Como começar a produzir conteúdo?
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Como começar a produzir conteúdo?

Com certeza você já ouviu falar sobre a importância de produzir conteúdo. Afinal, essa é uma prática que ajuda a atrair as pessoas certas para o seu negócio.

Além disso, as estratégias de Marketing de Conteúdo contribuem para gerar mais autoridade e relevância para a sua marca.

Ou seja, com ele, você é notado por um número maior de clientes em potencial. O que aumenta suas vendas ao longo do tempo.

Entretanto, para “colocar a mão na massa” é preciso entender qual é o jeito certo de criar conteúdos.

Assim como, quais são os tipos de materiais mais comuns, por onde começar, que canais usar, entre outras informações importantes.

Abaixo vou compartilhar com vocês tudo isso. Bora lá?

Por onde começar a produzir conteúdo?

Bom, ninguém pode começar a produzir conteúdo sem saber para quem e em qual contexto. Por isso, destaco duas coisas que você precisa realmente fazer antes de iniciar a criação:

1) Defina sua persona

Em primeiro lugar, você deve conhecer a fundo quem é o seu público-alvo e como ele se comporta.

Quais são os problemas que eles precisam resolver? Do que eles necessitam e gostam? Onde eles costumam buscar informações?

Descubra quais são as principais características dessas pessoas e monte sua persona.

Somente com esse panorama você poderá, por exemplo, definir os canais mais adequados para a sua empresa falar com elas.

Assim como, saberá qual a linguagem mais indicada e o tipo de conteúdo a ser produzido.

2) Conheça o mercado e a concorrência

Depois, também é válido levantar o que os seus concorrentes andam fazendo e o que está tendo bons resultados.

Afinal, vocês compartilham um consumidor em potencial semelhante. Esse estudo te dará bons insights para montar sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Também avalie quem são as autoridades dentro do seu nicho. Elas também te darão uma boa ideia do que é tendência no mercado quanto a temas e comportamento do consumidor.

Quais são os principais canais de comunicação?

A partir do momento que você entender os pontos acima, já pode começar a pensar em produzir conteúdo.

Então, antes de iniciar a produção, é preciso conhecer os principais canais de comunicação que têm sinergia com o seu cliente.

Geralmente, uma estratégia de Marketing de Conteúdo e atendimento com foco no digital incluirá:

  • Redes sociais diversificadas, como Instagram, Facebook, WhatsApp e YouTube, por exemplo;
  • Blogs;
  • Sites;
  • E-mails;
  • Newsletters;
  • Chat online;
  • Autoatendimento digital;
  • SMS, entre outros.

Inclusive, cada um deles costuma ser utilizado em um determinando momento da jornada de vendas.

Com o tempo e uma persona bem definida, você saberá definir qual o melhor momento para usar cada canal.

Mas, de cara, já te dou uma dica: quando você encontrar um canal que dê certo, foque nele. É importante você priorizar o que funciona e partir de algum lugar.

Especialmente, se estiver começando a produzir conteúdo, abraçar o mundo não será uma boa estratégia.

Em quais tipos de conteúdo investir?

Como falei, é importante ter foco quando encontrar um dos canais acima que gere resultados reais.

Entretanto, é fundamental saber que existe uma série de tipos de materiais por onde você pode começar. Os principais são:

  • E-books: podem fazer parte de uma Landing Page, por exemplo, ou estarem disponíveis para download no seu site. Ajudam a gerar leads e conversões futuras;
  • Postagens em redes sociais: nesse caso, você deve adequar os conteúdos à plataforma que for publicar. No YouTube, foque em vídeos. No Instagram, em fotos bem trabalhadas. Sempre materiais de valor e que ajudem a resolver o problema da persona ou a criar engajamento. Humor, os famosos memes, também são bem-vindos;
  • Blog posts: aqui, é essencial conhecer as melhores palavras-chave e práticas de SEO para otimizar seu site e seus artigos. Não se esqueça de que as palavras-chave precisam ter relação direta com o público-alvo e o que ele busca;
  • Vídeos: independente da qualidade (sim, o “feio” também funciona aqui), esse é um material que humaniza a comunicação. Por isso, ao produzir conteúdo faça vídeos. Não tenha medo de falar e aparecer para o seu público.

Pronto para produzir conteúdo?

Então, com o que você viu até aqui, já se sente mais pronto e confiante para produzir conteúdo?

Para fechar, separei algumas dicas que te ajudarão a ter materiais ricos ou mais simples, mas que farão sucesso:

  • Faça um bom planejamento da produção. Inclusive, separado por canal. O ideal é ter sinergia entre os canais;
  • Esteja sempre se atualizando. Tanto de olho nas novidades do mercado quanto nas tendências do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo;
  • Tenha algum conhecimento de SEO para poder adequar seu site e blog posts;
  • A qualidade do conteúdo é fundamental, mais do que o design. Foque nisso;
  • Fique de olho nas métricas. Esses resultados que te nortearão para produzir conteúdo e saber quais são os canais que você deve se concentrar;
  • Pense na possibilidade de fazer parcerias, com guest posts, por exemplo. Afinal, isso aumenta o alcance do público e sua notoriedade.

Se ficou alguma dúvida é só mandar pra gente aqui nos comentários, beleza? Até a próxima!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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