Antecipadamente, é um velho ditado comercial dizer: cerca de 20% de seus clientes produzem 80% de suas vendas . O engraçado é que, mesmo com as vendas, os empresários geralmente ignoram a regra 80/20.

Todos somos tentados a perder tempo tentando agradar a todos os nossos clientes, em vez dos mais lucrativos.

Estamos todos condicionados a responder sempre ao estímulo ao nosso redor. Portanto, se você obedecer à regra 80/20, sempre sentirá como se estivesse ignorando alguma coisa – porque está.

Seu objetivo deve ser concentrar-se nos 20% de clientes que são essenciais para a prosperidade de seus negócios.

Regra 80/20 – Alguns hacks importantes para você conseguir se concentrar no que gera resultados

Concentre-se na sua lista de Clientes

Geralmente você coloca seu foca lista de e-mails ou os seguidores da sua nas Redes Sociais. Mas, ainda acho incrível quantas empresas não se preocupam em procurar dados de vendas nos clientes.
Que tal fazer isso: verifique quais clientes da sua lista compraram mais recentemente, compraram com mais frequência e gastaram mais dinheiro. Bingo. Você encontrou um pedaço dos seus 20%. Concentre-se neles. Envie-lhes melhores presentes de Natal. Envie um cartão postal para eles quando estiver de férias.

Onde seus clientes moram?

Mergulhe nos seus sistemas de ponto de venda e descubra onde seus clientes lucrativos realmente moram. Você pode fazê-lo realmente simples com tachinhas em um mapa, se quiser; ou você pode fazer um estudo detalhado. De qualquer forma, as probabilidades são de pessoas ou empresas de determinados bairros ou cidades estaremos gerando a maioria dos seus negócios.

Encontre os nichos dos seus clientes.

Os clientes que compram os produtos ou serviços mais caros quase sempre se encaixam em um grupo demográfico peculiar. Eles são visivelmente diferentes do que todos os outros. Fique de mente aberta ao descobrir isso também. Por exemplo, nós temos um cliente que trabalha com depilação. Recentemente descobrimos que a área da virilha era mais solicitada por mulheres que moravam em um determinado bairro. BINGO! Todas fizemos uma campanha para este produto naquela região específica e os resultados só crescem.

Demitir seus clientes problemáticos.

Em contraste inevitavelmente, existem outros 10 a 20% dos clientes que acumulam problemas e aumentam o tempo de atendimento do seu time, impedindo que você se concentre nos clientes do grupo dos 20% mais lucrativos. Os clientes que não enxergam o real valor de seu produto ou serviço, não devem estar com você. Se você tentou de alguma maneira encaixar um pino quadrado em um buraco redondo tentando agradar esses clientes, pare. Aqui na agência já caímos nessa armadilha e o resultado é muito ruim.

Regra 80/20 – Identifique seus ‘compradores silenciosos de alto volume’.

Quase todas as empresas têm alguns deles – especialmente em empresas de B2B. Eles enviam um pedido de compra a cada dois meses, e geralmente é um bom e gordo. Esses realmente são seus clientes de maior retorno. Eles exigem tão pouca manutenção que você nem percebe que eles estão lá a maior parte do tempo. Em vez disso, você está perdendo tempo ao telefone com o cara estridente da sua carteira de clientes, que na verdade lhe custa mais dinheiro em serviços do que ele. Ignore os clientes problemáticos e direcione seu tempo para o relacionamento com grandes gastadores e sem problemas. Sendo assim, leve-os para almoçar. Converse com eles. Você certamente encontrará um produto ou serviço que você não conhece.

É tão natural querer prestar atenção a todos os seus clientes. Mas, você não precisa de todos – longe disso.

Sendo assim, afaste-se dos 20% de seus clientes que causam problemas e concentre-se nos 20% que mais compram de você.

Regra 80/20

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Gutemberg Fernandes
Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Conexão Agência Digital

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