Inbound Marketing: o que é, do que se alimenta, quais suas vantagens, serve pra mim? Hoje aqui no Blog
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Inbound Marketing: o que é, do que se alimenta, quais suas vantagens, serve pra mim? Hoje aqui no Blog

Antes de abordarmos os 6 passos do inbound marketing, é de fundamental importância esclarecermos dois aspectos elementares:

O que é Inbound Marketing?

Basicamente inbound marketing consiste em uma metodologia que tem como primeiro objetivo atrair VOLUNTARIAMENTE consumidores para o CONTEÚDO que sua empresa publica na internet.

Essa metodologia pode ser resumida como a possibilidade de aumentar as vendas sem aumentar o número de vendedores.

Tecnicamente falando, trata-se da união de 6 etapas, interligadas entre si, cuja a ideia principal é a captação de pessoas interessadas em seu produto ou serviço, para construção de um relacionamento e oferecimento do produto (Venda). Desta forma, sua empresa conseguirá acompanhar dentro de cada etapa como andam os indicadores.

Para quem serve o Inbound Marketing?

Toda empresa pode utilizar essa metodologia. É possível adaptá-la e utilizá-la em qualquer tipo de negócio utilizando o público alvo e o conteúdo como alicerces para 4 etapas interligadas entre si (veremos mais adiante). Além disso, o inbound marketing contribui para a realização de 6 ações que farão muita diferença em sua empresa. São elas:

Aumentar a visibilidade de seu negócio;

Diminuir o custo de aquisição de clientes;

Atrair clientes em potencial;

Gerar conteúdos que fazem diferença;

Melhorar os índices de retenção de clientes;

Otimizar o processo de vendas.

Bom, agora que esclarecemos esses dois aspectos importantes, chegou a hora de falarmos sobre como dominar essa metodologia em 6 passos conforme ilustramos na figura abaixo:

Processo do Inbound Marketing
Conheça o fluxo do Inbound Marketing.

Essa é a forma como enxergamos o inbound marketing aqui na Conexão Agência Digital e a maneira como aplicamos nas estratégias de nossos clientes: 4 etapas baseadas em 2 alicerces.

Como toda a casa começa do alicerce, vamos primeiramente abordar as bases da estratégia, falando de Público alvo e produção de conteúdo:

Inbound Marketing – Público Alvo

Aqui o que consideramos ser o principal fator de sucesso de uma estratégia de inbound marketing: A IDENTIFICAÇÃO DO SEU PÚBLICO ALVO. Não à toa, ilustramos o publico alvo em nossa figura como a BASE DE TUDO.

Saber para quem oferecer seu produto ou serviço irá determinar os rumos de todo o restante da estratégia, portanto, começar errado aqui pode comprometer tudo, fazendo com que você desperdice recursos e tempo.

Ok, mas como fazer?

A primeira coisa que sempre sugerimos: Crie uma PERSONA que represente seu público alvo.

Para não alongar demais o post não entraremos em maiores detalhes aqui, porém, recomendamos muito fortemente que você baixe e leia nosso eBook “Como Identificar Meu Público Alvo: O Guia Definitivo Para Criação de Personas”. Tenho certeza que com com esse material você terá os elementos necessários para realizar esta etapa do processo com excelência.

Produção de Conteúdo Útil e Relevante

Comunicação do Inbound Marketing
A forma de se comunicar do Inbound Marketing

Imagine por exemplo que você venda roupas femininas e alguém digita no Google algo do tipo “Como me vestir bem no trabalho”. Repare que problema específico tem essa persona.

Agora pense se essa pessoa encontra um artigo do blog de sua empresa com as seguintes dicas:

  • Como não errar a mão na hora de se vestir para ir trabalhar;
  • O que usar de acordo com o estilo da empresa em que trabalha;

Enfim, uma verdadeira aula sobre o termo digitado? Você mesmo já viveu essa experiência? Não é algo extremamente positivo?

Agora imagine também que nesse post tenha uma chamada informando sobre um look mais formal para usar no trabalho e que, ao clicar nessa chamada, a pessoa seja direcionada para sua loja virtual? Você concorda que as chances de venda por si só já serão maiores?

Pois é aí que reside a grande sacada do inbound marketing: Promover conteúdo útil e relevante para o seu público alvo. Com isso você aumenta sua autoridade perante seu público, tornando-se para ele uma referência em seu mercado. Dessa forma, construindo sua própria audiência, você consegue trabalhar seu conteúdo de modo a levar as pessoas a comprar de você mais cedo ou mais tarde e ainda de forma recorrente.

Materiais de apoio para esta etapa:

Agora vamos para as 4 etapas restantes:

INBOUND MARKETING – ATRAÇÃO

Atração do Inbound Marketing
Como o Inbound Marketing atrai novos clientes

Um site que não tem visitas não gera LEADS e portanto não entrega resultados. Você pode ter a melhor automação, o site mais bonito, mas se ele não tiver TRÁFEGO, nada feito!

Nesta etapa, uma vez que você já tenha definido seu público alvo, você começa a pensar em que tipo de conteúdo produzir para atraí-lo. E aqui o objetivo é exatamente este:  atrair  quem procura resolver alguma dúvida que seu conteúdo possa sanar. Em troca do conteúdo, pede-se o e-mail deste visitante para que ele passe a ser um LEAD e entre na segunda etapa.

Conhecimentos importantes para esta etapa:

INBOUND MARKETING – CONVERSÃO

Conversão do Inbound Marketing
Funil do Inbound e Conversão

Esta etapa é complementar à etapa anterior. Aqui é o momento em que o visitante irá se tornar um LEAD para avançar pela jornada de compra. Para tanto, o visitante deverá passar suas informações para acessar algum conteúdo pelo qual ele se sentiu ATRAÍDO. A este CONTEÚDO chamamos de RECOMPENSA DIGITAL, que nada mais é que um material rico produzido para responder alguma dúvida ou resolver algum problema de seu público alvo.

Conhecimentos importantes para esta etapa:

INBOUND MARKETING – RELACIONAMENTO

Relacionamento Inbound MarketingEsta etapa tem como principal objetivo entender o momento em que o LEAD se encontra e oferecer o conteúdo de acordo com este momento. De nada adianta tentar vender para quem ainda está descobrindo o seu produto, ou oferecer conteúdo informativo para quem já tem a intenção de comprar.

Para se ter uma ideia, de acordo com Chet Holmes, autor do livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% das pessoas estão no momento da compra, conforme ilustra a figura abaixo:

Funil do Inbound Marketing

Conhecimentos importantes para esta etapa:

INBOUND MARKETING – VENDAS

Todo trabalho das etapas anteriores visa gerar oportunidades de novos negócios para sua empresa. Desta forma, vamos qualificando aqueles LEADS que identificarmos que estão mais próximos do momento da compra para entregar para sua equipe de vendas. Nesta etapa é muito importante o alinhamento entre marketing e vendas para que toda comunicação não seja quebrada.

O LEAD devidamente informado (nutrido) é aquele que COMPRA.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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