#RDsummit: 4 sacadas para sua empresa colocar em prática em 2018

#RDsummit: 4 sacadas para sua empresa colocar em prática em 2018

Sacadas para empresas: RD SUMMITA Resultados Digitais promove anualmente o maior evento de marketing digital da América Latina, o RDSUMMIT. A Conexão Agência Digital na condição de Agência parceira da RD, esteve presente em mais um ano do evento e, desta vez, com toda a equipe.

Como sempre fazemos, ao final de cada RDSUMMIT, compartilhamos aqui no blog nossas impressões e pontuamos as tendências do marketing digital para o ano seguinte. Aqui, nossas impressões do último evento e que se confirmaram ao longo de 2017.

Agora, vamos pontuar aqui o que extraímos do evento deste ano e o que deve ser tendência para 2018, vamos lá?

  1. Inovação

Parece clichê falarmos de inovação nos dias atuais, mas sim, as coisas podem mudar radicalmente em menos de um ano e se sua empresa não estiver atenta, perde mercado e fica fadada à estagnação.

Na palestra do Marcos Piangers sobre novas tecnologias e inovação, gostamos muito da sacada que ele deixou da industria fonográfica que em 1999 bateu recorde de faturamento. Porém, a partir dos anos 2000, as pessoas começaram a utilizar programas para baixar músicas gratuitamente. A indústria fonográfica preferiu perseguir e tirar doa ar esses programas a procurar entender essa tendência. Era a sociedade falando pra indústria que queria uma nova forma de consumo. A Apple sacou e o resto da história vocês devem conhecer (itunes).

Estar atento ao comportamento das pessoas, em especial, ao comportamento do seu público alvo pode ser determinante para o posicionamento de sua empresa, portanto, pesquise, procure pensar “fora da caixa”, avalie as tendências e veja de que forma o seu negócio pode tirar proveito.

    2. Vídeos

É chover no molhado dizer que sua empresa precisa marcar presença na internet e Sacadas para empresas: RD SUMMIT vídeoos vídeos já são e devem ser em 2018, um dos principais pilares de uma estratégia de conteúdo.

Na palestra do Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, rolou um insight bem interessante: Você sabia que empresas que produzem vídeos sobre os seus produtos ou serviços atingem as metas de faturamento 49% mais rápido do que as empresas que não produzem?

Portanto a dica aqui é: Pense no problema que seu produto ou serviço resolve. Grave vídeos falando a respeito. Você conseguirá aproximar sua empresa de seu público alvo de uma forma muito objetiva e clara, além de humanizar sua comunicação. As pessoas querem se relacionar com as marcas e querem saber quem são as pessoas que estão por trás de delas. Pense nisso!

    3. Conteúdo

Este tema esteve em voga no evento de 2016 e agora em 2017 ainda mais. Artigos, Vídeos, eBooks e a última tendência, webinars e podcasts. Produzir e promover o conteúdo de sua empresa pode te posicionar como uma autoridade em seu mercado. Na palestra do Vitor Peçanha, CEO da Rock Content rolou o seguinte insight: “Empresas que produzem mais de 13 conteúdos mensais conquistam em média 4,2 vezes mais visitantes do que as publicam em menor quantidade. (Content Trends, 2017)”

Portanto, mão na massa! Produza conteúdos que respondam às dúvidas de seu público alvo e você terá sua admiração.

    4. Inteligência Artificial – Chatbots

Um assunto falado em quase todas as palestras que assistimos: Chatbots. A grosso modo, você pode pensar que chatbots são robôs que conversam com pessoas via chat. Não se deixe enganar por esse conceito. A coisa é bem mais abrangente e impressionante do que parece.

Eles representam uma grande evolução na relação entre marcas, pessoas e empresas. Um chatbot é um robô desenvolvido a partir de software de comunicação automatizada. Os mais avançados possuem inteligência artificial e vão  aprendendo com cada conversa para conseguir interagir cada vez melhor com as pessoas, em conversas futuras. É a personalização da comunicação. Desta forma, sua empresa vai entregar ao consumidor de sua informação exatamente o que ele está procurando. O software vai mapeando suas conversas e de acordo com que o usuário vai falando, você pode entregar algo bem personalizado pra ele. E tudo de forma automatizada!

Com os avanços de inteligência artificial e machine learning, a tendência é que os chatbots possam oferecer experiências mais personalizadas de atendimento.

Não ignore essa tendência por parecer muito “futurista”. Lembre-se da dica 1 e pense fora da caixa. Pesquise sobre o assunto e veja as inúmeras ferramentas que já existem para esse fim.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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