Como Vender Mais e Melhor com a automação de sua estratégia de marketing digital

Como Vender Mais e Melhor com a automação de sua estratégia de marketing digital

Uma das grandes dores da muitas empresas é exatamente saber como vender mais. Em tempos de crise, essa questão ficou ainda mais latente e tem causado uma busca de conhecimento e informações sobre o tema por parte das empresas que a muito não se via.

Antes de entrarmos mais fundo a respeito de como vender mais e melhor com a automação de seu marketing digital, é importante conceituarmos uma coisa:

O que é automação de marketing digital?

Basicamente, automação de marketing digital pode se resumir como a possibilidade de aumentar suas vendas sem aumentar o número de vendedores. Mas como assim?

Sim, exatamente isso.

Tecnicamente falando, trata-se da união de ferramentas, integradas entre si , cuja a ideia principal é a captação de pessoas interessadas em seu produto ou serviço, para construção de um relacionamento e oferecimento do produto (Venda). Desta forma, sua empresas conseguirá acompanhar dentro de cada etapa como andam os indicadores.

Implementar a automação de marketing digital gera muitos benefícios, destacamos:

  • Construção de uma audiência qualificada – sua empresa estará sempre lidando com pessoas interessadas em adquirir seu produto ou serviço. Desta forma as chances de gerar novos negócios é maior.
  • Otimização de tempo – Com as ferramentas integradas sua empresa apenas administrará os indicadores, ajustando as incorreções e potencializando o que está dando certo.

Ok, mas como vender mais e melhor através de uma automação da estratégia de marketing digital ?

Falaremos aqui de quatro etapas:

Tráfego

 

 

 1- Tráfego Qualificado

4-dicas-para-gerar-trafego

Atualmente a maioria dos projetos de marketing digital são formulados na estrutura ilustrada na figura acima. Costumo sempre falar que você deve focar e MUITO na etapa mais importante delas : O TRÁFEGO.

Um site que não tem tráfego não entrega resultados. Você pode ter a melhor automação, o site mais bonito, mas se ele não tiver TRÁFEGO, nada feito!

 

Mas aqui vale dizer uma coisa que muitas empresas não se atentam ou não dão a devida importância: não estamos falando de qualquer tráfego mas sim de tráfego qualificado!

 

Então cabem as seguintes perguntas: Você conhece seu público alvo? Sabe dizer onde ele está navegando?

Já falamos muito sobre esse assunto aqui no Blog. Veja aqui alguns artigos que poderão te ajudar nesta etapa.

2 – Conversão

conversão

Ao gerar tráfego para o seu site ou conteúdo na internet, você deverá se atentar para os pontos de conversão, ou seja, você deverá direcionar seu visitante para páginas de captura com chamadas para ação claras e objetivas. E aqui entra um ponto importante da automação: A integração dessa página com uma ferramenta de e-mail marketing.

Agora pense na situação seguinte:

1 – Você cria sua página de captura

2 – Cria sua recompensa digital

3 – Integra essa Página com uma ferramenta de e-mail marketing e pronto!

Todo processo de cadastro em sua lista e entrega da recompensa será automatizado e você poderá manter seu foco na taxa de conversão desta página e procurar meios de melhorá-la.

Aplicando a automação você ainda pode fazer seu LEAD assinar todos os seus meios de relacionamento. Por exemplo, ao baixar sua recompensa o Lead é direcionado para uma página de agradecimento, onde você pode através de um vídeo solicitar que ele curta sua FanPage, ou assine seu canal no YouTbe, deixando links bem visíveis para que isto aconteça.

Esta ação pode ser primordial para a próxima etapa

3 – Relacionamento

relacionamento

Quando o visitante já virou um LEAD, é muito importante você manter um relacionamento com ele. Justamente para que não ocorra o “esfriamento” do LEAD. Lembre-se, você precisa conduzi-lo através de seu funil de vendas. Aqui é um outro ponto importante da automação que pode te ajudar e muito. É o que chamamos de automação do relacionamento. Como fazer?

  • Criar uma sequência automática de e-mails – A maioria das ferramentas de e-mail marketing possuem esta opção. Assim você faz o trabalho uma vez só, escrevendo uma sequência lógica de e-mails e programando os disparo por exemplo a cada 7 dias. Assim seu LEAD receberá um e-mail por semana e se manterá atualizado sobre suas ações na internet. Isto aumenta demais o engajamento do seu LEAD com sua marca o deixando cada vez mais preparado para comprar de você
  • Automatização de canais – Pense na seguinte situação: Eu vou postar um artigo no meu blog e ele automaticamente é publicado também na minha FanPage, no meu Twitter ou Linkedin. Ou ainda, eu vou subir um vídeo no YouTube e ele automaticamente é compartilhado nas minhas redes sociais e um post no meu blog é gerado. Pensou? Pois é, existe uma ferramenta que faz isso e o melhor de tudo, é GRATUITA. Trata-se da IFTTT. Vale a pena dar uma conferida. Ela pode eliminar muito de seu retrabalho.

 

4- Vendas

vendas

Quando falei no início do artigo que a automação de marketing digital pode se resumir como a possibilidade de aumentar suas vendas sem aumentar o número de vendedores, era aqui que eu queria chegar. Imagine as etapas anteriores automatizadas. Agora pense em sua sequência de emails. Você escreve sua sequência e vai intercalando emails de conteúdos com um e-mail de venda. Obviamente que, para não cansar sua lista, a proporção de emails de conteúdo será muito maior. E isso será muito importante pois o LEAD vai te conhecendo, te observando como autoridade em seu nicho e depois de alguns emails, ele estará pronto para comprar de você.

A automação de marketing digital é extremamente importante. Sabendo utilizar as ferramentas de forma certa, integradas e otimizadas, você aumentará muito sua produtividade, diminuirá seu retrabalho e consequentemente, VENDERÁ MAIS E MELHOR para quem já está engajado com sua empresa.

Gostou do artigo? Deixe seus comentários

 

Gutemberg Fernandes

CEO Founder da Conexão Marketing, 12 Anos de experiência em Estratégias Digitais, co-autor do método Growth CNX, apaixonado por métricas e geração de resultados. Líder do time de prospecção inbound.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta