Diversidade de Gênero nas empresas e campanhas publicitárias
Diversidade de Gênero nas empresas e campanhas publicitárias

Diversidade de Gênero nas empresas e campanhas publicitárias

Diversidade de gênero nas empresas

Diversidade de Gênero nas empresas e campanhas publicitárias

“Não estamos fazendo um favor para as mulheres. Essa é uma discussão estratégica e racional para construir um mundo dos negócios melhor”, afirmou o presidente da EY Brasil, Luís Sergio Vieira.
Essa foi uma das falas mais autênticas do Fórum Mulheres na Liderança, evento realizado pela EXAME em parceria com a WILL (Woman in Leadership in Latin America).

O fato é que as mulheres tem se tornado cada vez mais independentes, notáveis em suas aplicações no empreendedorismo e diferenciadas em suas gestões nas grandes empresas do Brasil e do mundo. Cada vez mais vemos mulheres chegando ao topo, tornando-se CEO de empresas por suas próprias capacidades e conquistas.

A pergunta que fica é:

O que isso diz para o mercado?

O poder de compra das mulheres cresceu significativamente.

Um indicador que quero destacar é sobre o potencial de compra e tomada de decisão das mulheres. Segundo o Boston Consulting Group o percentual de riqueza produzido por mulheres cresceu 25%. Outro estudo revela que o consumo de produtos de beleza foi outro fator importante no crescimento das CONSUMIDORAS. Os gastos com cosméticos e derivados, de 2002 a 2010, passaram de R$ 6 bilhões para R$ 19,7 bilhões entre as compradoras da classe C.

Consequentemente o olhar das campanhas publicitárias se volta pra esse mercado e quem COMEÇOU (isso mesmo, talvez seja tarde pra entrar nessa onda agora) a surfar primeiro, levou!

Em 2017 anunciantes globais como a Unilever, Procter & Gamble, Mars, Diageo, Johnson & Johnson tiveram um olhar crítico para suas ações de marketing e campanhas publicitárias, eles identificaram que de modo geral as campanhas eram feitas tendo como foco o homem. Campanhas de produtos femininos não mostravam os benefícios dos produtos e a aceitação dele entre o público feminino e sim como seria o olhar e aprovação masculina após a utilização de determinado produto.

Abaixo temos dois exemplos claros da mudança de comportamentos levando em consideração a diversidade de gênero nas empresas e campanhas publicitárias.

Essa propaganda mostra como o Shampoo Seda (produto da marca UNILEVER) pode fazer com que homens notem as mulheres.

Aqui um manifesto da OMO (outro produto da marca UNILEVER) incentivando a liberdade das crianças em suas brincadeiras, mesmo que seja o menino brincando de casinha e a meninas brincando de super-herói. O importante para a marca é a participação dos pais no processo de aprendizado e crescimento.

Diversidade de gênero nas empresas

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Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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