10 estratégias de marketing e growth hacking para o lançamento de seu produto
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10 estratégias de marketing e growth hacking para o lançamento de seu produto

Lançar um novo produto no mercado pode ser o início de uma jornada maravilhosa … ou um fiasco total. É um momento chave que requer todo o seu cuidado e atenção. 

O termo “ growth hacking ” se tornou uma palavra da moda nos últimos anos, referindo-se a estratégias de marketing digital não tradicionais  para garantir um crescimento rápido. Muitas startups usam esses tipos de técnicas para garantir uma rápida penetração no mercado,  mas o growth hacking pode ser tão útil para empresas de qualquer tamanho e experiência. 

Hoje, estamos compartilhando 10 estratégias de marketing que usam growth hacking para lançar seu novo produto direto para as estrelas.

10 estratégias de marketing para lançar seu produto

# 1. Organize uma oferta de pré-lançamento

Para que um produto decole rapidamente, é necessário criar um sentimento de  expectativa e entusiasmo  por seu lançamento, começando com semanas ou até meses de antecedência. 

Uma das técnicas mais populares para fazer isso é por meio  de brindes e concursos de pré-lançamento.  Distribua seu produto para um grupo exclusivo de participantes sortudos, em troca da ajuda deles a espalhar a palavra. Existem várias opções: concursos no Instagram, prêmios para as ideias mais criativas, brindes, etc. 

Seja qual for a opção que você escolher, tente apresentar conteúdo ou ideias que possam ajudar a tornar seu produto viral. Por exemplo, faça com que os usuários compartilhem sua participação em suas redes sociais ou crie um bom desafio no TikTok por exemplo. Seja criativo em suas mensagens para garantir que as pessoas não as vejam como spam e ofereça vantagens por indicações.

# 2. Aumente sua visibilidade orgânica

Ou em outras palavras, coloque seu SEO no ponto. Ter um site bem posicionado nos mecanismos de pesquisa oferece uma “base” estável de tráfego para exibir seu novo produto, o que é muito mais fácil do que começar do zero. 

Para que a otimização do seu mecanismo de pesquisa funcione, você precisa fornecer aos usuários informações que sejam realmente úteis para eles. Concentre-se especialmente na otimização de três áreas: 

  • Palavras-chave.  Não pense sobre como você chamaria seu produto ou como o descreveria, mas sim como  um novo usuário  o procuraria. 
  • Meta descrições.  As meta descrições são o resumo da sua página da web nos mecanismos de pesquisa, portanto, precisam ser curtas e atraentes. Mas cuidado! Às vezes, o Google ignora essa descrição e mostra as primeiras linhas do texto em sua página, portanto, verifique se elas também estão atualizadas. 
  • O primeiro parágrafo do texto. O objetivo é garantir que os leitores saibam e entendam o que é seu produto com o menor tempo de leitura possível. 

# 3. Crie conteúdo compartilhável

Criar conteúdo de forma consistente é uma das estratégias de marketing digital mais confiáveis, especialmente a médio e longo prazo. 

Invista tempo na criação de um blog de alta qualidade que fale sobre sua empresa ou tópicos relacionados que os consumidores terão interesse em ler. O objetivo é fazer com que os próprios usuários compartilhem seu conteúdo, trazendo tráfego para seu site regularmente. 

# 4. Arrisque-se com o remarketing

Uma estratégia de marketing abrangente não afeta apenas os usuários cegamente, mas os orienta durante o  funil de conversão. 

Os consumidores estão em momentos diferentes do processo de compra e podem não estar prontos para comprar de você na primeira vez que ouvem falar de seu produto. Mas isso não significa que ainda não sejam clientes em potencial! Você pode nutri-los com o tempo usando diferentes táticas de remarketing, como anúncios de remarketing.

O remarketing também pode ser usado em seus seguidores regulares de marca. Mantenha contato com seus clientes mais dedicados (por meio de uma newsletter, por exemplo) e, claro, não se esqueça de avisar sobre seu lançamento. 

