Posicionamento de marca: o segredo das empresas de sucesso 

Posicionamento de marca: o segredo das empresas de sucesso 

Já reparou que algumas empresas entram em um mercado poluído de tantos concorrentes e mesmo assim conseguem se destacar? Ficamos nos perguntando o porquê disso não acontecer com a gente, colocamos no universo a responsabilidade pelo sucesso de outras marcas e o insucesso do nosso próprio trabalho. Nesse post, vamos revelar um dos principais segredos das empresas que se destacam: o posicionamento de marca.

Como empresa de Marketing Digital, acabamos por mergulhar no mundo de muitos negócios, e percebemos que, muitas das vezes, somos procurados em um momento de desespero dos empreendedores, que vêem seus concorrentes crescendo na internet e tentam aplicar estratégias mas não chegam em lugar algum. Ao contrário, ficam a deriva, sem saber exatamente qual rumo tomar, e deixam também seus consumidores confusos, ou seja, um tiro no pé.posicionamento de marca

Se você quer entender melhor sobre isso e mudar o patamar da sua empresa ou da companhia em que você trabalha, continue lendo esse artigo.

O que é posicionamento de marca?

Já começo deixando um exemplo, a Pepsi. Após muitos anos tentando brigar no mercado com a Coca-cola para ser a preferência dos consumidores, ela resolveu assumir a sua posição de segundo melhor refrigerante do mundo.

O famoso “Pode ser”, que pode ser muito melhor. Se não tem Coca, vai pepsi, e vai ser demais. O posicionamento de marcaresultado disso foi sucesso, a reação negativa diante da não opção pela Coca-cola dentro dos estabelecimentos mudaram, e consequentemente as vendas da Pepsi aumentaram.

Isso porque a Pepsi se posicionou e assumiu seu papel dentro da cabeça dos consumidores de refrigerante.

Ou seja, posicionamento de marca é o papel que sua empresa ocupa na vida dos consumidores, onde suas qualidades, exclusividades e vantagens estão claras e aceitas na mente do público.

Se o seu posicionamento é propor a melhor experiência para o consumidor na hora de tomar café, ainda que seja no estilo “para viagem”, essa proposta deve estar clara em todos os pontos da sua empresa. CEO, funcionários, atendentes, e, principalmente os clientes, devem ter isso claro e você precisa ter o cuidado para que todos aceitem e compartilhem essa verdade.

O parágrafo acima te lembrou alguma empresa? Acredito que podemos concordar que a Starbucks tem um excelente posicionamento de marca.

3 Dicas para encontrar o posicionamento de marca ideal para a sua empresa

1. Conheça profundamente o seu público-alvo

A sua estratégia será falha se não for pensada no seu público-alvo. Conheça profundamente quem são essas pessoas e o que elas esperam do mercado em que estão inseridas.

Os mínimos detalhes são extremamente importantes quando avaliamos a saturação do mercado. Você precisa pensar no que o seu concorrente não pensou.

É necessário haver uma ligação entre a sua essência, a essência do seu público e o que mercado precisa.

2. Escolha uma vertente de posicionamento para seguir

Não é uma regra, mas escolher uma dessas vertentes para o seu posicionamento facilitará a clareza da proposta tanto para você quanto para os seus consumidores. São elas:

2.1 Posicionamento específico: Sua marca pode se sobressair por ter o melhor preço do mercado, a melhor tecnologia, o melhor atendimento, a maior flexibilidade de prestação de serviço etc.

2.2 Posicionamento contra concorrente: Sua marca se evidencia entre as concorrentes, sendo a melhor entre todas. Claro que para isso ela precisa ser a melhor, pois ao contrário, o posicionamento pode potencializar as suas fraquezas (Entenda melhor assistindo a esse vídeo)

2.3 Posicionamento por benefício: Sua marca oferece ao consumidor um benefício pelo consumo do produto que é diferente das outras. Seja um plano de fidelidade, sistema de pontos, brindes etc.

2.4 Posicionamento de categoria: Sua marca se declara líder de uma categoria específica. Por exemplo a Gillette, que virou um sinônimo de lâmina de barbear.

3. Monte uma estratégia de comunicação subjetivaposicionamento de marca

Se você aparecer do nada falando para as pessoas que você é a melhor empresa do mundo, elas vão rir de você. O seu posicionamento deve ser subjetivo e inserido na mente das pessoas aos poucos, através de, principalmente, muito conteúdo.

Entre agora no Instagram da Starbucks e perceba que as fotos todas estão ligando a experiência do café com viagens, elegância, moda, sofisticação e estilo de vida. Isso implica na cabeça das pessoas que para uma experiência completa de viagem, por exemplo, elas precisam comprar um Starbucks no aeroporto, e mais, precisam tirar foto e compartilhar com os amigos, fortalecendo a marca.

Outros exemplos:

A Nubank chegou há pouco tempo no mercado se posicionando como uma oportunidade de facilidade nas transações de crédito. Nenhuma taxa e muita experiência boa. O “roxinho”, como eles apelidaram o cartão e seus consumidores acataram de forma muito positiva, é visto como o companheiro de vida e realizações das pessoas. O sistema todo online, prático e com várias facilidades chamam atenção de quem está cansado de burocracia.

A Coca-cola é a embaixadora do Natal, não temos como negar. O final do ano se aproxima e nós jáMindset Conexão esperamos pelo caminhão de músicas natalinas, e a ceia só fica completa com o refrigerante na mesa.

Mais do que uma viagem divertida, a Disney se posiciona como uma experiência quase que obrigatória de vida. Quando crianças, vivemos no mundo encantado de seus desenhos e crescemos com aquela necessidade de experimentar tudo isso em Orlando.

Os usuários da Apple se sentem diferentes e especiais, mas no final, quem tem iPhone ou mac não é diferente de quem tem Android ou qualquer outro notebook, mas quando entramos em um café e uma pessoa está trabalhando em um mac, já logo imaginamos que ela atua em algum ramo diferente, criativo e inovador.

E ai, qual o posicionamento da sua marca? 

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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