Por que publicar vídeos na sua Fanpage ou da sua empresa? Como isso enriquece sua estratégia Marketing Digital?

Por que publicar vídeos na sua Fanpage ou da sua empresa? Como isso enriquece sua estratégia Marketing Digital?

Marketing Difital
Marketing Digital

O algoritmo do Facebook é alterado periodicamente, ou seja, altera a leitura da rede social sobre quais conteúdos postados são mais relevantes e devem ser exibidos para o maior número de pessoas. Quando se trata de Marketing Digital, esse fator é extremamente relevante.

Você já deve ter notado que são várias as empresas que estão trocando as mídias convencionais de publicidade e utilizando propaganda audiovisual para engajar sua audiência, e tá dando certo. É preciso antes de gravar um vídeo, analisar sua importância, o que realmente é relevante ser dito e como fazê-lo de forma efetiva, vamos falar sobre isso nesse post.

É mais barato fazer vídeo a outra forma de publicidade pois o alcance orgânico para esse tipo de mídia é maior, ou seja, mais pessoas tem acesso a ele sem você pagar por isso.

Já foi constatado que os vídeos possuem um alcance maior de usuários e seu uso cresceu muito no último ano.

Um estudo elaborado pelo Facebook em janeiro de 2015 identificou que seus usuários de todo o mundo aumentaram as postagens de vídeos em 75%. Maior do que o aumento de postagens, somente o aumento de visualizações, que foi de 360%. Esse estudo identificou também que pelo menos 50% dos usuários assistem a no mínimo um vídeo no Feed de notícias por dia.

Por que você deve então incluir postagens de vídeos na Fanpage para o sucesso de sua estratégia de Marketing Digital?

O Facebook considera a linguagem do Vídeo mais a universal de todas, ultrapassa imagens e textos (não os substituindo, a junção de todas as linguagens é o ideal). Além disso, existe a facilidade de acesso, a pessoa que vai assistir não precisa acessar outros canais como o Youtube para adquirir essas informações.

Veja algumas formas que contribuem para a facilidade de visualização dos vídeos no Facebook:

1 – Autoplay:

O Vídeo começa a rodar de forma automática, mas sem som, não assusta o usuário e desperta sua atenção, que aciona o volume e se dedica a assisti-lo.

2 – Sugestões de vídeos:

Quando você posta um vídeo no Youtube, alguém que assista a algum vídeo relacionado ao seu, pode receber a sugestão do canal para assisti-lo, o mesmo ocorre no Facebook. Os vídeos publicados diretamente no Facebook ficam nele armazenados e são sempre sugeridos nos perfis dos usuários, o que os mantém atraindo mais pessoas para a sua Fanpage.

3 – Publicação desses vídeos em outros sites:

Mesmo postando diretamente no Facebook, você pode utilizar o link do seu vídeo em outros sites, aumentando o número de pessoas atingidas por ele.

4 – Direitos autorais:

Preocupados com o grande número de republicações de vídeos sem autorização, o Facebook já estuda uma forma de banir essa ação, começando já de agora a priorizar os vídeos autorais, por tanto, se você posta o vídeo de outra pessoa, as chances de ele aparecer nos Feeds de outros usuários são bem menores do que se o vídeo for gravado por você mesmo.

Além de tudo isso, você pode direcionar para quem esses vídeos aparecerão na mídia paga e, através da ferramenta de gerenciador da página da sua Fanpage, analisar o Feedback obtido na sua publicação, quantas pessoas visualizaram os 3 primeiros segundos do vídeo, quantos foram até 90% e quantos assistiram o vídeo completo, dessa forma você pode perceber onde acertou e onde errou e a partir do próximo, gravar um vídeo mais efetivo e assim sucessivamente.

Para a qualidade e efetividade do seu vídeo, é necessário que algumas questões sejam avaliadas, são elas:

A linguagem do seu vídeo: O que você vende? Qual o seu público? Use uma linguagem clara e direta que vá de acordo com o entendimento do seu público. Lembre-se de não gravar vídeos pensando somente em atrair muitas pessoas, é um erro fatal, esse público virá se o conteúdo e a qualidade do seu vídeo for adequado.

A chamada: É importante que todo conteúdo publicado em sua Fanpage obtenha uma chamada, e uma boa, que seja relevante e faça com que o usuário acesse o link para abrir seu site, assinar seu blog, preencher um formulário, efetivar uma compra obter mais informações sobre o que é descrito no vídeo etc.

A escolha do Vídeo destaque: Quando você tem mais de um vídeo gravado no seu Facebook, é possível escolher um como destaque no seu álbum de vídeos. Escolha aquele que o Feedback foi mais positivo, assim como o número de conversão.

Seja breve e profissional: Assim como as pessoas dão o play em muitos vídeos, elas os abandonam com a mesma facilidade, então é necessário que você desde o início seja breve, objetivo, vá direto ao ponto do que será tratado para que ela entenda a relevância do seu conteúdo e continue assistindo ou clique no link que você oferece para terminar de ver, mas, ainda que você tenha prendido a atenção já no início do vídeo ou tenha conseguido fazer com que o usuário acesse sua página, o profissionalismo e a objetividade devem ser mantidas para que ela assista até o final. As pessoas estão nas redes sociais em algum momento de lazer, e por mais que possam se interessar pelo seu conteúdo, deve ser breve, ou ela pode abandona-lo por impaciência ou falta de tempo.

Agora é só começar, se tiver alguma dúvida sobre como gravar, postar, qual chamada utilizar, pode entrar em contato com a gente!

Boa semana!

Matéria do Facebook sobre os estudados realizados: https://insights.fb.com/2015/01/07/new-universal-language/

Próximo postRead more articles

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Deixe uma resposta

Fechar Menu