Coronavírus x Transformação Digital
Coronavírus x Transformação Digital

Coronavírus x Transformação Digital

Fala, pessoal! Eu estava analisando algumas questões relativas aos clientes aqui da agência e resolvi falar (mais uma vez) sobre coronavírus x transformação digital.

Afinal, esse é um assunto que eu costumo citar bastante por aqui e que está mais em alta do que nunca.

Mesmo durante o período do Coronavírus, vejo muita gente pensando que para fazer a transformação digital na sua empresa, precisa ser expert em ferramentas e entender tudo de tecnologia.

Mas, na verdade, não é assim. Pois, o pilar mais importante são as pessoas. Então, as plataformas e recursos são o meio, nunca o fim para a sua transformação digital.

Inclusive, nesse período de COVID-19, muitas organizações se viram obrigadas a se reinventar, meio que a fórceps, para poder atender às demandas.

O que tem de positivo nesse cenário

Bom, embora tudo pareça muito incerto e obscuro na economia do país, de fato, é fundamental seguir as recomendações das autoridades quanto à preservação da saúde.

Para mim, esse é um assunto sério e que terá consequências para muitos que não pensarem fora da caixa e se cuidarem.

Mas, vejo um ponto positivo nisso tudo. A capacidade de enxergar uma saída para continuar gerando valor para o seu cliente, mesmo com restrição de contato físico, dará informações e conhecimentos importantes para o futuro.

Uma hora a pandemia vai passar. Então, é fundamental que você se mantenha forte agora, pensando em estratégias diferentes, mesmo que forçado.

Comece a explorar outros canais, produtos e meios de atender o seu público. Será daí que você aprenderá lições que te ajudarão lá na frente.

Inclusive, para alguns clientes nossos aqui, demos algumas ideias nesse sentido. Por exemplo, tem uma academia que trabalha conosco que teve que fechar e reduzir seus atendimentos.

Assim, sugerimos que a interação dos professores passasse a ser virtual nos horários de algumas aulas, para engajar os alunos a fazerem um treinamento com o que eles têm, no ambiente que tiverem disponível.

O resultado foi bem bacana. Todo mundo entrou nessa onda, comunicou aos amigos, se animou e teve até turma virtual, com fila de espera para os próximos que queriam entrar no grupo.

Ou seja, na crise surgiram diversas oportunidades, até mesmo de clientes que não eram alunos e que agora querem ser.

Quando isso passar, essa academia poderá abordar essas pessoas e concretizar as matrículas. Gerar esse valor é possível para qualquer negócio.

Na mesma linha, recebi esses dias a ligação de um cliente, uma joalheria de um shopping que me pediu para criar uma loja virtual para vendas online.

O que quero dizer é que você também consegue, olhando para a sua empresa, fazer a transformação digital.

Resumindo…

Por fim, dito tudo isso, vale fazer um resumo do tema Coronavírus x Transformação Digital e reforçar:

1) Não entre em pânico, mantenha a sua mente em ordem. Saiba que isso tudo vai passar. Tendo esse cuidado, você consegue pensar em uma saída dentro do seu nicho de atuação e do serviço que você oferece;

2) Analise como você pode continuar gerando valor, sendo relevante e criando interação com o seu público, inclusive (e especialmente) pelos canais digitais.

Para quem já tem o costume de estar presente no meio digital, isso não é dificuldade. Mas, para quem precisou fazer isso agora, por fórceps, tenha a certeza que será positivo.

Afinal, você terá que enxergar seu negócio por outro prisma, melhorar processos e fluxos que, muitas vezes, você não teria o tempo de parar e analisar, entre outros.

Então, pode ser que o Coronavírus tenha sido produtivo para você parar, analisar, pensar no seu produto e serviço, ver em quais canais está e poderia estar e muito mais.

Pesquise e descubra maneiras de como você pode superar esse momento sem impactar tanto seu negócio. Quem sabe você achará um caminho que até aumentará suas vendas agora e também no futuro.

Implemente a transformação digital e esqueça esse papo de que você precisa entender muito de ferramentas e de tecnologia. Você necessita mesmo é conhecer a sua empresa e o que seu público busca.

Use o que você tem e faça diferente com os canais que hoje você já atende. WhatsApp, site, blog, entre outros meios que você já sabe usar e conhece? Comece por eles.

Faça e não se deixe intimidar!

Você pode conferir mais conteúdos em www.gutembergfernandes.com

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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