Google Trends: como utilizar a ferramenta da melhor maneira?

Google Trends: como utilizar a ferramenta da melhor maneira?

Opa, pessoal! Tudo beleza? O assunto hoje é Google Trends.

Inclusive, essa é uma das ferramentas importantes para checar o crescimento de buscas de uma palavra-chave durante um determinado período.

Dessa forma, com esse recurso gratuito, é possível melhorar suas estratégias de marketing digital.

Assim como, determinar as melhores palavras-chave para usar nos conteúdos do seu blog, por exemplo.

Então, na sequência, confira mais detalhes sobre esse sistema e como ele pode te ajudar.

O que é o Google Trends?

Em primeiro lugar, ficou claro que o Google Trends mostra graficamente o ciclo de vida de uma palavra-chave.

Tudo com base na quantidade de buscas. Assim, é possível determinar se vale a pena investir em ações voltadas para esse termo, por exemplo.

Da mesma maneira, dá para decidir se é melhor mudar alguma estratégia, apostar em outra expressão e por aí vai.

Afinal, não vale a pena ficar preso a algo que já não está gerando conversão, nem resultado, certo?

A plataforma foi criada em 2006, sendo uma ferramenta gratuita e que oferece resultados a partir de 2004.

Por que utilizar?

Bom, sem dúvidas o principal motivo para usar a ferramenta é entender o que o seu potencial cliente busca regularmente nas redes.

Assim, é possível determinar o que as pessoas querem saber sobre o seu produto ou serviço. Além disso, se consegue captar as principais dúvidas e objeções.

Com essas informações em mãos é possível criar conteúdos e campanhas que respondam e atendam a essa demanda.

Ou seja, o Google Trends é um dos recursos essenciais para aproximar o seu negócio das pessoas certas!

Como funciona e de que maneira utilizar o Google Trends corretamente?

Então, ao acessar a ferramenta gratuita, você nem precisará fazer um cadastro. Se tiver conta de Gmail, você poderá logar por ela. Porém, não há essa obrigatoriedade.

Portanto, basta acessar https://trends.google.com/trends/. Logo na primeira página, antes de inserir a expressão desejada, você já confere os assuntos mais discutidos da internet no momento.

No topo da página, certifique-se que o país selecionado é o Brasil. Depois, siga o passo a passo abaixo:

  1. Digite no campo indicado a palavra-chave desejada;
  2. Em segundo lugar, saiba que ele exibirá os resultados com base nos últimos 12 meses. Caso queira alterar esse período, é só clicar na aba da indicação de tempo;
  3. Depois, abaixo do gráfico, estarão as principais regiões ligadas ao termo;
  4. Após, as abas “Assuntos relacionados” e “Consultas relacionadas”. Com elas, você poderá ter ideias de complementos para o termo ou expressões usadas na pesquisa.

Dessa forma, verifique que o gráfico apresentado possui duas linhas. Assim, a horizontal mostra o tempo e a vertical o volume de buscas.

Passando o mouse por cima da linha, você consegue visualizar o número de pesquisas em um determinado dia.

Também é importante que você saiba que para gerar esses resultados, o Google Trends utiliza a base de pesquisas do próprio Google.

Além disso, usa as tendências de buscas de plataformas como o YouTube. Então, é confiável e certeiro!

Outro ponto importante é o refinamento da pesquisa, já que você poderá checar o termo de acordo com categorias, como artes, finanças e jogos, por exemplo.

Da mesma maneira, pode avaliar o tipo de busca, se foi por imagem, notícias, compras, entre outros.

Ah, se quiser ainda poderá comparar dois ou mais termos de busca diferentes para ver os resultados de palavras semelhantes.

Aplicando na prática

Agora que você já entendeu o que é o Google Trends e sabe usá-lo, quero compartilhar um exemplo de como colocá-lo em prática.

Pense em uma agência de turismo que se viu fechada e sem poder vender pacotes por conta da pandemia. O que ela faz? Para de divulgar sua marca? Não! Apenas muda o foco!

Ou seja, usa esse tipo de ferramenta para entender quais são os receios das pessoas e o que elas buscam sobre turismo nessa época.

Assim, poderá montar um calendário de conteúdos e de campanhas atendendo a essa demanda.

Então, com esse cuidado, a agência poderá manter as pessoas interessadas no seu negócio e seguir divulgando seu nome.

Quando tudo voltar ao normal, será mais fácil estar na lembrança das pessoas.

Outros detalhes interessantes do Google Trends

Por fim, se você ainda não se convenceu a usar a ferramenta, saiba que o Google Trends conta com outras funcionalidades interessantes. Entre elas, estão:

  • A consulta a notícias e estatísticas recentes;
  • Os termos com buscas em alta;
  • A análise das pesquisas do ano;
  • A inscrição para receber alertas sobre a pesquisa de um determinado termo, por semana ou por mês (precisa do login no Gmail), entre outras.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto entre em contato com a gente.

Não se esqueça de acompanhar o nosso blog para conferir outros artigos que ajudam a performance do seu negócio e das suas ações de marketing digital.

Valeu! Até a próxima!

Deixe uma resposta