Tá colocando sua empresa na internet? Começar um blog é uma simples e efetiva maneira de apresentar o seu cartão de visita.

Já falamos em várias oportunidades as vantagens de se ter um blog. Apesar do poder das redes sociais, é no blog que você conseguirá armazenar e manter todos os conteúdos e materiais interessantes que sua empresa produzir, conteúdo esse que agrega valor a sua marca, aumenta a sua credibilidade e a confiança das pessoas no produto ou serviço que você fornece.

Você já deve ter visto e até mesmo utilizado para fins pessoais, ferramentas gratuitas de blogs que são fáceis de utilizar e rapidamente te permitem montar um amplo e efetivo espaço online. WordPress e Blogger são ótimos exemplos que oferecem uma estrutura muito boa de forma gratuita.

Mas então, por que não posso hospedar meu blog em um domínio gratuito?

Bom, apresentaremos 5 motivos pelos quais sua empresa não deve hospedar seu blog em domínio gratuito:

1 – Credibilidade

Com tanta gente fazendo blog por aí, utilizar um domínio gratuito te coloca no mesmo patamar de amadores na internet. Em uma pesquisa no Google por exemplo, onde um usuário pesquisa sobre algum produto ou serviço que sua empresa oferece e tem informações relevantes a respeito, em quem ele vai confiar?
–  www.suaempresa.wordpress.com
ou
www.suaempresa.com/blog ?

Se seu concorrente, que as vezes não tem um material tão rico igual o seu, tiver o blog registrado em domínio pago enquanto você faz uso do domínio gratuito, provavelmente você perderá seu cliente pra ele, mesmo tendo mais a oferecer.

2 – Imposição da sua marca

Já pensou em você e seus concorrentes dividindo o domínio? você.blogspot / seuconcorrente.blogspot ?
Você pode ser facilmente confundido com alguma empresa que tenha princípios divergentes dos seus.

Quando você registra seu blog no domínio da sua empresa, sua informação e seu conteúdo passam a ser vistos com a exclusividade que devem ser enxergados. Os usuários passam a associar seu conteúdo com a sua marca, se tornam seguidores e entendem você como referência ao produto ou serviço que eles procuram.

3 – Relevância para o Google / SEO

O Google se baseia na experiência do usuário para entender quais páginas são relevantes e quais não. Para ambos, o domínio gratuito é amador e sem grande relevância. Além do fator experiência do usuário, o conteúdo e a credibilidade do seu blog gratuito, será mérito da ferramenta de hospedagem. Por mais que você gere links externos e muita visita no seu blog, a relevância não será aplicada a sua marca, e sim ao dono do domínio.
Utilizando o domínio gratuito, então, você deixa de atingir um dos principais objetivos da estratégia de Marketing Digital, que é ser encontrado pelo Google nas principais palavras-chave do seu mercado.

4 – Limitação da ferramenta

As plataformas e temas gratuitos são extremamente engessados, por mais que sejam bonitos e te permitam compartilhar suas informações com a internet, elas são limitadas.

Você precisa ter um controle sobre o que acontece com sua marca na internet, e as informações desse tipo de plataforma não são completas.

Algumas atualizações, aplicativos, plugins e e diferentes tecnologias são inviáveis no serviço que essas ferramentas oferecem gratuitamente.

5 – E-mails profissionais

Ferramentas gratuitas não te permitem criar contas de e-mail profissionais. Você não poderá oferecer aos seus clientes uma conta que seja “contato@suaempresa.com.br“. E-mails hospedados em plataformas gratuitas também não passam muita credibilidade, como suaempresa@gmail.com, por exemplo.

Ou seja,

Se sua empresa já tem um site, monte seu blog em seu domínio, além da credibilidade, da relevância pro Google, da confiança do usuário, tudo o que você produzir nele, vai agregar valor a sua marca, e sua presença digital será forte e segura. Entrar na internet só por entrar, pode ser um tiro no pé, invista em sua marca, na sua presença online, na sua estratégia de Marketing Digital.


Giselle Andreolla
Giselle Andreolla

Sócia, Gestora de Conteúdo na Conexão Agência Digital

Conexão Agência Digital

    2 Comentários para "5 motivos para não hospedar seu blog em domínio gratuito"

    • Gisele Souza

      Boa tarde, eu hospedei meu blog com a Hostinger gratuitamente e já achava bom, depois comprei um dos planos e melhorou muito minhas necessidades. Fica a dica 🙂 Muito bom seu artigo, parabéns.

      • Gutemberg Fernandes

        Obrigado Gisele! O importante é fazer, você começou e depois melhorou e isso é ótimo. Além de agora você conseguir trabalhar melhor, o Google vai passar a enxergar o seu site com mais autoridade que antes! Parabéns!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado