Conheça as razões para investir em newsletter e landing pages

Conheça as razões para investir em newsletter e landing pages

Uma boa newsletter com uma landing page eficaz pode ser a união perfeita para aumentar o sucesso das suas campanhas de marketing digital. A combinação entre um conteúdo bem desenvolvido e uma página criada para converter é capaz de gerar excelentes resultados.

Pensando nisso, vamos explicar, neste artigo, o que são newsletter e landing pages, como elas trabalham juntas e por que investir nelas pode ser uma ótima estratégia para sua empresa. Acompanhe!

O que é newsletter?

É um boletim enviado por e-mail para os clientes ou potenciais clientes de uma empresa. Por ter cunho informativo, tem uma periodicidade determinada, com um conteúdo que não necessariamente precisa oferecer um produto ou serviço. Ela é desenvolvida com formato semelhante ao de jornais e revistas, por isso, tem linha editorial e identidade visual.

Nas estratégias de marketing digital, é enviada por canais eletrônicos, como e-mail. Apesar de usar o mesmo canal que o e-mail marketing, a newsletter não tem como foco principal a oferta de serviços ou produtos, mas de conteúdo sobre a empresa ou assuntos que possam interessar aos assinantes.

A oferta de conteúdo tem se mostrado cada vez mais eficiente em agregar valor e credibilidade às marcas. Por isso, a newsletter é uma poderosa arma na hora de desenvolver um relacionamento com clientes e prospects de forma mais íntima e direta. Além, claro, de ser excelente em converter leads.

O que é landing page?

Em tradução literal, landing page significa “página de aterrissagem”. Porém, uma melhor definição para a função dela no marketing digital é a de “página de conversão” — sendo especialmente desenvolvida para essa finalidade. Todos os elementos presentes nela são voltados para induzir o visitante a tomar uma ação que o leve ao próximo estágio no funil de vendas.

Para conseguir que o consumidor tome essa ação, é feita uma oferta: pode ser um desconto especial, um conteúdo rico, orçamento gratuito etc. Essas páginas possuem menos informações que a homepage de um site, justamente para que o usuário tome aquela ação esperada por você.

Uma landing page geralmente é composta por:

Claro, esses elementos podem variar conforme sua necessidade. Mas é justamente isso que a torna mais efetiva. Enquanto a página principal do seu site tem mais uma dúzia de outros links, imagens etc. dispersando a atenção do visitante, uma landing page é direta, diminuindo as chances de que ele se distraia.

Por conseguir que o visitante tome a ação proposta com mais facilidade, as landing pages são fundamentais para melhorar os resultados de qualquer estratégia de marketing digital.

Por que investir em newsletter e landing pages?

Agora que você já sabe como funcionam a newsletter e as landing pages, já consegue imagina como elas podem ser benéficas para o seu negócio, certo? Pois, afinal, quando você envia uma newsletter bem elaborada, com conteúdo interessante que direcione seu leitor para uma landing page, suas chances de que ele tome aquela ação são enormes.

Para convencê-lo de vez a usar essas estratégias, veja abaixo algumas razões para investir nesses elementos.

Melhoria nas relações com os clientes

Como a gente já disse lá em cima, a comunicação por newsletter é uma das melhores formas de estreitar o relacionamento com os clientes e possíveis clientes da sua empresa. Por ser um canal de publicidade permissivo, o consumidor que a recebe está mais receptivo ao conteúdo e, consequentemente, a interagir com ele.

E, ao desenvolver conteúdos atrativos, você demonstra que também tem interesse em cultivar esse relacionamento. Mas onde entram as landing pages nisso? Tanto no começo desse processo quanto no fim. Afinal, é geralmente pelas ofertas de uma landing page que as empresas captam e-mails para suas listas de contato.

E é com links para landing pages no corpo de uma newsletter que elas conseguem informações relevantes sobre aquele leitor, a posição dele no funil de vendas e por qual tipo de conteúdo ele se interessa, tornando essa comunicação ainda mais pessoal.

Aumento do número de leads

Uma newsletter tem o poder de educar os leitores quanto a sua marca, estreitando o relacionamento e, consequentemente, os transformando em leads qualificados. Afinal, será sua empresa a escolha mais provável quando ele estiver pronto para fechar uma venda.

Já uma landing page tem o potencial de aumentar esses números pela sua função de conversão. Quando um visitante fornece dados de contato à sua empresa, em troca de alguma oferta, ele demonstra que tem interesse por ela, ou seja, ele é um lead. O próximo passo é desenvolver estratégias para qualificá-lo e convertê-lo em cliente.

Aumento da taxa de conversão

Assim como servem para gerar leads, as landing pages servem para convertê-los em clientes. O que muda é apenas o conteúdo. Se em uma você oferece conteúdo para qualificar um lead, na outra, você disponibiliza um desconto especial, orçamento grátis etc.

O mesmo serve para a newsletter: quanto mais você cultivar o relacionamento com conteúdos interessantes, maior será a credibilidade da sua marca com aquele leitor. Assim, quando ele finalmente estiver disposto a tomar uma ação de compra, ele escolherá a sua empresa.

Facilidade na análise dos resultados

Esse é sempre o principal benefício de qualquer estratégia de marketing digital. Por serem veiculadas no ambiente digital, suas ações de e-mail marketing e landing pages geram dados precisos, facilitando, assim, a análise dos resultados obtidos por ela.

São essas métricas que mostrarão se sua estratégia está dando certo ou não e o que deve ser corrigido para que ela consiga ter uma eficiência maior. Escolha quais KPIs avaliar, conforme o objetivo da sua ação, e fique sempre de olho nos dados.

Redução de custos

Ambas as estratégias podem, e devem, ser aplicadas por empresas de qualquer tamanho. Elas são estratégias com custo relativamente baixo. Além disso, por serem eficientes na conversão, aumentam o retorno sobre investimento (ROI) da sua empresa.

Agora, que tal começar a usá-las para otimizar os resultados do seu negócio? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para desenvolver estratégias de newsletter e landing pages eficientes para sua empresa!

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

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