Marketing e vendas: como o Inbound Marketing pode alavancar seus negócios?

Marketing e vendas: como o Inbound Marketing pode alavancar seus negócios?

Grande parte dos empresários fica com a pulga atrás da orelha ao iniciar seus investimentos em marketing digital, e não sabem se o trabalho será compensador. No entanto, quando eles passam a conhecer o funcionamento do Inbound Marketing, entendem que a relação entre marketing e vendas é mais próxima do que parece.

De forma resumida, podemos dizer que o Inbound Marketing é o responsável por preparar um usuário comum em cliente. Geralmente o potencial consumidor é atraído para o seu site depois de uma pesquisa, fica interessado nos conteúdos ali presentes e decide que precisa dos seus serviços ou produtos.

Quer saber como o Inbound Marketing pode ajudar o seu negócio a vender mais? Continue lendo este artigo!

O conteúdo é primordial

Para começar a sua estratégia, você precisará produzir conteúdos para os seus canais de comunicação. Por meio deles, os usuários serão conduzidos para a equipe de vendas. Mas vamos com calma, pois existe um processo para que isso ocorra.

Os materiais devem ser pensados para conquistar os possíveis clientes. Se você pular essa parte e divulgar seus serviços o tempo inteiro, dificilmente conquistará seguidores e futuros compradores.

Entre os conteúdos que serão disponibilizados para o público, podemos citar:

  • artigos em blogs;
  • e-books;
  • infográficos;
  • vídeos;
  • entre outros.

Sendo assim, você constrói a sua reputação no mercado digital e ganha autoridade em seu ramo. Para isso, é importante utilizar diferentes meios, como o site, blog, redes sociais e e-mail.

As etapas do funil devem ser respeitadas no Inbound marketing

inbound marketingA maior parte desses conteúdos serão para atrair o público. Essa etapa chamamos de atração, e está no topo do funil. A intenção é fornecer informações relevantes aos usuários. Assim, você se tornará referência no assunto.

O meio do funil é a fase de consideração, ou seja, o sujeito já está bem informado sobre os seus serviços e está considerando a compra. Porém, ele ainda não tem certeza se aquela é a opção ideal.

Nessa etapa, seus conteúdos podem ser mais específicos e exaltar as vantagens em adquirir alguma das suas soluções. Mas ainda não é o momento de ser agressivo e tentar fechar a venda a todo custo.

Após o potencial cliente ser educado pelos seus materiais, receber alguns e-mails e interagir de alguma forma com a empresa, ele entra na fase de decisão. A abordagem nessa fase é voltada para o fechamento da venda. Depoimentos de ex-clientes e descontos são bem-vindos.

O smarketing é mais que um conceito

A palavra smarketing significa a junção de sales + marketing. Traduzindo para a nossa língua: vendas + marketing. Em diversas empresas, esses setores não têm nenhuma ligação. O que o smarketing propõe é que eles devem trabalhar em conjunto para alcançarem os resultados desejados.

Como você pôde perceber até aqui, o marketing é responsável por nutrir os leads (clientes em potencial) parainbound marketing eles chegarem até o fundo do funil. Portanto, para que a venda seja realizada com sucesso, os vendedores precisam conhecer a trajetória dessas pessoas.

Fazer reuniões frequentes entre os departamentos e criar um histórico dos clientes são passos essenciais para esse entendimento. Da mesma maneira, a equipe de vendas precisa passar o feedback dos leads para o setor de marketing. Assim, será possível ajustar as ações para atingir em cheio o público-alvo.

A integração é benéfica para todos

Finalmente, depois de acertar a integração de ambos os setores, os vendedores conseguirão prestar um atendimento personalizado, pois saberão as dores daqueles que estão do outro lado. Logo, a taxa de conversão aumenta consideravelmente, ao contrário das ligações frias.

Após o processo de vendas se completar, será o momento de fidelizar o cliente. Para isso, ele deve retornar para o departamento de marketing. Dá para perceber por que é tão importante que essas equipes estejam integradas, não é mesmo?

O Inbound Marketing é pensado para todas as fases que o consumidor passa antes de se tornar um cliente. Se falharmos em alguma dessas etapas, a estratégia será comprometida.

Agora que você já sabe como o Inbound Marketing pode alavancar suas vendas, saiba como criar um site otimizado para a conversão!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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