O que é https e porque é fundamental para a estratégia de Marketing Digital?

O que é https e porque é fundamental para a estratégia de Marketing Digital?

E aí, galera? Tudo na boa? Hoje o assunto é interessante para você que tem um site. Afinal, saber o que é https é fundamental para que você tenha um website confiável e possa fazer transações online.

Além disso, também ajudará a ter mais retorno sobre suas ações de Marketing Digital. 

Assim, vou compartilhar com você na sequência uma breve explicação do que é esse recurso, por que ele é importante e quais as vantagens de usá-lo. Boa leitura!

O que é https?

Para começar, com certeza você já reparou que alguns sites possuem a indicação “https” antes do “www”. 

Inclusive, muitas vezes, essa marcação aparece com um símbolo de cadeado. Mas, você sabe o significado disso?

O que é https, então, se inicia pelo entendimento dessa sigla. Ela é referente ao HyperText Transfer Protocol Secure, um protocolo de comunicação entre um  servidor e o site que ele abriga. 

Ou seja, somente com esse sistema é possível a troca de informações com segurança entre o computador do usuário e o website. 

Já que ele possui uma camada de proteção extra para quem acessa o “www”, diferente do que acontece em sites que possuem apenas  o http. Sem o “s”.

No caso do http, por exemplo, hackers podem encontrar brechas nesse caminho mais facilmente para roubar dados. 

Da mesma maneira, no http os cibercriminosos conseguem interceptar informações, como números de telefone, cartão e senhas. 

Por isso, quando vir um site com a indicação https, seu cliente pode ficar tranquilo. Pois, sabe que ele conta com criptografia específica, que protege informações e garante uma navegação segura.

Além de saber o que é https, é importante conhecer o chamado Certificado SSL (Secure Socket Layer). Ele é o sistema que reconhece e valida o https. 

Através do SSL é possível confirmar se o site realmente pertence a quem diz ser. Assim como, permite a privacidade do usuário e a troca segura de informações. 

Portanto, o ideal é que o seu website tenha os dois, ok?  Para saber mais como instalá-los, dentro dos parâmetros do Google, clique aqui.

Por que ele é importante?

Então, entendido que essa é uma funcionalidade que prevê a segurança de dados e transações, fica clara a sua importância. Com o https seu negócio ganha:

  • Confidencialidade, pois somente o usuário e o seu servidor têm acesso às mensagens sem criptografia;
  • Autenticidade, já que se confirma que o servidor é verídico;
  • Integridade, visto que as informações trocadas não podem ser alteradas.

Assim, para e-commerces, por exemplo, a sua instalação é crucial para aceitar compras com cartão de crédito.

Nesses casos, o sigilo, privacidade e segurança são obrigações da empresa. Portanto, o protocolo https é mandatório para ter credibilidade.

Porém, adotar o que é https não deve ser uma preocupação exclusiva das lojas online. 

Afinal, é interessante que seu negócio ofereça uma navegação segura em diferentes estratégias de Marketing Digital. 

Como na captura de leads por iscas, na assinatura de newsletters do seu blog e em campanhas, por exemplo.

Então, para você se convencer de uma vez da importância dessa ferramenta, saiba que com a crise do Coronavírus, as compras online se tornaram ainda mais presentes na vida dos brasileiros.

Esse é um movimento que já vinha acontecendo, como mostra a pesquisa da NZN Intelligence de 2019. 

De acordo com o levantamento, 74% dos consumidores brasileiros já preferem comprar online. 

Além disso, segundo a Moip, uma empresa que presta serviço de pagamento online, 7 em cada 10 aquisições pela internet são feitas por cartão de crédito.

Ou seja, sigilo e segurança são fundamentais para o fechamento de negócios!

Quais as vantagens de saber o que é https e usar esse recurso?

Por fim, você já sabe o que é https e porque ele é importante. Então, descubra quais são as vantagens que o seu site terá (e sua empresa também), além da segurança:

  • Melhor ranqueamento no Google e em outros buscadores. Afinal, eles dão preferência para sites que são seguros. Isso ajuda nas suas campanhas online também;
  • Aumento da reputação e importância digital da sua página. Mais um ponto positivo para o Marketing Digital;
  • Contribui para construir autoridade no seu nicho;
  • Auxilia nas estratégias de SEO;
  • Eleva as taxas de acesso;
  • Ajuda a aumentar as conversões, especialmente para lojas online. Mas, também para páginas de captura, assinaturas e outros;
  • Garante proteção ao usuário. Assim como, aos seus dados;
  • Gera confiança.

Um detalhe sobre o que é https e como usar: não se esqueça de monitorar o funcionamento e fazer qualquer atualização necessária.

Afinal, por mais seguro que seja, os cibercriminosos estão sempre buscando algum jeito de burlar esses protocolos. 

Inclusive, vale a pena conferir de tempos em tempos as extensões liberadas para proteger ainda mais a troca de informações do seu website. 

Portanto, esteja um passo a frente e monitore tudo de perto! Da mesma maneira, fique atento a qualquer feedback de seus clientes que indiquem falhas ou bugs no https e/ou SSL. 

Por hoje é isso! Então, se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, fala comigo e deixa seu comentário aqui embaixo.

Já já eu volto com mais conteúdos para ajudar o seu negócio a ter sucesso online. Até!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Deixe uma resposta