Opa, galera! Tudo bem? O tema da nossa conversa de hoje é o que é palavra-chave. Afinal, para trabalhar boas estratégias de marketing digital esse é um dos conceitos fundamentais.
Além disso, esse é um assunto importante para colocar em prática as principais tendências de SEO para 2021.
Inclusive, para você entender a importância dessa questão, vale a pena saber que, por mês, 100 bilhões de buscas são feitas no Google, de acordo com uma publicação da Mashable.
Dessa forma, fica claro que oportunidades não faltam para ampliar a visibilidade do seu negócio e a reputação da sua marca.
Consequentemente, com o uso correto das técnicas de SEO e a aplicação adequada das palavras-chave, é possível ampliar suas conversões e resultados.
Então, para começar, entenda o que é esse recurso. Boa leitura!
O que é palavra-chave?
Em primeiro lugar, o conceito sobre o que é palavra-chave é mais profundo do que se pensa. Então, além de ser um termo que ajuda os leads a encontrarem a sua empresa, ele deve resolver problemas.
Ou seja, precisa ser uma palavra que resuma o propósito do seu negócio, produto ou serviço. Ao mesmo tempo, deve ter sinergia com a persona.
Dessa forma, pode-se definir como a expressão que identificará as ideias centrais ou temas importantes abordados pela sua organização.
Por isso, uma palavra-chave deve ser escolhida de forma cuidadosa, pois ela será a única coisa que separa você do público.
Ela nunca deve ser pensada apenas exclusivamente para os links patrocinados. Mas, sim, para a alma do negócio!
Então, dá uma olhada em como montar uma estratégia adequada para o seu nicho!
Como encontrar o que é palavra-chave para o seu negócio?
Bom, entendido o que é palavra-chave, sem dúvidas o Google oferece as melhores ferramentas para montar um bom planejamento.
Assim, o primeiro cuidado deve estar na identificação profunda do perfil do público-alvo. Afinal, os termos procurados serão diferentes de acordo com as características pessoais, sociais, de trabalho e até regionais.
Então, identificada uma expressão que represente a persona, deve-se verificar se existem outras palavras-chave equivalentes.
Feito isso, use o Google Trends para checar as tendências nos buscadores, na sua região.
Depois, com todas essas informações em mãos, você poderá começar a entender o que é palavra-chave para o seu negócio.
O ideal é que você encontre um termo central que represente seu público-alvo e o desmembre em outras palavras relacionadas.
Assim, você terá muitas opções para alcançar as pessoas certas. Entretanto, pode acontecer de você não ter a mínima ideia de que frase usar para chamar atenção.
Nesse caso, você pode utilizar o Google AdWords. Sim, a mesma plataforma de anúncios te ajuda a encontrar novas keywords.
Geralmente, quando você já tem cadastro na ferramenta, basta ir em “Ferramentas” no menu. Após, em “Planejador de Palavras-chave”.
Então, você pode incluir alguma expressão e ver novas ideias ou buscar algo totalmente novo, de acordo com o seu negócio.
Porém, se você quer fugir um pouco do Google e ver outras indicações, também vale usar o Ubersuggest.
Esse recurso também sugere o que é palavra-chave pra você a partir de uma ideia central e ainda avalia como está o SEO do site.
Importante: é preciso considerar todas as variáveis para definir o termo que será usado, como:
- O volume total de buscas;
- A dificuldade de ranqueamento;
- A intenção de compra com base na expressão;
- A posição da frase nas pesquisas.
E as tendências de SEO para 2021?
Bom, antes de começar a trabalhar o SEO, o ideal, é você focar mais na posição e intenção, do que no volume de buscas das palavras-chave, por exemplo.
Afinal, quando o volume é alto, também é alta a concorrência. Por isso, você também pode optar por usar palavras diferentes, com posicionamentos distintos.
Assim, você descobre o que é palavra-chave adequada para o seu negócio, mas também para o SEO.
Então, entre as tendências que continuarão em alta no ano que vem nesse assunto estão:
- Otimização do site no fator E-A-T. Ou seja, Expertise (conhecimento), Authoritativeness (autoridade de mercado) e Trustworthiness (confiabilidade);
- Focar na facilidade de navegação, com experiência positiva;
- Trabalhar os featured snippets com a palavra-chave. Esses são os primeiros resultados mostrados no Google, pois ele entende a importância desse recurso para responder à dúvida do usuário. Assim, use tabelas, listas e numerações, por exemplo;
- Invista em buscas visuais e por voz com o termo principal. Afinal, as pessoas querem consumir conteúdo rapidamente e ter fácil acesso ao que precisam.
Por fim, lembre-se de configurar o Google Analytics, pois essa ferramenta gratuita te dará muitos insights sobre palavras-chave e SEO.
Além disso, te permitirá ter uma visão ampla do seu público, do que é mais acessado e dos resultados gerais do website.
Ficou alguma dúvida sobre o que é palavra-chave e como defini-la? Então, entre em contato comigo. Estou aqui para te ajudar!