Planejamento anual de comunicação e marketing: como garantir a redução de custos?

Planejamento anual de comunicação e marketing: como garantir a redução de custos?

Uma boa estratégia de crescimento passa, inevitavelmente, por um adequado planejamento de marketing. É por meio dele que podem ser definidas ações de acordo com o momento em que a empresa se encontra, de forma a contornar obstáculos e buscar os caminhos mais práticos para alcançar os objetivos inicialmente traçados.

O marketing pode influenciar diretamente no faturamento anual. Pois é essa ferramenta que viabiliza a comunicação direta com o seu público. É possível direcionar bem os recursos e garantir bons resultados, realinhando as diretrizes com um planejamento anual de comunicação e marketing.

Quer planejar sua comunicação e marketing sem gastar tanto? Veja aqui no post como realizar isso com algumas ações importantes.

Faça uma análise do segmento de atuação da empresa

O primeiro passo é conhecer bem o mercado de atuação. Todas as ações definidas pelo plano devem estar condizentes com a realidade atual do mercado. Essa análise deve envolver também as tendências para o futuro dentro do ramo.

Saber como a empresa se posiciona dentro desse mercado, é fundamental para saber que estratégias buscar, a fim de alcançar o crescimento do negócio.

Invista em uma análise aprofundada da concorrência

planejamento de marketingPara fazer frente à concorrência é preciso conhecê-la a fundo. Quais são as demais empresas inseridas no seu mercado? Informe-se a respeito dos seus fornecedores, clientes e intermediários. Como eles montam as próprias estratégias? Como anda a notoriedade das marcas concorrentes?

Encontrar essas e outras respostas pode ajudar a saber os pontos fortes e fracos da concorrência. Dessa forma, sua empresa pode visar atingir públicos que os demais não enxergaram antes, conquistando um espaço diferenciado e obtendo vantagens competitivas.

Esse acompanhamento deve ser constante. Assim como o mercado muda, as táticas de mercado da concorrência também. Para se manter um passo à frente dos concorrentes, é preciso investir em atitudes que não prejudiquem sua posição no mercado, em médio e longo prazo.

Determine o cronograma de suas ações

Tudo que for colocado em prática deve ser discutido previamente, de preferência com toda equipe envolvida. Nessa etapa, os vários aspectos das ações devem estar bem demarcados: datas, prazos, pessoas responsáveis, recursos direcionados, metas, e também uma boa descrição das estratégias. Tenha em mente que suas metas devem ser mensuráveis.

É o cronograma que permite o acompanhamento da execução de todas as ações de marketing definidas. Normalmente ele se configura como um documento no formato de tabela.

No entanto, não existe um modelo pré-definido. O cronograma deve ser elaborado de acordo com a necessidade.

Faça uma boa definição do seu orçamento

Saber o quanto se pode investir nas ações de marketing é muito importante. A definição de um planejamento de marketingorçamento orienta a empresa a respeito dos limites alinhados às estratégias estabelecidas.

Todas as ações planejadas devem ser quantificadas. Assim, é possível obter um panorama dos gastos com marketing e ainda um melhor controle da execução do seu plano.

Acompanhe sempre os resultados

Fazer um planejamento e não acompanhar o desenvolvimento das ações não é a escolha mais eficaz. O acompanhamento adequado é que fornece dados importantes a respeito da eficácia das estratégias que estão sendo adotadas.

Esse controle é conveniente para saber se a empresa está no caminho certo ou se existem falhas. Caso existam, será viável pensar em como corrigi-las em tempo — antes que ocorra algum eventual prejuízo.

Mantenha o seu planejamento de marketing atualizado. Ainda que concluído, ele pode — e deve — ser alterado, caso haja necessidade. Com o bom direcionamento de seus esforços, é possível reduzir os custos desnecessários e alcançar resultados positivos e lucrativos para a empresa.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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