# 5. Crie um sistema de recomendação

O boca boca  continua a ser uma forma incrivelmente eficaz de divulgar notícias sobre novos produtos ou serviços. Os usuários conversam naturalmente com seus amigos sobre os produtos que usam e recomendam. Mas você também pode dar um pequeno empurrão para que as rodas girem. Como? Criando um sistema de incentivos para recomendações. 

Todo mundo gosta de receber “brindes”, então tudo que você precisa fazer é oferecer um cupom de desconto ou frete grátis em troca de contar aos amigos. Esta é uma tática popular usada em muitos aplicativos, como Uber e AirBnb. 

# 6. Otimize a velocidade do seu site

Esse é um truque tão simples quanto eficaz: certifique-se de que seu site esteja funcionando em alta velocidade.

Não há nada mais frustrante do que um site que leva anos para carregar. Um site rápido e fluido melhora a experiência do usuário e a percepção da marca. 

Há várias coisas que você pode fazer para  melhorar o tempo de carregamento do seu site,  muitas envolvendo código e processos de bastidores, portanto, recomendamos falar com um especialista. Nesse ínterim, uma solução rápida pode ser garantir que suas imagens tenham qualidade alta o suficiente para parecerem nítidas, mas não arquivos enormes. Quanto maior o tamanho do arquivo da imagem, mais lento será a execução do seu site.

# 7. Estabeleça Relacionamentos com Influenciadores

Os influenciadores são os novos reis e rainhas do marketing de mídia social. Como especialistas em uma determinada área ou indústria, eles tendem a ter um  público fiel  esperando e disposto a seguir suas recomendações. Pense no marketing de influência como a versão digital do marketing boca a boca.

Para fazer blogueiros e influenciadores falarem sobre sua marca, as estratégias mais comuns são organizar eventos e enviar amostras grátis. No entanto, lembre-se de que você não pode “comprar” a opinião ou recomendação deles, pois eles também devem ser leais ao público e honestos sobre o que pensam. Para evitar desastres, reserve um tempo para  investigar  quais influenciadores seriam mais interessantes para o seu produto e mais dispostos a colaborar com você. 

# 8. Cuide do seu atendimento ao cliente

Nos últimos anos, os clientes se acostumaram a receber respostas de empresas 24 horas por dia e 7 dias por semana, então crie um sistema para ajudá-los sempre que precisarem. 

O atendimento ao cliente é provavelmente uma das áreas em que a seleção cuidadosa dos funcionários é mais importante. Os embaixadores da sua empresa devem ser pacientes, empáticos e resolutos para oferecer ao seu cliente a experiência que ele merece.

# 9. Prepare seu FAQ antes de lançar seu produto

Quando você lança um novo produto ou serviço, os usuários geralmente têm um monte de  perguntas  sobre como funciona e o que podem fazer com ele. Quanto mais inovador for, mais você terá que explicar. Nossa recomendação é fazer o máximo possível e preparar-se com antecedência, criando uma seção de “Perguntas frequentes” completa e fácil de encontrar. O ideal é incentivar os usuários a visitá-lo antes de entrar em contato com você com suas perguntas e torná-lo o mais fácil possível de acessar. 

Você pode até considerar a inclusão de perguntas frequentes em seu conteúdo social como uma forma de se antecipar às perguntas de novos usuários e compartilhar como seu produto funciona.

# 10. Não se esqueça do marketing por email

Muitas vezes, o marketing por e-mail recebe uma má reputação por estar fora de moda, mas a verdade é que continua a  ser tão eficaz como sempre.  Não ignore esta estratégia de marketing!

Para implementar com eficácia uma estratégia de email marketing, o primeiro passo é criar um  banco de dados  com seus clientes. Quanto mais informações você tiver sobre cada um deles, melhor. Pense em coisas como idade, residência, filhos e, claro, compras anteriores ou produtos pelos quais demonstraram interesse. 

Use essas informações para criar uma estratégia de mensagens altamente personalizada. Tente fazer com que o usuário sinta que os e-mails foram escritos especialmente para eles individualmente. A automação de marketing  pode ser uma grande ajuda no gerenciamento eficiente de todas essas informações.

E aí, pronto pra lançar seu produto?

Assista a esse passo a passo sobre como organizar as etapas de seu lançamento. é Gratuito!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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