Encontrou um canal que deu certo? Para tudo e vá até o final sem distrações

Encontrou um canal que deu certo? Para tudo e vá até o final sem distrações

Para começar, quero deixar claro que eu tenho empatia por você que tenta fazer de tudo quando o assunto é estratégia digital.

Afinal, toda hora surge uma mega novidade que vai fazer sua empresa crescer absurdamente em tempo recorde (sete dias).

Mas, se você fosse até o final em algo que descobriu ser promissor? Como realizar campanhas em um determinado canal. O que será que aconteceria?

Hoje, trago um case de INSUCESSO para discutirmos esse assunto, com o objetivo de te convencer a não deixar o mesmo acontecer com o seu negócio. Bora lá!

O foco vem em primeiro lugar

Bom, quando se trata de estratégia de Marketing Digital eu gosto sempre de falar o seguinte: o foco é um fator primordial para o resultado.

Eu digo isso porque hoje a quantidade de informações que circula online é muito maior do que a capacidade de consumir esse conteúdo.

Então, eu vejo muitos empresários perdendo o foco e tentando fazer de tudo. Alcançando nada!

Na verdade, eles deveriam testar coisas diferentes, obviamente. Mas, ao perceber uma curva de crescimento em determinado canal ou campanha, olhar com calma para isso.

Na minha visão, quando isso acontece, é preciso esquecer tudo e focar naquilo ali.

Um exemplo na prática

Entrando no case que quero compartilhar, há um tempo tivemos um cliente aqui na agência, uma empresa de animação infantil muito conhecida em Brasília.

Eles toparam fazer uma campanha de Google com a gente com investimento de R$ 500,00. Assim, eles conseguiram gerar R$ 13.000,00 em novos contratos.

Então, paramos e analisamos. Deu certo? O que posso fazer para que dê mais certo ainda? Ou seja, pegar aquele resultado e identificar o que pode ser aprimorado para melhorá-lo.

O que quero dizer é que antes de sair fazendo outra estratégia, é fundamental analisar a que funcionou. Se deu retorno é porque com certeza dá para melhorar. Por quê? Porque você já tem respostas e informações que você não tinha.

Nessa campanha, por exemplo, eu deixei em aberta a veiculação: todos os dias e 24h. Ao finalizar a ação, foi possível perceber que as interações eram maiores de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Com esse dado, eu posso parar de investir onde NÃO está a atenção. Ou seja, otimizo a verba, alocando-a onde tenho de fato visibilidade.

Quando o insucesso acontece

No caso desse cliente, ele não quis seguir essa linha estratégica e queria investir em redes sociais e não no Google.

Queria vender, mas não no que já estava provado que funcionava. Ao encontrar o canal Google como positivo, se deveria ter focado naquilo ali.

Otimizado esse veículo ao máximo, com mais receita, para aí sim investir em outros meios com mais facilidade.

É preciso entender que existe uma diferença nas plataformas. Quem está no Google realmente está com mais urgência, ele quer resolver alguma coisa, o quanto antes.

A ação é ativa, eu só preciso usar a estratégia certa para aparecer quando esse público me procura.

Quando eu migro isso para as redes sociais eu tenho outra pegada. Eu não posso ter um cunho de venda, é um conteúdo mais elaborado, é uma estratégia mais de longo prazo, só para começar as diferenças.

Com esse case da agência o que aconteceu é que focamos todo o nosso trabalho em criar autoridade na rede social, como o cliente queria, e deixamos o Google de lado.

Resultado? O retorno não veio. A consultoria se foi. O cliente também e nada de venda.

Lição aprendida

Depois desse INSUCESSO, hoje eu até “brigo” com o cliente e acabo não pegando certos trabalhos quando eu vejo que não vai dar certo. Com dados eu busco mostrar para o empresário qual é o melhor caminho.

Então, que sirva de lição para você também. Quando encontrar um canal que você percebeu que te deu retorno positivo: vai fundo nesse meio e ignora o resto!

Investiu R$ 1.000,00 e retornou R$ 6.000,00? Olhe com carinho para esse veículo e para as métricas dessa campanha. Tente melhorá-la!

Aí com mais resultados e ganhos você tem dinheiro em caixa para começar a explorar outros canais com mais tranquilidade. Vá até o final, sem distrações!

Pense sobre isso, acompanhe o nosso blog para ficar bem informado e até breve!

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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