso do marketing digital para atrair clientes para uma loja física, as métricas podem ser usadas.

Imagine a seguinte situação: uma empresa investiu forte em links patrocinados, conseguiu um excelente número de visualizações, porém a quantidade de clientes que entra em contato ou vai até o endereço físico é muito menor do que a esperada.

Certamente, há alguma objeção forte que está gerando esse resultado negativo. A união entre os especialistas de vendas e marketing faz com que essa análise possa ser feita de maneira mais funcional, obtendo, assim, a identificação e a solução do problema.

Reconhecimento conjunto, da eficiência do smarketing

O fator motivacional tem uma influência muito grande quando se quer eliminar conflitos e obter o máximo de cada setor.

Por esse motivo, é fundamental que o gestor, ao ver os resultados positivos que o smarketing está gerando, faça um reconhecimento conjunto.

Ações assim, além de motivarem, mostram que o trabalho está indo no caminho certo, o que traz satisfação e desejo dos colaboradores por alçarem voos ainda maiores.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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