A importância de conhecer seu público alvo

A importância de conhecer seu público alvo

Identificar o público alvo de uma empresa talvez seja a tarefa mais importante dentro de uma estratégia de marketing digital.  E talvez seja também aquela mais ignorada por muitas empresas.

Alguns clientes que nos procuram para  serviços de consultoria em marketing digital, nos bombardeiam com questões como:

“Olha quero meu site assim, com cores tais e tais..”

“Cria uma Fan Page pra eu vender meus produtos pelo Facebook”

“Eu vou conseguir vender através do site?”

Ouvimos tudo atentamente e iniciamos a conversa perguntando: “Qual é o seu público alvo?” “Pra quem você quer vender seus produtos ou serviços?”

Na maioria da vezes a resposta é… SILÊNCIO

Não é difícil encontrar nos dias atuais empresas que possuem seus próprios sites, páginas e contas em redes sociais diversas como Facebook, Twitter, Instagram e que mesmo assim estão longe de ter presença digital. Criar todo esse ferramental sem saber pra quem você vai falar, é como começar uma casa pelo telhado.

ebook publico alvo persona capa

Mas como fazer para identificar seu público alvo?

A resposta é simples: Pesquisa.

Dá trabalho sim mas com algumas técnicas você pode encurtar o caminho. Muitas empresas por vezes tendem a vender o PRODUTO em si e não seus BENEFÍCIOS e os problemas que ele resolve.

Por exemplo:

As pessoas buscam a internet para resolver determinados problemas. Termos do tipo “Como acabar…” ” Como fazer…” dentre outros tantos, são buscados em grandes quantidades pelas pessoas no Google então, utilize o Google para descobrir o que as pessoas procuram resolver e tente criar uma conexão de como seu produto pode ajudar.

Você já parou para ouvir o porquê as pessoas compram de você? O que elas estão buscando resolver quando procuram sua empresa para comprar o fazer negócios?

Existe um CASE de entendimento de público-alvo que gostamos muito de contar aos nossos clientes. É o das HAVAIANAS. Se você era criança nos anos 70 ou 80 irá se lembrar.

Antes rotulada como sandália brega e de mau gosto, as sandálias Havaianas passaram a vender muito no Brasil e no exterior caindo no gosto de pessoas de várias estilos. Um detalhe foi importantíssimo para esta guinada: A observação do comportamento do público que comprava as sandálias. Foi percebido que os jovens que compravam as sandálias, invertiam as tiras de borracha para que a sandália tivesse outro aspecto que não aquele padrão da época. A partir desta observação as Havaianas passaram a mudar o processo de fabricação das sandálias e mudou totalmente sua comunicação com o público, alcançando o sucesso e o reconhecimento de hoje.

Pense nisso. Se as pessoas já compram de você, pergunte-se: Por que? Pra que? O que elas pretendem com meu produto?

Aproveite e leia um pouco sobre como o Inbound Marketing pode te ajudar a descobrir mais do seu negócio.

Se não compram ainda, faça o mesmo exercício: Por que comprariam? Para que comprariam? O que elas pretenderiam resolver com meu produto?

Identificando e entendendo o comportamento do seu público alvo, você começa a montar um alicerce forte para sustentar toda sua estratégia de marketing digital.

O que acharam deste artigo? Comentem, gostaríamos de saber sua opinião.

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem 4 comentários

  1. Jedson

    Muito importante esta observação, já encontrei meu publico alvo agora estou desenvolvendo a forma que vou abordar este publico .
    Meu produto ele e muito bem aceito a varios segmentos no ramo de limpeza e higienização .
    Confesso, este seu curso tem aberto muito a minha mente com relação a empresa.
    Obrigado

    Jedson SIlva

    1. admin

      Olá Jedson,

      Obrigado você pelo comentário! De fato, identificar seu público alvo é a base de toda estratégia. Começar errado significa seguir todo o restante do caminho de maneira imprecisa.
      Que bom que já identificou seu público, agora é alinhar a comunicação com ele atraindo-o para o seu conteúdo.
      Boa Sorte!

      Gutemberg Fernandes

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