O que é palavra-chave? As melhores práticas de SEO em 2021

O que é palavra-chave? As melhores práticas de SEO em 2021

Opa, galera! Tudo bem? O tema da nossa conversa de hoje é o que é palavra-chave. Afinal, para trabalhar boas estratégias de marketing digital esse é um dos conceitos fundamentais.

Além disso, esse é um assunto importante para colocar em prática as principais tendências de SEO para 2021.

Inclusive, para você entender a importância dessa questão, vale a pena saber que, por mês, 100 bilhões de buscas são feitas no Google, de acordo com uma publicação da Mashable.

Dessa forma, fica claro que oportunidades não faltam para ampliar a visibilidade do seu negócio e a reputação da sua marca. 

Consequentemente, com o uso correto das técnicas de SEO e a aplicação adequada das palavras-chave, é possível ampliar suas conversões e resultados. 

Então, para começar, entenda o que é esse recurso. Boa leitura!

O que é palavra-chave?

Em primeiro lugar, o conceito sobre o que é palavra-chave é mais profundo do que se pensa. Então, além de ser um termo que ajuda os leads a encontrarem a sua empresa, ele deve resolver problemas.

Ou seja, precisa ser uma palavra que resuma o propósito do seu negócio, produto ou serviço. Ao mesmo tempo, deve ter sinergia com a persona

Dessa forma, pode-se definir como a expressão que identificará as ideias centrais ou temas importantes abordados pela sua organização.

Por isso, uma palavra-chave deve ser escolhida de forma cuidadosa, pois ela será a única coisa que separa você do público.  

Ela nunca deve ser pensada apenas exclusivamente para os links patrocinados. Mas, sim, para a alma do negócio!

Então, dá uma olhada em como montar uma estratégia adequada para o seu nicho!

Como encontrar o que é palavra-chave para o seu negócio?

Bom, entendido o que é palavra-chave, sem dúvidas o Google oferece as melhores ferramentas para montar um bom planejamento.

Assim, o primeiro cuidado deve estar na identificação profunda do perfil do público-alvo. Afinal, os termos procurados serão diferentes de acordo com as características pessoais, sociais, de trabalho e até regionais.

Então, identificada uma expressão que represente a persona, deve-se verificar se existem outras palavras-chave equivalentes.

Feito isso, use o Google Trends para checar as tendências nos buscadores, na sua região. 

Depois, com todas essas informações em mãos, você poderá começar a entender o que é palavra-chave para o seu negócio. 

O ideal é que você encontre um termo central que represente seu público-alvo e o desmembre em outras palavras relacionadas.

Assim, você terá muitas opções para alcançar as pessoas certas. Entretanto, pode acontecer de você não ter a mínima ideia de que frase usar para chamar atenção. 

Nesse caso, você pode utilizar o Google AdWords. Sim, a mesma plataforma de anúncios te ajuda a encontrar novas keywords. 

Geralmente, quando você já tem cadastro na ferramenta, basta ir em “Ferramentas” no menu. Após, em “Planejador de Palavras-chave”. 

Então, você pode incluir alguma expressão e ver novas ideias ou buscar algo totalmente novo, de acordo com o seu negócio. 

Porém, se você quer fugir um pouco do Google e ver outras indicações, também vale usar o Ubersuggest

Esse recurso também sugere o que é palavra-chave pra você a partir de uma ideia central e ainda avalia como está o SEO do site. 

Importante: é preciso considerar todas as variáveis para definir o termo que será usado, como:

  • O volume total de buscas;
  • A dificuldade de ranqueamento;
  • A intenção de compra com base na expressão;
  • A posição da frase nas pesquisas.

E as tendências de SEO para 2021?

Bom, antes de começar a trabalhar o SEO, o ideal, é você focar mais na posição e intenção, do que no volume de buscas das palavras-chave, por exemplo.

Afinal, quando o volume é alto, também é alta a concorrência. Por isso, você também pode optar por usar palavras diferentes, com posicionamentos distintos. 

Assim, você descobre o que é palavra-chave adequada para o seu negócio, mas também para o SEO. 

Então, entre as tendências que continuarão em alta no ano que vem nesse assunto estão:

  • Otimização do site no fator E-A-T. Ou seja, Expertise (conhecimento), Authoritativeness (autoridade de mercado) e Trustworthiness (confiabilidade);
  • Focar na facilidade de navegação, com experiência positiva;
  • Trabalhar os featured snippets com a palavra-chave. Esses são os primeiros resultados mostrados no Google, pois ele entende a importância desse recurso para responder à dúvida do usuário. Assim, use tabelas, listas e numerações, por exemplo;
  • Invista em buscas visuais e por voz com o termo principal. Afinal, as pessoas querem consumir conteúdo rapidamente e ter fácil acesso ao que precisam.

Por fim, lembre-se de configurar o Google Analytics, pois essa ferramenta gratuita te dará muitos insights sobre palavras-chave e SEO. 

Além disso, te permitirá ter uma visão ampla do seu público, do que é mais acessado e dos resultados gerais do website.

Ficou alguma dúvida sobre o que é palavra-chave e como defini-la? Então, entre em contato comigo. Estou aqui para te ajudar!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Deixe uma resposta