RD Station: como utilizar a plataforma na estratégia de Marketing Digital?

RD Station: como utilizar a plataforma na estratégia de Marketing Digital?

E, aí, pessoal! Tudo beleza? Quero compartilhar com vocês uma ferramenta importante para as suas estratégias: o RD Station.

Esse é um recurso de automação que permite que a sua empresa trabalhe ações de Marketing Digital e vendas conjuntamente.

Assim, é possível otimizar os resultados, atrair mais leads e clientes e ter mais capacidade de prever e escalar o crescimento.

Além disso, por automatizar tarefas, a plataforma ajuda a melhorar a eficiência e a produtividade. Portanto, seu negócio só tem a ganhar!

Então, na sequência, vamos falar um pouco sobre Inbound Marketing e CRM, duas das principais táticas que você deve usar! Bora lá?

Inbound Marketing no RD Station

Em primeiro lugar, para entender a importância de usar o RD Station nas suas ações de Inbound Marketing, é preciso entender o comportamento do consumidor com a internet.

Hoje, dificilmente as pessoas vão até uma loja adquirir um produto, por exemplo, sem antes terem usado a web para sua pesquisa.

Ou seja, é online que a sua marca precisa ter presença. Pois, é nela que a decisão de compra acontece. 

Na maioria das vezes, influenciada pelo que o consumidor lê e descobre sobre o produto ou serviço. 

Dessa forma, as estratégias de Inbound Marketing, que têm o objetivo de atrair leads e convertê-los em clientes com conteúdos de valor, são essenciais nesse cenário. 

Então, através da identificação dos melhores canais para alcançar o perfil certo, sua empresa pode publicar esses materiais.

Depois, utilizar o RD Station para analisar todos os resultados de suas estratégias e campanhas em relatórios personalizados.

Assim, ficará mais fácil atrair, converter, se relacionar com essas pessoas e, claro, influenciar a decisão de compra. 

Mas, atenção: para ter uma boa estratégia de Marketing Digital, focada em Inbound, você precisa conhecer muito bem a persona.

Portanto, invista em pesquisa, busca pelas melhores palavras-chave, divulgação multiplataforma, entre outros cuidados. 

CRM e RD Station

Bom, com as estratégias de Inbound Marketing você provavelmente conquistará muitos leads e precisará gerenciá-los para qualificá-los e transformá-los em clientes.

Então, é hora de colocar em prática as ações de CRM (Customer Relationship Manager), onde o RD Station pode ajudar mais uma vez.

Afinal, a grande vantagem dessa ferramenta é você ter tudo em um só lugar e ainda poder automatizar diversas tarefas. Assim, com a plataforma, você:

  • Controla seu processo comercial, tendo uma visão clara do funil de vendas. Além disso, pode criar lembretes de follow-ups, verificar o histórico de cada lead ou cliente, entre outros;
  • Aproveitar as integrações disponíveis para melhorar o relacionamento e levar ao fechamento. Você pode, por exemplo, ter mensagens pré-montadas para envio direto pelo WhatsApp e até ter um atendimento virtual;
  • Integrar as áreas de marketing e vendas e potencializar os resultados. Inclusive, todos poderão acompanhar as etapas do funil, o relacionamento e identificar oportunidades, assim como ver feedbacks para melhoria contínua. 

Assim, a gestão fica facilitada. Você integra todos os times que estão envolvidos no processo de atração, qualificação e conversão. 

Além disso, ainda pode analisar a experiência dos leads e clientes com a sua empresa. Tudo que um CRM faz e até mais para aumentar suas vendas e performance!

Funil de vendas e automação

Então, como você viu, o funil de vendas é parte importante dos recursos do RD Station. 

Sendo assim, é válido que você conheça as principais fases e como a plataforma auxilia. Basicamente, são 4 pilares na ferramenta:

1) Atrair visitantes 

Em primeiro lugar, com os dados e relatórios da plataforma você pode criar ou melhorar sua estratégia de Marketing Digital para atrair as pessoas certas. 

Ou seja, um público qualificado para o seu site ou blog. Depois, também poderá avaliar resultados e usar aprendizados para criar postagens para as redes sociais e melhorar todo o processo de atração.

2) Qualificação de leads

Em segundo lugar, o RD Station oferece ferramentas para que você crie uma base de contatos “quente”, que irão gerar oportunidades de negócio.

Assim, você converte visitantes em leads qualificados de fato, ampliando as chances de fechamento.

3) Construção de relacionamento e oportunidades

Após, é hora de construir um relacionamento, aumentar a confiança e seguir ampliando a segmentação por toda jornada de compra. 

Dessa forma, você poderá criar campanhas de e-mail marketing com envios automáticos e com mensagens pré-programadas, por exemplo. 

Além disso, poderá estabelecer a nutrição do relacionamento com recursos de automação, aumentando a produtividade.

4) Fechamento das vendas

Por fim, você poderá usar a ferramenta Lead Scoring e o Lead Tracking do RD Station para monitorar visitas, identificar as melhores oportunidades e ampliar as chances de fechamento.

Com esses recursos, você consegue usar critérios pré-estabelecidos e específicos para o seu negócio que identifiquem os melhores leads. Assim, economizará esforços, tempo e ainda será mais assertivo. 

Lembre-se que nesse processo do funil de vendas, tanto Marketing quanto Comercial precisam ter sinergia.

Afinal, a melhoria do trabalho de um, dependerá também do feedback e resultado do outro. 

Então, curtiu tudo o que o RD Station pode fazer por você? Se ficou alguma dúvida ou quer ajuda para montar sua estratégia, fala com a gente!

Além disso, acompanhe nosso blog para ficar por dentro de novidades do mercado e estratégias que fazem a diferença. Valeu e até já!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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