Público-alvo: Conversão: Página de Captura [Conexão em 1 minuto#7]
Página de Captura (Landing Page)

Público-alvo: Conversão: Página de Captura [Conexão em 1 minuto#7]

Página de Captura (Landing Page)
Página de Captura (Landing Page)

Olá pessoal, tudo bem? Resolvemos dar uma folga pra vocês no carnaval, alguns aproveitaram esse tempo para revisar o conteúdo e tirar as dúvidas com a gente, mas não tem problema se você viajou, foi curtir e não deu atenção aos estudos, estamos sempre disponíveis para ajudar, vamos juntos!
Até aqui nós finalizamos o primeiro passo do Inbound Marketing que é a atração, entramos na sexta aula já falando de conversão, mais precisamente sobre as recompensas digitais, não se lembra? Clique aqui para revisar. Continuando no passo Conversão, vamos aprender hoje sobre as Páginas de Captura, que nada mais é do que o meio onde você entregará as recompensas que você criou em troca dos dados do seu público-alvo, que se tornará seu Lead.
Se a gente brincar que toda venda é um casamento, o momento em que seu público-alvo entra na sua página de captura e te fornece os dados, tá marcado o primeiro encontro! Mas lembre-se, a primeira impressão tende a ficar na maioria dos casos, caprichem no conteúdo, heim? (Não perca seu “crush”/”affair”/”pretendente” para concorrência).

Recebemos algumas recompensas digitais e revisamos para o pessoal antes que eles ficassem prontos para essa troca, se você ainda não nos mostrou, não deixe de faze-lo!

Seguindo, lembram-se quando nós mostramos as segmentações de campanhas no Facebook? Ou quando falamos de anúncios no Google? Enfim, quando introduzimos o assunto “mídias sociais”? Então, tudo isso é muito importante para você atingir seu público-alvo, para que eles conheçam sua marca, e é uma forma de você divulgar sua recompensa digital. É nessa hora que a página de captura entra, e tem que entrar bem, do contrário toda a mídia que você investiu e construiu terá sido em vão, e se for paga, resultará em prejuízo. Ou seja, antes de anunciar, por exemplo, um anúncio oferecendo um E-book que ensina os 5 passos do cabelo saudável, tenha pronta uma Página de Captura eficaz para receber bem seu futuro Lead, do contrário será como conseguir marcar um primeiro encontro com uma pessoa mas leva-la a um local que não vai agrada-la , a pessoa vai querer voltar por onde veio, e no caso da página de captura, clicar no X o mais rápido possível.. mas poxa, se ela clicou no seu anúncio, ela está interessada, vamos caprichar então para ela converter, certo?

Certíssimo, por isso a importância de construir bem a sua página de captura, a pessoa que clicar no anúncio do seu Ebook deve cair em uma página atrativa, simples, fácil de entender e objetiva, que fale exatamente do que se trata o Ebook e quais dados exatamente ela deve oferecer para recebe-lo.

Pra te ajudar a montar uma Página de Captura efetiva e de forma prática e fácil, preparamos 4 elementos que consideramos e já testamos na prática serem os mais importantes para aumentar o índice de conversão da sua Landing Page (Página de Captura)

1 – Título e Subtítulo 

O título e subtítulo da sua Página de Captura são 4x mais vistos que os demais elementos da página, então são neles que você deve dizer exatamente do que se trata o conteúdo mas de uma forma atrativa, que faça seu visitante pensar “esse Ebook fará diferença para mim, eu preciso dele”. Não seja genérico na hora de construí-los, pois isso pode dispensar pessoas que realmente estejam interessadas na sua marca e atrair “Leads não qualificados”, que farão parte da sua lista, que você perderá tempo e dinheiro os alimentando, mas, no fim, não estará interessado em dizer sim na hora do casamento, na hora da venda. Seja, então, claro e persuasivo na construção desses elementos, por exemplo, já criamos uma campanha para as empresas solicitarem um diagnóstico de Marketing Digital para perceberem o posicionamento de suas marcas perante o mercado online. Como você ofereceria essa oferta na sua Página de Captura, utilizando o título A ou B?

