SEO – Aprenda a usar palavras-chave de cauda longa para atrair mais pessoas para o seu site
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SEO – Aprenda a usar palavras-chave de cauda longa para atrair mais pessoas para o seu site

Cauda longa
Cauda curta x Cauda longa

Muitas empresas que estão começando uma estratégia de Marketing Digital cometem esse erro: trabalhar com as palavras-chave de cauda curta. Isso porque essas palavras são as mais procuradas no Google, e, em tese, você venderá mais trabalhando com elas. Bom, se você não tem concorrente algum, tudo bem, você pode investir grande nessas palavras-chave, mas a não ser que você tenha inventado algum produto exclusivo, dificilmente você não terá concorrentes.

E Como meus concorrentes influenciam no meu trabalho com Palavras-chave de cauda curta?

Se eles estão na internet com uma estratégia de Marketing Digital que, claro, utiliza o Google Adwords, já estão anunciando no Google com essas palavras mais buscadas, e não só um ou dois, mas seus concorrentes em peso. Escolher essas palavras significa o triplo do trabalho e também do investimento, pois o Google entende o valor dela e aumenta o Lance para o anúncio. Outro ponto negativo e muito importante é que essas palavras não são específicas, se um usuário estiver buscando por um celular barato e o anúncio o levar para um iphone de última geração, será um custo gerado pelo clique sem a conversão da venda. Todo mundo que procura por celular vai te achar, mas quem vai comprar de fato?

Por todas esses fatores é que vale muito a pena você investir nas palavras-chave de cauda longa, e até mesmo em termos de cauda longa.

Como assim? Simples, qual é realmente o foco da sua empresa? Vender celulares novo e em lançamento ou celulares usados e baratos? A palavra celular por si só é muito buscada mas é genérica, não diz exatamente o que sua empresa vende, mas se você trabalhar com o termo “celular usado e barato” “onde comprar celular barato” “onde vende celular usado”, por exemplo, vai ter uma procura menor, porém, com uma taxa relativamente maior de conversão. A relação entre o que o usuário procura e o que você está vendendo torna-se extremamente estreita.

Ou seja, quais são os benefícios de se usar palavras-chave de cauda longa?

ºMelhor custo x benefício

Apesar das palavras de cauda longa serem menos buscadas pelos usuários na internet, a conversão é maior, pois tendem a responder exatamente o que é pesquisado, então o resultado pelo valor investido é maior.

ºSuperar as expectativas do seu público-alvo 

Ele encontrará de forma mais objetiva o que procura, já a partir daí você inicia um relacionamento super positivo com seu Lead, já que uma coisa é ele acessar um site que fale sobre esportes, e outra coisa é encontrar exatamente onde ele obtém informações sobre o skate x que ele procura. Você supera a expectativa dele quando iniciou a pesquisa e é bem vista, aumentando ainda mais as chances de fechar um negócio.

ºMenor índice de Rejeição

Vamos supor que você venda um produto x que faça parte de um conjunto de A a Z. Escolher trabalhar com o conjunto te trará um índice enorme de visitantes, mas quantos permanecerão até encontrar o x dentro do conjunto? Esses que deixam o site sem tomar uma ação, entram pro índice de rejeição, que costuma ser grande com palavras de cauda curta. Mas se o usuário quer encontrar o X e você trabalha com a palavra X, um número bem menor vai te encontrar, mas esse número menor, te trará mais conversão e menos rejeição.

ºGanhar pontos com o Google

Como consequência do tópico anterior, uma taxa menor de rejeição no ponto de vista do Google, significa que sua página é relevante, já que as pessoas acessam seu site e encontram o que procura. Sendo sua página considerada relevante pro Google, ela passa a ser melhor posicionada também de forma orgânica.

Ou seja.. utilizar palavras-chave de cauda longa, saber escolher os termos relevantes para o seu negócio é fundamental para atrair visitantes qualificados pro seu site, diminuir sua taxa de rejeição, aumentar a conversão, ser melhor posicionado pelo Google, ter uma relação positiva com seu Lead etc.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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