Saiba como usar o marketing sazonal para explorar datas comemorativas

Saiba como usar o marketing sazonal para explorar datas comemorativas

Datas comemorativas são uma época perfeita para organizar promoções, engajar o público e aproveitar ao máximo um período de maior lucratividade. Daí vem a ideia de “marketing sazonal” — uma forma de divulgação focada em datas festivas, como natal, dia das mães, páscoa etc.

Essa estratégia é muito mais efetiva do que aparenta. Além de ter um apelo emocional muito forte, é uma forma de elevar o valor de qualquer oferta realizada nesse período, pois seus clientes terão muito mais urgência em conseguir o benefício dentro do prazo de comemoração.

Dito isso, é importante que você saiba como aliar o marketing sazonal às suas campanhas digitais, para maximizar o seu alcance. E, para lhe ajudar com essa tarefa, trouxemos aqui algumas dicas bem práticas para você entender e utilizar! Confira:

Faça um planejamento com bastante antecedência

Da mesma forma que uma viagem de fim de ano, as promoções sazonais da sua empresa devem ser planejadas e organizadas bem antes de ocorrerem. Um mês ou uma semana nunca são o suficiente para desenvolver uma campanha completa e efetiva que supere seus concorrentes nas vendas.

O ideal é preparar um cronograma anual de atuação, definindo desde cedo quando começa o planejamento de campanha para cada data comemorativa, lançamento esperado e outros detalhes. Isso evita que você fique sem tempo para alguma delas.

Escolha as datas que melhor atendem ao seu público

Nem toda data precisa entrar na agenda do seu marketing sazonal. Há festas que são praticamente universais dentro do mercado, como o natal e o ano novo, mas também há muitas delas que, simplesmente, não se encaixam no seu público-alvo. O dia das crianças, por exemplo, não afeta tanto a venda de carros SUV.

Assim, para evitar desperdício de recursos, foque nas datas mais importantes para o seu público-alvo. Se necessário, segmente ainda mais a sua base para cada época e sacrifique algumas para dar mais atenção às principais.

Tenha uma mensagem definida

Você, provavelmente, já sabe que cada propaganda deve ter um tom e conteúdo definidos. Ela deve inspirar esperança, animação, tranquilidade? Deve falar de algo feito no calor do momento ou um planejamento detalhado? Tudo isso afeta seu marketing.

O ideal aqui é seguir o tema geral da data comemorativa em questão. Afinal, o marketing sazonal se adapta ao clima da época par aproveitá-lo ao máximo, não o contrário.

Ajuste os detalhes conforme necessário

Por mais que o seu planejamento seja importante, nenhuma campanha precisa ser fechada com meses de antecedência. Sempre haverá detalhes que escapam à projeção, como mudanças no público ou mesmo ações dos concorrentes.

Nesse sentido, estar ciente de que algumas coisas estarão fora do seu controle é o primeiro passo para lidar com elas. Tenha pequenas reuniões no decorrer da campanha, veja quais pontos precisam ser ajustados e, sempre que possível, melhore seu planejamento.

Enfim, agora você sabe como uma empresa pode usar o marketing digital em datas específicas. Então, com essas dicas, é hora de começar a planejar o seu marketing sazonal e comemorar os resultados depois!

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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