Saiba como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa em tempos de Crise.

Saiba como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa em tempos de Crise.

Saiba porque o Marketing Digital é um grande aliado frente a crise no Brasil.

De acordo com o Relatório Focus, divulgado em outubro de 2015, a economia do Brasil deve decair em -3% esse ano. Apresentaremos o pior PIB desde 1990, quando registramos uma contração de 4,20%.

Tivemos nosso grau de investimento rebaixado pela agência Standard and Poor’s o que nos fez perder o selo de “bom pagador”. A nossa economia instável impulsionou a alta do dólar que atingiu a marca histórica de R$4,24. O valor projetado para a inflação no fim desse ano é de 9,75%, o maior da década. Entre Abril e Junho, 400 mil pessoas perderam o emprego.

Ou seja, o poder econômico tanto das empresas quanto das pessoas físicas caiu e segue em declínio, mas, ao mesmo tempo que isso ocorre, o Brasil mergulha de vez na era Digital, ainda muito atrás dos EUA mas em total crescimento, já é o terceiro país no mundo onde as pessoas passam mais tempo na internet, e isso quer dizer que possuímos todo tipo de informação que precisamos em nossas mãos, seja ela de forma responsável ou não. Então é muito comum uma pessoa decidir na internet se ela realmente precisa de um produto/serviço ou não.

Corte de gastos x Investimento

Quando uma empresa percebe essa falta de procura por parte de seu público-alvo, ela começa imediatamente a pensar onde deve cortar gastos para não ficar no vermelho.

O Marketing geralmente é um dos primeiros “gastos” a serem cortados e esse é o caminho das empresas que passam também a sofrer na crise.

É muito comum em tempo de recessão econômica, os noticiários mostrarem histórias de empresas que cresceram nesse período, algo que aconteceu a própria Conexão Agência Digital, onde demos uma entrevista ao Bom dia Brasil falando de como a crise nos ajudou a crescer (ver matéria aqui). Nesse ano de crise, contratamos mais funcionários, fizemos novas parcerias e implementamos um sistema de automação de Marketing, um investimento que parece de risco quando nos deparamos com o atual cenário brasileiro. Mas o risco se tornou aumento no faturamento, melhoramos a qualidade dos nossos serviços para os clientes que já tínhamos e aumentamos o número de procura, assim como o de cliente.

Ao pensar somente em cortes, em mudar a sua empresa para uma praça mais barata, em cortar os valores investidos em propaganda, em prestação de serviço de atendimento de qualidade, cortamos também alguns clientes que procurarão pelo concorrente que mantém esse bom serviço em andamento, cabe a você se planejar para ser a empresa que cortará gastos e perderá clientes ou aquela que aproveitará a oportunidade para engaja-los. Lembrando que conquistar um novo cliente é mais caro do que manter aquele que já confia em você.

Onde o Marketing Digital entra nessa história?

Um bom setor de Marketing de forma geral, funciona como um motor de vendas para sua empresa, mantém sua marca conectada diretamente com seu público-alvo, atuais e futuros clientes, e corta-lo seria esfriar esse relacionamento em um momento que é fácil perder um cliente e difícil de conquistar um novo.

Então, ao invés de corta-lo, é necessário turbina-lo, quanto maior o investimento, maior o retorno. Uma análise divulgada em 2014 pela TechCrunch, mostrou que em 2013 os gastos em mídias digitais ultrapassaram jornais e revistas, ficaram atrás apenas da publicidade na TV.

Para 2015, a previsão feita pelo Site eMarketer mostrou que os gastos no Brasil com mídia online ultrapassariam a marca de R$ 7 bilhões, 10% que em 2014, em pleno ano de recessão econômica.

Veja nesse quadro as vantagens de Mídias online (Marketing Médico Digital) em relação as Mídias Offline.

marketing-digital-vs-marketing-offline

Ou seja, por mais que o retorno de um marketing investido na televisão seja alto, o custo para fazê-lo é enorme, enquanto no Marketing Digital, o custo é menor, o conteúdo é flexível e você pode modificar uma campanha de acordo com o Feedback que se obtém dela, tornando seu custo cada vez menor e o retorno cada vez maior.

Como já foi dito aqui no post, o índice de crescimento do Marketing Digital no Brasil nesse ano foi de 10%, no ranking mundial, ocupamos a 6ª posição.

O trabalho de SEO, blog, nutrição de Leads, gestão de conteúdo tem um custo 61% menor que nas mídias tradicionais.

Lembre-se que na internet também há concorrência e também é barato para ele investir nesse mercado, então é importante que haja uma frequência no seu trabalho, qualidade nas suas campanhas.

Por onde começar?

Frequente eventos de Marketing Digital, faça cursos online, baixe materiais gratuitos que as agências disponibilizam na internet, acompanhe blogs, entenda do assunto, perceba como funciona, saiba fazer e saiba quem contratar para te ajudar.

Conte com a gente nessa jornada de aprendizado!

Boa semana!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem 4 comentários

  1. Priscila

    Parabens pelo texto ^^, gosto muito da forma como escvreve em seu site. Peço que escrevam sobre o SEO. Obrigado e ótimo 2016

    1. Gutemberg Fernandes

      Olá Pricila, obrigado por seu comentário! Vamos criar uma categoria específica sobre SEO em nosso Blog ainda esse mês. Abraços e um excelente 2016 pra você também!

    2. Bom dia Priscila, já está no ar o primeiro post da categoria de SEO =) dá uma olhada, se tiver alguma sugestão ou dúvida dentro de SEO, fale com a gente que com certeza entrará na lista de temas para posts!
      Obrigado!

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