Marketing de Diferenciação: o que é e como implantar em minha empresa.

Marketing de Diferenciação: o que é e como implantar em minha empresa.

Certamente você é consumidor de produtos e serviços dos mais diversos tipos e formatos. Também é fato que por alguns produtos ou serviços você acabe pagando um preço mais alto do que poderia pagar. E sabe por que isso acontece? Normalmente isso é causado pelo marketing de diferenciação.

Vem comigo nesse artigo que vou te explicar o que significa isso.

Por exemplo, se você frequenta alguma academia, talvez você não a tenha escolhido por ser a mais barata. Você pode ter se matriculado naquela que te ofereceu a melhor experiência como o melhor serviço, ou a possibilidade de criar um network, ou a sensação de pertencer a uma tribo diferente e etc.

Talvez você não saiba, mas tornar um produto ou um ambiente diferenciado faz as empresas serem escolhidas com mais frequência e por um número maior de pessoas.

Se você é um bom empreendedor sabe do que estou falando. Buscar inovação a todo momento sobre como fazer o seu produto ou serviço ter um diferencial em relação à sua concorrência, certamente está no seu DNA.

Iniciativas como essa, de tentar se diferenciar e se distanciar do o mercado já tornam o seu negócio único. Mas a pergunta que fica é: os meus potenciais clientes sabem disso?

Foi desse contexto que surgiu o Marketing de Diferenciação. Se o produto é diferente e tem suas particularidades dificilmente ele dará certo usando métodos tradicionais de divulgação. É a famosa história do vinho novo em odres velhos.

Então o que é o Marketing de Diferenciação?

O Marketing de Diferenciação pode ser definido como um conjunto de estratégias de divulgação que torna uma marca ou empresa reconhecida por suas particularidades diante da concorrência.

A marca OMO é um exemplo de como Inovação e Diferenciação são essenciais no mercado competitivo que temos hoje em dia e vamos utilizar esse case pra ajudar você a pensar em como criar um produto inovador, vendedor e essencial para as pessoas. Você vai entender que nesse caso específico o Marketing de Diferenciação talvez venha antes do próprio produto.

Como o Marketing de Diferenciação vai me ajudar a inovar o meu produto/serviço?

Antes vamos destacar alguns pontos importante que valem a pena você investir um tempinho e fazer esse exercício com a gente. Nesse caso vamos usar a empresa Unilever, a marca OMO e o produto OMO Proteção Micelar como exemplo.

Conheça as tendências de consumo do mercado:

Consumo consciente e responsável tem sido um tema cada mais debatido e colocado em prática por pessoas de todos os gêneros, idade, classe sociais e escolaridade. A primeira pergunta a se fazer é se você tem um produto/serviço que atenda a esse público cada vez maior. Se você tem, parabéns, pulamos para a próxima etapa. Se ainda não tem, pode ter? Qual o custo disso? Quanto tempo leva pra criar, validar e colocar a disposição no mercado?


Talvez uma mudança simples no seu produto atual já faça toda a diferença.
O Outback sempre serviu chopp. A inovação veio ao deixar a caneca gelada para não misturar o chopp gelado na caneca quente, além de oferecer um visual incrível.

A OMO sempre produziu produtos para lavar roupas, mas nesse caso como surgiu a ideia para criar um produto diferenciado?

Saiba quem é o seu concorrente

O seu concorrente nem sempre é quem tem os mesmos produtos ou serviços que você.

Se eu te perguntar quem são os concorrentes da OMO, certamente você vai pensar em marcas de sabão em pó e sabão líquido. Ariel, brilhante, urca, tixan e etc.

Para criar o produto OMO Proteção Multicelar a OMO foi um pouco além de pensar apenas nos concorrentes tradicionais.

Existe um mercado enorme de pessoas alérgicas a produtos de limpeza, sensíveis ao perfume e a química usada nas produções dos sabões.

Esse universo de pessoas utiliza um produto que muitas vezes é feito de forma artesanal e nem sempre tem uma marca grande por trás. Pessoas alérgicas costumam usar sabão neutro para lavar suas roupas, inclusive as roupas de cama.

Segmentação

Algumas empresas tem medo dessa palavra por deixar de atender o mercado como um todo.

Se você tem uma solução diferente, saiba que o seu produto/serviço não vai ser para pessoas iguais. Ele não vai atender a todos, mas ele vai surpreender e fidelizar a quem realmente interessa.

Já tenho uma solução inovadora, e agora?

Agora é hora de mostrar esse produto/serviço para o público certo e pra convido você a conhecer alguns dos nossos cases, assim você vai entender como podemos ajudar você a alcançar excelentes resultados. Se entender que esses cases fazem sentido para sua empresa, agende uma reunião com um dos nossos especialistas.

Deixe uma resposta