Hashtags: entenda como elas podem alavancar suas vendas

Hashtags: entenda como elas podem alavancar suas vendas

Você costuma usar hashtags no conteúdo da sua marca? Pois saiba que elas são um recurso bastante útil para ajudar a alavancar o engajamento e alcance dos seus posts — mas somente quando utilizadas de maneira estratégica. Ou seja, é necessário pensar muito bem em quais empregar e saber monitorar o sucesso delas.

Presentes na maioria das redes sociais, as hashtags servem para organizar conteúdo por tema. As pessoas podem pesquisar por aquelas que são relacionadas aos seus interesses e acessar um feed específico daquele assunto. Ou seja, é uma oportunidade para você atingir gente interessada no seu conteúdo.

O uso de hashtags pode ir além de simplesmente proporcionar exposição à sua marca e gerar mais vendas para você. Elas também podem ser usadas em ações promocionais para monitorar a participação do público. Veja a seguir as melhores formas de como utilizá-las para alavancar suas vendas!

Pesquise hashtags estratégicas

Não existe um guia definitivo sobre quais hashtags usar em cada situação. Por conta disso, você precisa realizar uma boa pesquisa para encontrar aquelas que funcionam melhor para as necessidades da sua marca. Leve em consideração o tipo de conteúdo que você publica e o seu segmento, dê uma olhada nos posts que já utilizam essas hashtags e descubra termos relacionados.

Revise a grafia das hashtags

Não seria nada estratégico deixar que o seu conteúdo seja publicado com erros de digitação nas hashtags. Isso faria com que os posts entrassem no feed errado e não conseguissem impactar a audiência corretamente. Além disso, certifique-se de não variar demais a grafia dessas palavras, já que consistência garante uma padronização.

Avalie o uso no Facebook

Apesar de serem suportadas no Facebook, as hashtags não se popularizaram tanto por lá, mas, ainda assim, é possível ver algumas marcas utilizando o recurso.

Se você sabe que o seu público costuma visualizar o feed de hashtags, experimente utilizar algumas em suas publicações, mas cuidado para não exagerar e mantenha-se sempre dentro do assunto relacionado ao seu negócio. A partir daí, avalie seus resultados para ter certeza de que vale a pena usar o recurso no Facebook.

Cuidado com as restrições do Instagram

Apesar de ser possível ter muito sucesso com o uso de hashtags no Instagram, você precisa ter cuidado com algumas restrições recentes que foram implementadas na plataforma. Não use mais do que cinco por post, já que exceder esse limite pode classificar seu conteúdo como spam. Além disso, não ocupe o primeiro comentário para armazenar suas hashtags, já que o sistema somente indexará as que estão na legenda.

Acompanhe os trending topics do Twitter

As hashtags tiveram sua popularidade originada no Twitter e os trending topics mostram quais assuntos estão mais em alta atualmente. Trata-se de um ótimo caminho para você descobrir temas que podem ser abordados no seu conteúdo e aproveitar a visibilidade aumentada desses termos. Apenas tome cuidado para não fugir muito da temática do seu mercado, portanto, prefira usar trending topics que tenham relação com a sua área de atuação.

Usar hashtags em sua marca é uma maneira muito eficaz de atingir mais público relevante para os seus interesses. Afinal, somente pessoas interessadas em seus assuntos encontrarão seus posts e terão contato com a sua empresa. Inicie o seu planejamento ao pensar em quais palavras utilizar em suas hashtags e, depois, monitorando seus resultados para comprovar o seu sucesso.

De que formas você costuma usar hashtags em seu conteúdo? Conte nos comentários para que possamos trocar experiências!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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