Os 5 erros FATAIS cometidos pelas empresas ao se aventurarem no marketing digital

Os 5 erros FATAIS cometidos pelas empresas ao se aventurarem no marketing digital

Marketing Digital
Marketing Digital Conexão

Ainda é muito comum nos dias de hoje encontrar empresários que enxergam o marketing digital de uma maneira amadora, entendendo que basta criar uma página de sua empresa no Facebook, convidar os amigos para curtirem, divulgar incessantemente seus produtos e serviços, e esperar as vendas acontecerem.

Ocorre que depois de um tempo o máximo que eles conseguem são algumas curtidas em seus posts, alguns comentários de incentivo dos amigos e…nada mais.

Muitos acabam se frustrando e acabam por demonizar a internet como forma de vender e fazer negócios. Na cabeça deles, não funciona e pronto!

Já passou por isso? Não se preocupe, nós também já passamos.

Fique comigo até o final deste artigo e vou lhe mostrar os 5 erros mais comuns no marketing digital das empresas

E foi baseado em nossa experiência que elencamos aqui os 5 erros mais comuns cometidos pela maioria das empresas que tentam se lançar na internet. Veja se você já caiu em algumas dessas armadilhas:

1. Marketing Digital: Custo ou Investimento?

Muitos empresários reconhecem a importância da internet para o seu negócio, afinal, seu concorrente de repente já está lá marcando presença com um site, uma Fan Page, então ele também quer estar lá.

Este pensamento não deixa de ser positivo, porém, a maneira como muitos interpretam o “entrar na internet” é na maioria das vezes equivocada. Ao pesquisarem o mercado de agências e profissionais de marketing digital, muitos empresários recuam por considerarem os serviços excessivamente caros, e encaram o marketing digital como um CUSTO, quando na verdade deveriam encarar como INVESTIMENTO. Sim, um INVESTIMENTO. Porque atualmente há como medir exatamente o Retorno Sobre o Investimento de suas ações de marketing digital. Porém, muitos entendendo ainda ser um custo, resolvem pedir ajuda a um sobrinho, amigo, cunhado, enfim, alguém que na visão dele, “entende de internet”.

Aí vem a primeira frustração. Tudo fica “mais ou menos”. O site, a FanPage, a Logomarca…mas aí você pensa: “tudo bem, pelo menos agora entrei na internet, é só divulgar…”

2. Eu tenho muitos amigos no Facebook, a divulgação não será um problema

Com tudo pronto, você começa a publicar seus serviços no Facebook. Afinal, tantas empresas assim o fazem não é mesmo? Então todos os dias você publica um post com uma oferta, promoção, enfim, alguma coisa relativa à sua empresa, marca os amigos e….o tempo passa, as pessoas se cansam e você não vendeu nada. O máximo que conseguiu foi uma curtida ou outra em um post, um comentário de incentivo. Vendas que é bom…ZERO

Descubra neste artigo as melhores práticas no facebook.

3. Vou recorrer aos sites de anúncios

Na falta dos resultados esperados, você então resolve recorrer aos sites de classificados. Publica seu anúncio e de repente até recebe uma ligação ou outra, porém, dependendo do preço que você pagou, nem isso acontece, já que quanto menor o valor pago, pior é posicionamento de seus anúncios. Mais um pouco de dinheiro está indo pelo RALO.

4. Vou mandar emails para meus contatos e de quem mais eu conseguir

Nesta fase o desespero e o desalento já está batendo forte. Você então resolve de forma aleatória e sem qualquer critério, enviar emails para seus contatos, começa a garimpar emails de pessoas que você nem conhece para incluir em seus contatos, alguns até resolvem comprar listas de emails com 500 mil, 1 milhão de contatos e começa então a disparar suas ofertas.

Como resultado, o máximo que consegue são algumas respostas desaforadas e inserir seu e-mail numa espécie de black list.

5. Isso não é pra mim

Ao final de tantas tentavas frustradas você chega a conclusão de que a internet e seu negócio não combinam e acaba perdendo inúmeras oportunidades de negócio justamente por não ter começado certo.

A importância da Estratégia

Começar na internet pensando no site, FanPage, Google, Twitter, pode parecer a melhor forma porém, antes de pensar em tudo isso uma palavra importante deve ser considerada : PESQUISA

Muitas empresas nos procuram para criação de sites e já vão colocando a forma como querem, cores, layout, efeitos especiais, banners, etc. Ouvimos tudo com muita atenção e depois perguntamos:

– Ok, entendemos o que você quer, mas permita-nos uma pergunta: Pra quem você vende?

Na maioria das vezes obtemos com resposta o SILÊNCIO.

É isso, a maioria das empresas não sabem nos responder qual seu público alvo, qual o perfil das pessoas que consomem seus produtos, porquê essas pessoas compram seus produtos, o que elas esperam resolver comprando seus produtos, enfim, muitas empresas estão atirando no escuro e começam ações pela internet sem uma estratégia, sem saber pra quem vai vender.

É como começar uma casa pelo telhado.

Portanto, fica aqui nossa dica: Antes de se aventurar a vender pela internet, pesquise antes de qualquer coisa, o seu público alvo, só assim você conseguirá alinhar sua comunicação digital com o objetivo de atender as demandas de seu mercado e assim, se destacar na internet.

Gostou do post? Deixe seus comentários

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Deixe uma resposta