Existem duas métricas dentro do funil de vendas que são diretamente impactadas por uma estratégia de marketing de conteúdo:

  • Visitantes
  • Leads

Antes de falarmos mais detalhadamente a respeito deste impacto é importante conceituarmos:

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo nada mais é do que a criação de conteúdos úteis e relevantes com os seguintes objetivos:

  • Engajar com seu público alvo;
  • Retê-lo em seu ambiente online;
  • Se relacionar com ele;
  • Fortalecer a sua marca;
  • Gerar uma percepção positiva;
  • Se tornar referência em seu mercado;
  • Vender mais.

Uma pesquisa realizada pela Rock Content entre os dias 11 e 26 de abril deste ano revelou, dentre outras coisas, que empresas que adotam o marketing de conteúdo como uma de suas estratégias tem 4x mais leads e 5x mais visitas.

A pesquisa contou com a participação de 2.725 empresas no Brasil e especialmente os números relacionados a Leads e visitantes nos chamou bastante atenção:

Média de Visitas

Empresas que adotam marketing de conteúdo – 49.030

Empresas que não adotam Marketing de conteúdo  -11.508

Média de Leads gerados

Empresas que adotam marketing de conteúdo – 1.233

Empresas que não adotam Marketing de conteúdo  -224

Estes números trazem uma constatação a qual tratamos aqui em nosso Blog a tempos. O consumidor não quer mais ser impactado por ofertas e sim por informação.

As empresas que entendem esse movimento geram muito mais resultados.

Existem várias formas de gerar conteúdo útil e relevante, aqui listamos algumas delas:

  • Artigos – Se sua empresa ainda não tem um blog, passe a considerar fortemente esta possibilidade. Ainda segundo a pesquisa, empresas que possuem blogs geram 3,7x mais visitas. E mais visitas significam mais leads. E mais leads, mais oportunidades de negócios.. E mais oportunidades, mais vendas.
  • eBooks – Criar um eBook sobre como seu produto ou serviço pode resolver um problema de seu público alvo é uma excelente estratégia para captura de Leads.
  • Vídeos – Palestras online (Webinários) estão cada vez mais sendo utilizados por empresas para engajamento de seu público alvo. Lembre-se, sua presença digital deve ser forte e sua empresa precisa estar onde está seu público. Para que se tenha uma ideia, o YouTube se tornou o segundo maior site buscas, perdendo apenas para o Google.

Eis então algumas dicas para que você possa criar uma estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa.

  1. Conheça sua persona – De nada adianta começar a produzir conteúdo sem antes saber para quem você estará criando. Conhecendo sua persona, a criação fica ainda mais fácil e agradável porque você terá a exata noção de quais são seus problemas e de que forma o conteúdo de sua empresa pode ajudar a resolvê-los.
  2. Identifique em qual fase está seu LEAD – Seu lead pode estar descobrindo que tem um problema ou então ele já pode estar considerando solucionar este problema. Identificar em qual fase ele está é fundamental para criar o conteúdo correto. Explicamos melhor esta questão neste artigo através de um vídeo. Vale a pena conferir.
  3. Brainstorm – Aqui é importante jogar as ideias de produção de conteúdo em um papel, depurá-las de acordo com o passo anterior e partir para o planejamento.
  4. Calendário de publicação – De acordo com entendimento que sua empresa tem de seu público alvo (persona), você irá definir a periodicidade de publicações de seu conteúdo. Faça uma planilha, vai te ajudar a organizar melhor este calendário.
  5. Promova seu conteúdo – Uma vez criado o conteúdo deve ser promovido. Alguns canais como e-mail marketing, redes sociais, Youtube devem ser explorados por sua empresa neste momento.

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Gutemberg Fernandes
Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Conexão Agência Digital

    4 Comentários para "Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais leads"

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