Como o Growth Hacking pode ajudar a sua empresa?

Como o Growth Hacking pode ajudar a sua empresa?

Você já ouviu falar em growth hacking? Trata-se de uma iniciativa que pode ser altamente benéfica para a sua empresa e ajudá-la a atingir seus objetivos por caminhos inovadores. Não se assuste com o termo, já que ele não significa nada negativo. Aqui, “hacking” se refere a usar brechas na sua própria atuação para crescer ainda mais.

Foi criado pelo pesquisador húngaro Sean Ellis, que já passou por empresas como Dropbox, Forbes, Fast Company e TechCrunch e fundou um instituto focado nesse conceito. Para ele, o trabalho de todos deve ser direcionado ao crescimento por meio da análise do impacto de cada ação planejada e executada.

Em termos práticos, envolve buscar “vulnerabilidades” na atuação do seu negócio (assim como hackers fazem) e aproveitá-las para destravar resultados cada vez superiores. Isso é feito a partir da união de três setores: marketing, negócios e tecnologia.

O que é growth hacking?

A ideia por trás do growth hacking é ajudar você a detectar as brechas mais estratégicas em seus resultados por meio de experimentos, para utilizar as ações certas e obter retornos melhores. Pode ser aplicado a diversas áreas das empresas, como marketing, vendas, desenvolvimento de produto, negócios, entre outras.

O ponto principal é concentrar os seus esforços onde é possível obter mais sucesso, fazendo uso das ferramentas adequadas para isso. O objetivo do growth hacking é ajudar você a obter bons retornos por meio do mínimo de investimento, tendo o máximo de desempenho sem sacrificar muitos recursos seus.

Para implementar essa ideia em sua organização, é necessário investir na figura do growth hacker. Trata-se de um profissional que deve entender muito bem a proposta desse conceito e adotar os processos corretos para otimizar suas estratégias e focar suas ações em geração de leads qualificados pelos métodos certos.

Por que o growth hacking é importante?

Quem não quer contar com formas eficazes de garantir o seu crescimento ao ativar as melhores ações para cada caso? Conforme os mercados ficam mais exigentes, a atuação das empresas se tornam mais complexas e agir dessa forma pode virar um desafio. Portanto, nada como aproveitar uma ferramenta que ajude nesse trabalho, certo?

O growth hacking é particularmente valioso para pequenas organizações e startups. Elas não costumam ter um grande orçamento para investir em ações estratégicas e precisam de todos os esforços possíveis para aumentar seus retornos sem precisar gastar mais para isso. A premissa básica do growth hacking é exatamente essa, então vale muito a pena utilizá-lo.

Cada investimento é precioso e deve ter resultados com o máximo de garantia possível. Trabalhar com a metodologia de growth hacking oferece a você as melhores formas de se certificar de que as suas ações estejam concentradas nos pontos certos. Aproveite esse benefício ao “hackear” os seus resultados para aprimorá-los.

Quais os principais motivos para adotar o growth hacking?

Ainda tem dúvidas se o growth hacking é a melhor opção para a sua empresa? É importante salientar que se trata de um conceito capaz de se encaixar a negócios de todos os tipos. Basta ter vontade de atuar da maneira mais otimizada possível a partir dos seus resultados. Isso se aplica tanto a grandes estabelecimentos como também a startups. Cabe a você acertar na implementação para obter bons retornos.

Confira a seguir as maiores razões para adotar o growth hacking:

Atuação mais competitiva

Você não pode permitir que os seus concorrentes ameacem a atuação da sua empresa. Em diversos segmentos, a competitividade fica cada vez mais intensa. É necessário contar com as ferramentas adequadas para poder coibir essa movimentação e permanecer na frente. O principal objetivo do growth hacking é exatamente este: oferecer os meios certos para você otimizar seus resultados sem grandes investimentos.

Acesso a dados valiosos

Quanto mais você sabe a respeito dos hábitos e das preferências dos seus clientes, mais fácil fica o planejamento de ações que os agradem. O growth hacking se fundamenta completamente em dados estratégicos, permitindo que você aprenda muito mais sobre o perfil do público da sua empresa e consiga desenvolver iniciativas cada vez mais eficazes para satisfazer essas pessoas. Com o acesso a esses números, diversos setores da sua empresa podem se beneficiar.

Foco na retenção de clientes

Um dos esforços característicos do growth hacking se concentra em fortalecer a retenção de clientes. Afinal, é muito mais barato e eficaz do que tentar impactar apenas novos consumidores. Dessa forma, você consegue aplicar seus recursos de maneira mais inteligente ao mesmo tempo em que cativa uma fatia estratégica do seu público.

Uso de ferramentas estratégicas

A tecnologia evoluiu bastante nos últimos tempos, passando a ser capaz de ajudar o seu empreendimento a alcançar resultados cada vez melhores com mecanismos inovadores. O growth hacking se apoia no uso de ferramentas inteligentes para detectar oportunidades para serem exploradas. Esses recursos ajudarão você e sua equipe a otimizar suas atividades e contar com números superiores a partir delas.

Tomadas de decisão mais inteligentes

O dia a dia de qualquer tipo de empresa é pontuado por uma série de decisões que precisam ser tomadas para decidir os rumos dos negócios. Para garantir mais segurança ao fazer essas escolhas, você precisa ter acesso a dados estratégicos que ilustrem o cenário atual dos vários aspectos da sua companhia. O growth hacking oferece os instrumentos necessários para você saber o máximo que necessita para tomar decisões estratégicas.

Descobertas de novas oportunidades

Com a correria do dia a dia, pode se tornar impossível atuar de forma estratégica para encontrar oportunidades valiosas de negócios em seu mercado. Você não pode permitir que isso se torne uma rotina. Felizmente, é possível contar com o uso das ferramentas certas para potencializar os seus resultados, como já citamos aqui.

O growth hacking não é mais um termo vazio repetido à exaustão no mercado. Trata-se de uma iniciativa verdadeiramente inovadora que é capaz de alavancar os seus resultados, porque consegue direcionar a sua atenção para oportunidades valiosas dentro e fora da sua empresa. Evite que os seus concorrentes conquistem mais espaço e adote uma postura com grande força estratégica para impactar positivamente seus clientes e melhorar seus retornos.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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