marketing para PME

Marketing para PME (pequenas e médias empresas) funciona? Qual a melhor estratégia? Eu mesmo faço, contrato um freelancer, uma agência, uma consultoria ou monto a minha equipe? Quais canais utilizo? Crio campanhas off-line ou online?

Se você está lendo esse artigo é porque leva em consideração a possibilidade (ou já até tomou a decisão) de crescer, captar mais clientes e vender mais. Vamos tentar te ajudar com esse artigo e desde já nos colocamos a disposição para uma reunião.

O mesmo remédio não serve para dores diferentes

Você não pode aplicar as mesmas estratégias de marketing para segmentos de empresas diferentes. Nem pense em colocar em prática as mesmas ações para sua empresa só porque deu certo com a empresa do seu amigo que vende produtos iguais ou parecidos ao que você vende.

A verdade é que cada negócio tem sua particularidade, público alvo, persona, diferenciais, missão, visão, valores, características e etc.

O marketing digital dá resultados? Sim, excelentes resultados!
Isso não é de forma alguma um indicador pra começar o marketing da farmácia do bairro periférico no digital e depois partir pra outras estratégias.
Nesse caso, o ideal seria começar com o marketing promocional ou marketing de guerrilha a depender da concorrência em volta. O marketing digital seria apenas um segundo ou terceiro passo na estratégia de marketing da pequena farmácia.

O exemplo acima serve apenas para ilustrar que realmente a estratégia ideal de marketing vai depender muito do estágio atual da sua empresa, seja qual for a sua atuação.

Marketing Digital para PME

Apesar do exemplo acima, o marketing digital deve ser levado em consideração se você tem uma pequena e média empresa e nós listamos alguns motivos abaixo:

Baixo Investimento:

Pesquise, compare e comprove! Você vai ver que o marketing digital é uma das estratégias mais baratas e assertivas do mercado.
Sabendo que o budget das pequenas e médias empresas costuma ser baixo essa tem sido umas das ações que mais geram resultados e ROI positivo.

Mensuração Exata:

Como o budget desse grupo de empresas costuma ser limitado, há a necessidade de ser o certeiro possível e descobrir em quais dos tiros dados eu acertei o alvo. Assim posso disparar o mesmo tiro, da mesma posição, com a mesma arma e calibre. A probabilidade de acertar o mesmo alvo é gigantesca. Com o Marketing Digital é possível mensurar com extrema exatidão qual o canal trouxe o ROI mais positivo.

Crie vínculos com seus clientes:

O Brasil tem hoje dois dispositivos digitais por habitante, incluindo notebooks, computadores, tablets e smartphones.
Com essa informação existe a certeza que o seu cliente está na internet e de forma inteligente é possível criar vínculos entre o cliente e a sua marca. Fazendo com que ela se torne cada vez mais presente no dia a dia do seu cliente e tornando ele mais um canal de tração através das indicações.

Quem pode fazer o Marketing para PME?

Se você é uma pessoa que dispõe de tempo sobrando e tem disposição para aprender a criar as suas próprias estratégias de marketing digital, contar com alguns freelancers e algumas ferramentas prontas no mercado (semrush, canva, facebook blueprint e etc). Provavelmente a sua curva de aprendizado e margens de erro serão maiores do que contando com algum profissional da área, mas no fim provavelmente dará certo.

Existe uma opção mais rápida e comumente mais rentável que é a contratação de uma Agência de Marketing, ou um consultor de marketing.

No caso da contratação de uma Agência de Marketing leve em consideração que eles vão planejar, criar e executar as estratégias. Pesquise por uma boa agência, que tenha cases de sucesso interessantes e que caiba no seu bolso. Apenas lembre-se do antigo ditado: o barato sai caro.

Um consultor de marketing pode te dar uma boa direção e planejar excelentes estratégias também. Normalmente o consultor não executa as ações e nesse caso haverá a necessidade da contratação de freelancers ou de profissionais capacitados em cada área.

Espero ter ajudado e nos vemos no próximo conteúdo. Lembrando que esse canal é e sempre será de gratuito!


Gutemberg Fernandes
Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Conexão Agência Digital

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