A morte do email marketing…Será?

A morte do email marketing…Será?

email marketing

Quando entramos no terceiro passo de nossa estratégia Marketing Digital em 4 Passos, percebemos que ela gira totalmente em torno do email marketing. Mas você pode pensar: “Ok, mas não vejo nada mais importante do que as mídias sociais e o Google para uma estratégia ser bem sucedida”. Nas próximas linhas você verá que sim, você pode até ter razão, mas existe uma “cola” que mantém toda sua estratégia unida, e ela se chama email.

O email marketing está morto?

O e-mail está morto! Está é uma frase que por vezes você costuma ouvir de alguns membros respeitáveis da mídia e alguns consultores de internet, principalmente quando querem vender alguma solução de mídia social ou mobile marketing.

Agora, raciocine comigo: Quantas vezes por dia você verifica seu e-mail? O e-mail está tão impregnado na rotina e nos hábitos de todos que a maioria das pessoas pensa que uma conta de e-mail apenas não é suficiente.

Há aqueles que defendem a tese de que a mídia social está matando o e-mail, assim como os dispositivos móveis. Será? O que se vê em termos  práticos é exatamente o contrário: A mídia social aumenta o uso do e-mail. O site Email is not Dead  trás estatísticas que contrariam esta teses.

Alguns pontos interessantes:

  • Quando Facebook faz algum anúncio para o mercado ele manda email pra você
  • O twitter te notifica por email
  • As pessoas estão preferindo trocar e-mails ao invés de telefones por exemplo
  • Para se criar uma conta em qualquer rede social, o que se pede prioritariamente? Email

Percebeu o conceito de “cola”?

O email nasceu praticamente junto com a internet e mesmo depois de tantas invenções e novidades, passou incólume a tudo, sendo ainda o canal mais utilizado por internautas em todo mundo. Muitas ideias que “vieram pra ficar” tiveram um fracasso retumbante (vide orkut) ao passo que o email, com toda sua simplicidade e praticidade (talvez seja por isso) sobrevive a tudo.

Mas e o e-mail marketing?

Primeiramente é importante definir : O que é e-mail marketing? Trata-se de uma canal de marketing que permite que pessoas e empresas se comuniquem em massa com seus clientes, possíveis clientes, fãs e assinantes.

Para muitos negócios o email marketing é o canal para alertar as pessoas sobre eventos que estão por vir, novos desenvolvimentos de negócios e anúncios de produtos e serviços.

O que aconteceu com o email marketing foi a banalização de sua utilização com elevadas práticas de SPAMS. Daí a importância de sua empresa conquistar a lista e aumentá-la sempre que possível. Pessoas que decidiram assinar sua lista, estão interessadas no que você tem a dizer.

Como viu no início deste artigo, o email está longe de morrer portanto, ele oferece às empresas mais oportunidades do que nunca. Oportunidades que guiam os clientes desde a consideração e experimentação de um produto ou serviço, até a repetição de compras, usando a lealdade e a militância em favor de sua marca.

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário, sua opinião é realmente importante para nós!

 

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem 2 comentários

  1. Edir

    Olá Gutemberg,
    A minha empresa cresceu e continua crescendo graças ao email marketing. Já tentamos outras diversas alternativas seja ela mídias sociais, revistas, etc, mas o melhor resultado ainda continua sendo o email marketing segmentado em conjunto com eventos e palestras que fazemos. Agora o nosso próximo passo será a criação de um canal no youtube onde teremos vários pequenos videos, apresentando a empresa e os produtos que comercializamos. No facebook estamos criando uma seção de perguntas e respostas, as quais são mais questionadas. Como trabalhamos com um público específico a 7 anos, já conhecemos um pouco de como eles pensam e reagem mas mesmo assim de tempos em tempos fazemos pesquisas para afinar cada vez mais. Apesar de tudo isso ainda vendemos muito pouco em relação ao universo desse segmento. Adoro ler os seus comentários e seus vídeos que sempre agregam algo mais. Parabéns. Abraços

    1. admin

      Excelente!
      Resultados em marketing digital necessitam disso que vocês fazem, continuidade, pesquisa e atualizações. Imagino que já tenham um bom número de pessoas em suas listas de e-mail, o que é muito bom para o canal do youtube que vão lançar. Assim que lançarem um vídeo divulguem pra lista. Reparem que o e-mail marketing é a cola que mantém todas as outras estratégias unidas. Parabéns!!!

Deixe uma resposta