Título A: Solicite um diagnóstico de Marketing Digital – Assine e receba uma avaliação.
Título B: Avalie o Marketing Digital da sua empresa com um especialista – Descubra os problemas que ela apresenta e as melhores soluções para aumentar os seus resultados.

Se você respondeu Título B, parabéns, sua página converteria quase 60% a mais do que a de quem escolheu o Título A. Dependendo da importância da página para os seus negócios, é um aumento bem considerável, não é mesmo?

2 – Formulário

A parte que mais interessa para você, mas não para o seu visitante, para ele é a parte chata, ter que fornecer dados para receber a recompensa. Por ser chato pra ele, é importante para você solicitar apenas os dados que sejam realmente necessários, um campo que você dispensar por não ser tão importante, já aumentará seu índice de conversão. Outro fator importante ao analisar o tamanho e quantidade de campos de um formulário, é o que você oferece em troca. Se você fizer 10 perguntas em troca que ele assine seu blog, não espere conseguir muitos Leads, nesse caso, apenas o -email é mais do que suficiente, mas se oferecer um desconto relevante em seus produtos, peça o que você precisa ter dele, uma recompensa digital fica mais ou menos entre eles, você pode pedir mais que apenas um e-mail, mas não mais do que é extremamente necessário para o seu objetivo.

3 – Call – to – Action (Chamada pra ação)

Call to action é a ação que você deseja que o seu visitante tome na sua página, baixar um e-book, assinar uma lista, assistir a um vídeo, enfim, é a ação para conversão.

Um ponto chave para a sua conversão é você ser específico, ser objetivo, não use termos como “enviar” ou “cadastrar”, são genéricos demais, use termos que enfatize a ação que ele tomará, como “Baixar Ebook” ou “Assistir ao vídeo”.

Outro ponto chave tão importante quanto é a posição do botão de conversão, que contém a chamada. Se tratar de uma página que precise de muita informação para que não haja dúvidas, coloque o botão no inferior da página. Se for algo mais simples como um Ebook, coloque tanto o seu formulário quanto o botão da chamada já bem próximo ao produto.

É importante também se atentar a cor do botão, aqueles que apresentam cores opostas ao fundo da página, tendem a apresentar um número maior de conversão, veja nessa imagem quais são as cores opostas (chamadas de complementares):

paleta de cores complementares

Se sua Página de Captura  tiver por exemplo como fundo a cor verde, use a cor vermelha no botão da chamada pra ação, assim como a relação entre azul e amarelo e as demais que você pode olhar na imagem.

4 – Imagens

Tendem a ser esquecidas por quem se arrisca no Marketing Digital, sendo que muitas vezes, ela é o primeiro elemento a ser visualizado na página e, se for de encontro ao que você quer ou não reforçar, pode levar a pessoa a fechar a sua Página de Captura sem se quer ler sua descrição.

Imagens que você deve evitar: Pessoas muito felizes (ninguém mais cai nessa né?), de baixa resolução (é muito comum escolher uma imagem pequena no Google e amplia-la para adequar ao tamanho da sua página, quer maior prova de amadorismo?), Imagens clichês (Se a imagem é clichê, para o usuário o material também será, além do que ele pode te confundir com outras empresas), que não condizem com o conteúdo (existem muitas bibliotecas de imagens na internet e o Google também está ai pra te ajudar, não coloque qualquer imagem apenas para ficar bonito).

E agora?

Agora é montar uma Página de Captura que se relacione com a personalidade da sua empresa, que tenha as cores do seu site, por exemplo, e que sejam diretamente relacionadas com o objetivo dela, veja um exemplo que criamos: link da página: http://consultoria.conexaoagencia.com.br/marketing-digital-para-iniciantes-2

Página de Captura
Página de Captura

 

Qualquer dúvida, já sabem, nos chamem nos comentários ou por e-mail: contato@conexaoagencia.com.br

Bom trabalho e até amanhã!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem 5 comentários

Deixe uma resposta