Como planejar a estratégia de marketing digital para sua empresa em 2017

Como planejar a estratégia de marketing digital para sua empresa em 2017

O ano de 2017 começou e com ele vem sempre a necessidade de planejamento. Traçamos metas, objetivos, elencamos tarefas, ações, porém, nem sempre é fácil seguir.

Quando falamos da estratégia de marketing digital então, o processo é ainda mais complicado. Mas de alguma forma, temos que fazê-lo, afinal, nossas empresas dependem de planejamento e quando conseguimos, tudo fica mais claro e fácil.

Para te ajudar nesta tarefa, criamos um passo a passo que vai te ajudar a definir bem sua estratégia de marketing digital para este ano. Tenho certeza de que, se você conseguir executá-la, ao final deste mesmo ano, sua empresa estará em outro patamar. Vamos tentar? Então vamos lá:

Como planejar uma estratégia de marketing digital para 2017?

Crie uma PERSONA para o seu negócio.

Muitas empresas quando se aventuram no marketing digital por conta própria, desconhecem a importância de definir seu público alvo. O resultado:

  • Divulga seu produto ou serviço para quem não tem o menor interesse
  • Desperdiça recursos em campanhas infrutíferas
  • Não tem retorno sobre o investimento
  • Não consegue RESULTADOS

Já falamos muito desse assunto aqui no Blog. Tanto que fizemos um eBook chamado o Guia Definitivo para Criação de Personas. Recomendo fortemente que baixe esse Ebook e veja como criar uma persona para seu negócio.

Começar a estratégia de marketing digital sabendo para quem você vai falar é o passo mais importante. Fazendo dessa forma você garante os resultados das próximas etapas.

Planeje as palavras chave de seu negócio e estude o comportamento de busca de seu público

Para este tópico, temos algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar muito. Entre elas, destacamos duas:

  • Planejador de palavras chave do Google
  • Google Trends

Defina um calendário de produção de conteúdo

“O conteúdo é rei”. Certamente você já deve ter ouvido essa frase por aí. E de fato, criar conteúdo útil e relevante para o seu público alvo tornou-se premissa básica para obter resultados na sua estratégia de marketing digital.

O comportamento do consumidor atual é muito diferente daquele de 10 anos atrás. Hoje ele busca informação e se seu site, blog, redes sociais, enfim, se seu conteúdo online for de qualidade, esse consumidor vai passar a ter ver como referência. Consumidor informado compra. E ele comprará na sua empresa.

Escreva conteúdo com base naquilo que sua persona está procurando. No passo anterior você viu como pesquisar as palavras chaves relativas ao seu negócio. Aproveite para criar ideias de posts, vídeos, enfim, crie conteúdo para tirar dúvidas de seu público. Seja RELEVANTE para ele.

Nesto ponto, ter um calendário definido é muito importante. Mantenha uma frequência para a publicação de seu conteúdo. Isso ajudar a fidelizar seu público.

Aqui deixamos uma planilha para te ajudar nesse quesito. Faça o download gratuito.

 

Analise os Resultados.

Analisar o resultados de uma estratégia de marketing digital é fundamental para o alcance do sucesso. Ao fazer uma análise você pode corrigir rotas, reforçar o que deu certo e melhorar o processo ao longo do ano.

Uma boa ferramenta para análise é o Google Analytics. Para isso você deve ter instalado em seu site o código de acompanhamento do Google Analytics, assim, você terá todas as informações de acesso, como por exemplo, páginas mais acessadas, tempo de permanência na página, taxa de rejeição, enfim, toda uma gama de informações que te ajudarão a analisar e acompanhar o andamento de sua estratégia.

Para te ajudar melhor com todas essas informações, vamos deixar aqui um eBook chamado, Marketing Digital para Iniciantes. Recomendo muito a leitura dessa material. Certamente te ajudará a entender melhor cada passo de sua estratégia. Baixe Gratuitamente Aqui.

No próximo post falaremos mais sobre a estratégia e abordaremos os tópicos, automação e relacionamento. Aguarde…

Bom, esperamos que essas dicas possa realmente te ajudar a começar a sua estratégia de marketing digital para 2017. Qualquer dúvida que tiver, conte com a gente.

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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