O mercado de moda infantil resiste a crise, como o inbound marketing pode atuar

O mercado de moda infantil resiste a crise, como o inbound marketing pode atuar

O mercado de moda infantil tem resistido bravamente à crise. Este mercado movimenta em média 50 bilhões de reais por ano e tem um crescimento médio anual de 14%.

Quando falamos de ecommerce esse número ainda se torna mais expressivo. 15% dos pedidos realizados no mercado da moda são relativos à moda infantil.

Tanto crescimento despertou a atenção de muitos empresários que resolveram, na mesma proporção, empreender nesse ramo. Então fica a pergunta:

Como se destacar no mercado de moda infantil tão concorrido?

Certamente a estratégia de inbound marketing pode fazer toda a diferença para seu ecommerce de moda infantil. Assim como em outros ramos, os clientes de ecommerce passam pelas 4 fases seguintes:

  1. Aprendizado e descoberta
  2. Reconhecimento do problema
  3. Consideração da solução
  4. Decisão de compra

E para reter a atenção destas pessoas é primordial que seu ecommerce tenha uma estratégia bem definida de conteúdo. Afinal, 98% das pessoas ainda não estão prontas para comprar, isto é, estão na fase 1 e 2 do processo de compra.

E como utilizar o inbound marketing para converter mais em seu ecommerce?

Gerar Leads

Possuir Landing pages estratégicas é uma boa saída para converter mais no seu emcommerce. Você pode por exemplo criar uma super promoção e mostrar o preço apenas depois da conversão nesta Landing Page. Assim você recebe a informação da pessoa que se interessou por sua promoção. Isso facilita no momento em que você for segmentar sua lista de emails por interesse por exemplo. Personalizando ainda mais sua comunicação junto ao seu público alvo.

Oferecer Descontos

Oferecer cupons de descontos em troca do email, também é uma boa alternativa para gerar leads para seu ecommece. Formulários de dois passos também são excelentes opções para conversão. Faça uma pergunta do tipo: “Como manter seu bebê sempre na moda?” No segundo passo peça o email para a pessoa ter acesso ao conteúdo.

Mas como manter o LEAD aquecido, isto é , como manter o relacionamento com esse LEAD para conduzi-lo através da jornada de compra?

Segmentação de sua base de leads

Neste quesito é muito importante segmentar bem sua base de LEADS. Vão existir os LEADS que converteram nas situações explicadas nos itens anteriores e também, existirão os LEADS que desistiram de uma compra, ou seja, que abandonaram o carrinho.

Para manter todos esses LEADS aquecidos, além de segmentar bem a base, você deve utilizar o processo de email automatizado, sempre informando das ofertas de sua loja e lembrando aos que abandonaram o carrinho, sua passagem pela loja virtual.

É importante definir o conteúdo específico para cada situação. Lembre-se, personalizar a comunicação é muito importante. Desta maneira você evita mandar promoções de roupas de bebês para pais de crianças de 7 anos por exemplo.

Emails eventuais

O papel do email marketing dentro da estratégia de inbound é muito importante. Através dele você, não só oferece seus produtos, mas também, oferece conteúdo de valor para o seu público.

Lembre-se: Não utilize o email apenas para mandar ofertas. Assim certamente você irá cansar sua base. Intercale os envios com emails de conteúdos, como dicas, vídeos informativos, tutoriais, enfim, seja relevante para sua base. Desta forma você vai reforçar ainda mais sua marca e trabalhar principalmente aqueles que estão nas fases 1 e 2 do processo de compra.

Automação do marketing

O processo de automação do marketing digital do ecommerce é primordial para sua estratégia. Neste eBook você encontrará dicas valiosas para aplicar a automação em seu negócio. Recomendo muito a leitura.

Por exemplo, se o lead desistiu da compra ele ainda é uma oportunidade. Se ele comprou, é um cliente. Se ele apenas se cadastrou, torna-se um LEAD. Saber se comunicar e que conteúdo criar para cada um deles é fundamental. E nesta fase, ter o processo de automação de marketing digital aplicado ao seu ecommerce faz toda a diferença.

No próximo artigo vamos falar das especificidades do inbound marketing para o ecommerce de moda. Até breve!

Gostou desse post? Deixe seus comentários

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta