Curtidas no Facebook: o que elas realmente significam?

Curtidas no Facebook: o que elas realmente significam?

Se você perguntar para qualquer dono de negócio, há grandes chances de ouvir como as curtidas no Facebook são um indicador bastante decisivo para o sucesso. Certamente vai falar sobre possíveis ganhos de likes de um mês para o outro ou expressará insatisfação, caso esse ritmo de crescimento caia de alguma forma.

No entanto, as curtidas no Facebook não são a métrica mais importante que você deve acompanhar ao lidar com sua estratégia de marketing. Como em qualquer aspecto do seu negócio, você precisa entender muito bem o que os números estão dizendo para que consiga fazer as escolhas certas em suas campanhas.

As curtidas no Facebook não devem ser totalmente descartadas da sua análise. Elas oferecem informações estratégicas, somente é necessário tomar cuidado para não dar mais importância a elas do que merecem. Ao entender bem o que elas significam, você pode passar a utilizá-las corretamente em seus levantamentos.

O que as curtidas no Facebook não representam?

Apesar de ser muito tentador, a sua estratégia não deve girar em torno exclusivamente das curtidas no Facebook. Por mais que seja comum equiparar o sucesso aos likes que recebe nessa plataforma, isso pode acabar se tornando um problema de métricas de vaidade.

Elas são números que parecem representar um diagnóstico eficaz referente a sua marca, mas, na verdade, fogem disso. Nenhuma análise deve se restringir apenas a uma única métrica. Existem outras maneiras de medir o sucesso da sua empresa e o primeiro passo para encontrar esse número está em olhar para seus objetivos e metas.

Por exemplo, se você quer vender mais, curtidas no Facebook não ajudam a fornecer uma informação relativa a isso. Uma possibilidade muito mais produtiva envolve monitorar quantos produtos são vendidos dentro do período e que tenham origem a partir dos seus canais de marketing. Assim, você olhará para os indicadores corretos.

Qual a real importância das curtidas para sua marca?

Até aqui, você certamente já entendeu que as curtidas no Facebook são apenas uma das várias métricas que você pode utilizar para medir o sucesso da sua marca nessa plataforma. Os likes não trazem tantas informações assim, mas ainda podem auxiliar na sua estratégia se você souber como utilizá-los em sua análise.

As curtidas no Facebook servem como reconhecimento da sua empresa. Como representa a audiência que você conquistou nessa rede social, é um indicador que pode ser visto como seu capital social. Pode-se dizer que é parte do valor dela no ambiente digital.

Dessa maneira, as curtidas no Facebook podem ser monitoradas para gerar diagnósticos para sua estratégia. Se ele está em pleno crescimento e a sua audiência está subindo, a tendência é que seu conteúdo conquiste mais engajamento. Também pode ser interpretado como um aumento de interesse das pessoas nas suas publicações ou na própria marca.

Como planejar os seus próximos passos?

É preciso começar a planejar de que forma serão feitas as suas análises futuras. Não é uma questão de dar uma importância maior do que a devida a esse indicador, e sim de entender que tipo de informação ele representa e tomar as decisões certas baseando-se nesses números.

Nunca deixe de acompanhar os resultados da sua marca em tempo real, já que a performance dela depende da sua capacidade de agir com rapidez e eficácia quando for necessário. Aproveite que o marketing digital permite esse acompanhamento e deixe as suas estratégias mais sofisticadas.

Agora que você já conhece o real valor das curtidas no Facebook, continue aprendendo mais sobre as possibilidades do meio digital para a mensuração de resultados. Confira no blog as nossas dicas práticas de KPIs estratégicos!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu