Entenda como criar um call-to-action que converte e gere resultados!

Entenda como criar um call-to-action que converte e gere resultados!

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode atrair muitos visitantes para o seu blog. Mas ela só vai convertê-los em clientes se você der a devida atenção a um detalhe: o call-to-action.

Não importa se o seu conteúdo é de qualidade ou se o layout é de tirar o fôlego: se você não convida o usuário a realizar alguma ação, provavelmente ele vai ficar satisfeito com o que viu, mas fechará sua página sem deixar um e-mail ou sem entender o que ele deve fazer para adquirir o seu produto.

Ficou curioso? Neste texto, vamos explicar como converter seus visitantes, continue a leitura!

O que é call-to-action?

Conhecido também como CTA, o call-to-action tem a função de convidar deliberadamente o visitante da sua página para realizar alguma ação específica, como baixar um material, fazer uma compra, deixar um comentário, conversar com um consultor etc. Vale usar imagens ou texto, o importante é ser direto e objetivo, usando frases curtas e verbos no imperativo.

call to action

Numa estratégia de marketing, o call-to-action tem o poder de capturar leads, levar o leitor a continuar navegando pelo seu site, convidá-lo a conhecer seus serviços de maneira sutil ou levá-lo para o seu funil de vendas.

Como criar um call-to-action que converte?

Agora, você vai entender o que um call-to-action precisa ter para aumentar a conversão do seu site e gerar mais resultados para a sua empresa. Confira!

Mostre o benefício de cara

Se você quer que o usuário clique na sua chamada, ela precisa persuadi-lo de alguma forma, daí a importância de mostrar o valor da sua oferta, deixando claro o que o seu cliente está ganhando.

Palavras como “grátis” têm um poder muito forte e deixam qualquer benefício ainda mais atrativo. Por exemplo: “Baixe grátis o manual para gerar milhares de visitas diárias no seu blog”.

Seja objetivo

Sua chamada para ação precisa ser escaneada em segundos, ou seja, evite se estender com textos desnecessários. O ideal é não passar de 150 caracteres: use sua criatividade para impactar escrevendo pouco!

Use chamadas específicas

A depender do objetivo, seu call-to-action deve mudar. Mostre para o leitor exatamente o que ele vai obter ao clicar no seu link. Em vez de chamadas gerais, prefira ser específico. Por exemplo:

“Quero falar com um consultor”, “Baixe agora o e-book gratuito” ou “Sim! Quero aprender tudo sobre SEO”.

Destaque o call-to-action

Seu CTA precisa persuadir com o texto e também com a imagem, por isso, atenção ao formato! Cuidado com botões muito pequenos que não dão leitura e com os muito grandes, que podem incomodar o visitante.

A cor também é fundamental: escolha uma que se destaque na página. Amarelos, verdes, vermelhos e laranjas costumam funcionar bem. Bordas arredondadas e efeitos 3D também ajudam a destacar e fazer o usuário entender rapidamente que ele precisa clicar ali.

Faça testes A/B

call to action teste A BMesmo com as melhores dicas do mundo, a arte de fazer um CTA de alta conversão não é uma ciência exata. E que bom que o marketing digital nos dá a oportunidade de criar estratégias versáteis e passíveis de modificação!

Desse modo, é importante testar elementos, um de cada vez, para descobrir o que funciona melhor no seu caso: cores, formatos, posição no site, tipo de chamada, layout etc. Esse é o real segredo do call-to-action que gera resultado.

Para você que leu até aqui, nossa dica bônus: algumas ferramentas on-line que podem ajudá-lo a criar layouts atrativos e chamadas para ação persuasivas:

  1. se você ainda se perde com os programas de edição tradicionais, o canva.com pode ajudá-lo a criar peças de qualidade sem quebrar a cabeça;
  2. a dificuldade é criar banner? O Fotor é gratuito e já oferece as dimensões prontas, é só criar e baixar;
  3. quer converter ainda mais leads? O Hello Bar pode oferecer uma mãozinha. Basta inserir a URL do seu site e logar com sua conta do Google.

Agora que você conferiu essas dicas sobre call-to-action, é hora de colocar tudo em prática. E se você gostou deste post, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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