Geração de Leads: Entenda quais são os principais canais

Geração de Leads: Entenda quais são os principais canais

geração de leads
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Geração de Leads

O crescimento da receita de uma empresa depende de sua capacidade de prospectar novos clientes por meio da geração de leads (Potenciais clientes que começam a interagir com a sua empresa através da internet). Encontrar a maneira adequada de fazer isso tem se tornado um diferencial competitivo, pois saber aplicar corretamente as estratégias resultará em um aumento no faturamento do negócio.

Para tal, tanto a equipe de marketing quanto a de vendas precisam estar alinhadas e preparadas para compreender as necessidades dos clientes reais e potenciais. E, assim, construir um relacionamento com o consumidor, no qual ele é preparado não apenas para a compra final, mas também para que seja um divulgador de seu negócio.

As decisões de compras podem ser facilitadas pela interação com usuário utilizando várias fontes e ferramentas, sempre baseadas em um relacionamento construtivo. Por isso, a empresa deve preocupar-se com a comunicação diretamente com os consumidores, por meio dos conteúdos gerados por ela no ambiente virtual.

Investir na geração de leads faz com que ele se interesse no produto ou serviço que você tem a oferecer, pois atrairá um público específico. Além de uma maior e melhor exposição de sua marca nos diversos canais com campanhas mais bem mensuradas. Tudo isso gera mais oportunidades de venda qualificada e, consequentemente, um aumento do número de transações.

Canais de Geração de Leads

Antes de começar a produzir conteúdos, você precisar definir quais canais utilizará para a geração de leads em seu negócio e, com isso, adaptar o conteúdo para cada tipo de canal. Por isso, apresentaremos para você algumas dicas de canais e como utilizá-los.

Blog

Um blog facilita que a sua empresa seja encontrada nos mecanismos de buscas ( ex: Google), além disso, ele se torna relevante quando há conteúdos interessantes para o público. Segundo os dados divulgados pela WebDAM, 67% das corporações entrevistadas geram mais leads com o uso de blog, em comparação às organizações que não utilizam essa ferramenta. Você pode utilizar Pop-ups, que é uma caixa pequena que convida o leitor a realizar uma determinada ação, como assinar newsletter ou entrar em contato com a empresa, links internos — uso de palavras-chave para redirecionar para conteúdos complementares dentro do próprio blog — e guest posts — publicação escrita em um site de um convidado que redireciona para o seu blog.

E-mail Marketing

É também uma ótima opção para aumentar a importância de sua marca. No ano de 2015 existiam cerca de 2,5 bilhões de usuários de e-mail, mas, atualmente, há uma expectativa de atingir 2,9 bilhões em 2019, como aponta a Radicati. Seu uso pode ser potencializado com a segmentação de conteúdo e a automatização de campanhas- E-mails em sequencia que são disparados automaticamente para os Leads dentro de um agendamento – que levam o assinante a seguir dentro dos estágios do funil de Marketing, preparando-o para o momento da venda.

Você pode orientar seus clientes por meio de newsletter, que são e-mails informativos e educativos que abordam diferentes assuntos, campanhas promocionais — ofertas especiais para aumentar o interesse do cliente — e e-mails transacionais, espécie de autoresposta para uma ação realizada.

Redes Sociais

De acordo com a eMarketer, no ano de 2017 uma em cada três pessoas no mundo usavam alguma rede social. E, no Brasil, o número de usuários conectados é de 85,9 milhões, como aponta com Instituto de pesquisa ComScore. Esses dados mostram que há uma boa oportunidade de se investir mais em marketing nesses espaços digitais.

Utilize postagens na fanpage da empresa e em grupos específicos, publicação de conteúdos no LinkedIn, elementos visuais bem trabalhados no Twitter e hashtags estratégicas — escolha as palavras ideais para que sua marca seja encontrada nos mecanismos de buscas — e a criação de storytellig com abordagens atraentes no Instagram.

Mídias pagas

É um excelente investimento para quem deseja um retorno mais rápido, aumentando o número de vendas a curto prazo. Você pode decidir o quanto investir, o período em que o anúncio ficará disponível e segmentar o público por idade, localização e gênero, por exemplo.

No LinkedIn Ads, use os conteúdos patrocinados ou anúncios segmentados, já no Facebook, invista no Lead Ads, que é um formulário para preenchimento na própria plataforma, sem necessidade de ser redirecionada para outra página após o clique no anúncio, e, por fim, direcione os usuários para landing pages no Instagram — páginas com layout mais enxutos para evitar distrações e facilitar a conversão.

Agende uma reunião e comece sua máquina de gerar leads.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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