Marketing online e offline: por que ter uma estratégia transmídia?

Marketing online e offline: por que ter uma estratégia transmídia?

A quantidade de informações que chega ao público é enorme e cada vez mais se torna necessário pensar em um modo eficiente de atrair a atenção dos potenciais consumidores.

Marketing online e offlineNesse sentido, o conceito de transmídia vem ganhando espaço no planejamento das estratégias de marketing online e offline. Contar uma história e fazer com que os consumidores criem engajamento com a marca é um objetivo que pode fazer a diferença no seu negócio.

Por isso, no post de hoje vamos mostrar o que é o conceito de transmídia e os principais motivos pelos quais você deve investir nessa estratégia. Acompanhe!

O que é transmídia?

O conceito de transmídia pode ser explicado como a junção de várias mídias. É a utilização de vários canais de comunicação para contar uma história e gerar engajamento do público com a marca.

A ideia é utilizar cada canal, como as redes sociais, e-mail, site e os próprios pontos de venda, integrando o marketing online e o offline, de forma complementar.

Simplesmente soltar uma notícia, divulgar uma imagem ou até mesmo um vídeo sozinho, não gera um bom engajamento. As pessoas se interessam por histórias. Então, a cultura transmídia cria uma história segmentada, em que cada parte está abrigada em uma mídia diferente e cabe ao usuário buscar cada fragmento, montando o quebra-cabeça.

Marketing online e offlineHoje, o mundo real e o virtual estão integrados. Não faz mais sentido investir somente no marketing online ou só no offline. É preciso planejar e utilizar os recursos para gerar uma melhor experiência do cliente. Cada tipo de mídia tem uma particularidade, então o interessante é usar o que cada uma tem de melhor, de forma complementar.

Por que alinhar o marketing online e offline?

Agora que já está claro o conceito de transmídia, falaremos os motivos de se alinhar o marketing online e offline.

Envolvimento diferenciado do cliente

Como dissemos, o público se sente atraído por histórias e elas geram um grande engajamento. Basta ver o sucesso de grandes séries do cinema e novelas. Acompanhamos o desenrolar das narrativas diariamente.

Então, as empresas enxergaram esse grande potencial para gerar um envolvimento diferenciado do cliente. Ele acessa vários canais da empresa, experimentando os diferenciais de cada um.

A fragmentação da história faz o cliente buscar uma continuidade, se envolvendo cada vez mais com a marca.

Multiplicação dos pontos de contato e lembrança da marca

Para criar uma estratégia transmídia é essencial ter vários pontos de contato. Com essa ação você terá que gerar conteúdos específicos para cada uma. É como um quebra-cabeças, em que você espalhará cada segmento em um canal de comunicação.

Como resultado os pontos de contato com a marca serão multiplicados, gerando conteúdos relevantes para cada um.

Adaptação ao mercado e sobrevivência do negócio

marketing online e offlineÉ preciso entender que o mercado e o público pedem por soluções integradas. É necessário investir na experiência do usuário e a cultura transmídia é uma consequência disso.

As empresas que não criarem pontos de contato, incentivando seus clientes a interagirem com a marca, perderão espaço para os concorrentes. Por isso, não fique para trás e crie uma estratégia que integre o marketing online e offline.

Como fazer uma estratégia transmídia?

Como vimos em nosso artigo, criar uma estratégia transmídia é necessário se você deseja que sua empresa seja uma referência na escolha dos consumidores. Porém, essa estratégia pode não ser tão simples de se construir.

Por isso, recomendamos que você conte com a ajuda profissional de uma agência especializada. Ela reúne toda a experiência e conhecimento necessários para gerar os melhores resultados e otimizar seus recursos disponíveis.

Além disso, a agência manterá um controle eficiente das ações tomadas, avaliando quais delas estão gerando melhores resultados, priorizando o que é eficiente.

Então, agora que você já conhece o poder de alinhar o marketing online e offline, entre em contato com um de nossos especialistas para que possamos te ajudar a planejar e executar a estratégia transmídia da sua empresa!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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